terça-feira, 17 de julho de 2018

HEBREUS: A GLÓRIA DE CRISTO


“Leia as passagens e os comentários. Fique a vontade para algum questionamento”
Paulo David
Capítulo 1, 2, 3 e 4
TEMA CENTRAL: JESUS É O PRÓPRIO DEUS, MANIFESTO EM SEU FILHO!

PRIMEIRA PARTE:
1.1-JESUS É SUPERIOR AOS PROFETAS, POIS ELE É A PALAVRA DE DEUS!
Hebreus 1: 1 “HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,”
João 1: 1 NO princípio era o Verbo ( A PALAVRA), e o Verbo (A PALAVRA) estava com Deus, e o Verbo ( A PALAVRA) era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus.
João 5:39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”
A carta aos hebreus começa com uma importante REVELAÇÃO, Deus que nos falou no Velho Testamento, aos pais, pelos profetas, nos fala HOJE, por intermédio de Jesus. JESUS é a verdadeira palavra de Deus. Os Escribas e Fariseus tinham para eles que as Escrituras continham a vida eterna, que elas eram a Palavra de Deus, mas Jesus em João 5:39 afirmam que as Escrituras apenas apontava para Ele, elas testificavam dele, pois ele sim, era a verdadeira Palavra de Deus. Conhecer a Palavra de Deus é conhecer a Deus que está em Jesus Cristo, nisso esta a vida eterna, João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Jesus é a chave hermenêutica das Sagradas Escrituras. Não adianta ter as Escrituras e não ter a Palavra. A igreja primitiva não tinha as Escrituras como nós a temos, eles tinham algumas partes do Antigo Testamento, e gradativamente foram recebendo a Palavra, por intermédio dos Apóstolos, através de cartas, dos evangelhos e finalmente do livro do Apocalipse, num entanto, eles recebiam dos apóstolos a Verdadeira Palavra, Atos 2:42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”
II Coríntios 2:17 “Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.”
Colossenses 4:3 “Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;”
Nessa ultima citação, o apóstolo Paulo relaciona A PALAVRA ao mistério de Cristo, e é justamente sobre isso que a Carta aos hebreus foi escrita, para nos revelar O MISTÉRIO DE CRISTO!
I Timóteo 3:16 “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.”

PARTE 2 :
A SUPERIORIDADE DA PESSOA DE CRISTO
2.1-JESUS É A EXPRESSA IMAGEM DA PESSOA DE DEUS!
Hebreus 1: 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder...

João 1
1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Colossenses 1: 15 a 17
15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

2.2-JESUS FOI GERADO, E NÃO CRIADO, PELO PRÓPRIO DEUS E PAI.
Hebreus 1: 4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? 6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. 10 E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. 11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão. 13 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? 14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

A palavra grega para gerar nessa passagem é Gegenneka, Te (gerei-te) vem do verbo gennaw, que quer dizer, gerar. A forma grega, indicativo perfeito ativo, é encontrada 3 vezes no N.T. : Em Atos 13:33, Heb.1:5 e em Heb. 5:4-5, explicitamente é aplicado à Jesus.
Estas 3 passagens usam a expressão “Tu és Meu Filho, hoje Te gerei” emprestada de Sal. 2:7 (Veja na referência bíblica no rodapé), que é o texto original de onde as 3 passagens tiram a expressão.
Para entendermos como se deu a geração do FILHO DE DEUS, na fundação do mundo, para que por meio dele, e para ele, todas as coisas fossem criadas, precisamos compreender um pouco mais sobre a natureza do próprio Deus. Deus, como afirmou Karl Barth, grande teólogo do século passado, é em sua forma e essência divina “O TOTALMENTE OUTRO”, GLORIOSO, INFINITO e ETERNO, Deus é o grande “EU SOU”, e portanto, incompatível com aquilo que é existencial e criatura, material e temporal. Assim, para criar e sustentar todas as coisas, foi preciso que Deus primeiramente saísse de Deus, e assumisse uma dimensão que lhe permitisse criar sem destruir o que fora criado, tornando-se EMANENTE à sua própria criação. Deus em seu filho torna-se O ESPÍRITO DE DEUS.
Gênesis 1: 1 NO princípio criou Deus os céus e a terra.2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
“Tu és meu Filho, Hoje te gerei”. A geração do Filho de Deus, deu-se exatamente no início do tempo, sendo essa de fato, o início do tempo, daí esse Filho gerado ser chamado em Colossenses de “Primogênito de toda a criação” e em Apocalipse 3:14 de “ O princípio da criação de Deus”.
Esse Filho é identificado no Velho Testamento como o próprio Deus pois, ao contrário de nós seres humanos que nascemos de um pai e de uma mãe, trazendo características de ambos, e sendo assim uma pessoa totalmente distinta deles, o Filho de Deus foi gerado pelo próprio Deus, sendo a exata imagem de sua própria pessoa. É por isso que a chamada “DOUTRINA DA TRINDADE” torna-se uma concepção substancialmente errônea sobre a pessoa de Deus, pois concebe um Deus ainda que único em essência, formado por três pessoas igualmente eternas, mas totalmente distintas, o que faria deste de fato, três deuses, e não um só. Além do mais é muito contraditória a ideia de um FILHO ETERNO, pois se o filho fosse eterno, não poderia ser filho de forma alguma. Por outro lado, no UNICISMO CLÃSSICO, erra-se não se fazendo distinção, de nenhuma forma real, das pessoas do Pai e do Filho, acabando com isso, pela negação, tanto de uma verdadeira geração, como de uma verdadeira encarnação do filho de Deus. Mas então como entender o Filho de Deus?
PARTE 3:
AS ESCRITURAS FALAM DE DOIS “NASCIMENTOS” DO FILHO DE DEUS:
NO PRINCÍPIO, NO INICIO DO TEMPO,
E NA ENCARNAÇÃO, NA PLENITUDE DOS TEMPOS.
3.1-NO PRINCÍPIO:
“ELE ESTAVA NO PRINCÍPIO COM DEUS”
Colossenses 1:15 “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; “
João 1: 1 NO princípio era o Verbo ( A PALAVRA), e o Verbo (A PALAVRA) estava com Deus, e o Verbo ( A PALAVRA) era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus.
João 3: 16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

3.2-NA ENCARNAÇÃO:
“E O VERBO SE FEZ CARNE”
João 1: 14 “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Gálatas 4:4 “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,”
Lucas 1:35 “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
Mateus 1:23 “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.”
Hebreus 1: 5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? 6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
Já procuramos explicar porque o Filho de Deus foi gerado no princípio, mas precisamos também entender do porquê de sua ENCARNAÇÃO.

PARTE 4:
O PROPÓSITO ETERNO DO NASCIMENTO DO FILHO DE DEUS, DA ENCARNAÇÃO E DA MORTE DE JESUS NA CRUZ...
4.1-A CRUZ ANTES DA CRUZ:
O CORDEIRO FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO

Romanos 16: 25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, 26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
Hebreus 2:1 PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. 2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, 3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4 Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? 5 Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. 6 Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? 7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; 8 Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas. 9 Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. 10 Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. 11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, 12 Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. 13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. 14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. 17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Apocalipse 13:8 “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”
As Escrituras afirmam que o Cordeiro de Deus, que é o Filho de Deus, foi morto desde a fundação do mundo, dando a entender que a morte do Cordeiro de Deus está relacionada ao nascimento do Filho de Deus. Houve um sacrifício no início da criação. Houve uma cruz antes da cruz. Deus, para criar todas as coisas, precisou sair de si mesmo, este foi o nascimento do Filho na eternidade. Da mesma forma, para se tornar conhecido por todas as suas criaturas, e tornar conhecido o seu eterno propósito, foi necessário que o Filho de Deus, esvaziasse ainda mais de sua glória, dessa vez, totalmente e definitivamente de sua condição divina, tornando-se um homem. Também era preciso que o pecado do primeiro Adão fosse pago por um homem, a semelhança do primeiro Adão, mas sem pecado.

Filipenses 2: 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.
I Coríntios 15: 45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. 47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu.
Somente um homem sem pecado poderia se oferecer em resgate de todos os homens, pois encontramos em todo o Velho Testamento e em Hebreus 9:22
“E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.’ Como Deus Jesus não poderia derramar sua vida em nosso lugar.

Romanos 5: 12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. 13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. 14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. 15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. 16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
4.2-NA CRUZ, DEUS COMO HOMEM, VENCEU O DIABO!
João 12: 31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. 32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. 33 E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.
Hebreus 2: 14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. 17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
Apocalipse 12: 7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; 8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
PARTE 5
JESUS É SUPERIOR A MOISÉS
5.1-A CASA DE DEUS, QUE SOMOS NÓS, PERTECE À JESUS!
Hebreus 3:1 POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, 2 Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. 3 Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. 4 Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. 5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; 6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Enquanto que Moisés foi um servo fiel na casa de Deus, Jesus é o próprio Senhor desta casa, e esta casa som os nós.

5.2 UM CORAÇÃO MAU E INFIEL E O PROBLEMA DA INCREDULIDADE
Essa passagem é a chave para entendermos sobre a fé e a perseverança dos eleitos de Deus, que é tratado no início do capítulo 6 de Hebreus. Voltaremos a esta passagem quando estudarmos o capítulo 5, 6 e 7.
Hebreus 3: 7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, 8 Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. 9 Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. 10 Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. 11 Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. 12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. 15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. 16 Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.17 Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 18 E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? 19 E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.
PARTE 6

6.1-JESUS É O INÍCIO E O FIM DO PROPÓSITO DE DEUS,
ELE É O NOSSO DESCANSO, ELE É O SÁBADO DE DEUS!
Jesus não só é o princípio de tudo o que foi criado, mas também é a finalidade de toda a criação. Ele é o Logos, a razão de todas as coisas...nos céus e na terra.

Efésios 1: 10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
Mateus 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
Hebreus 4 : 1 TEMAMOS, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. 2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. 3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. 4 Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. 5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. 6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, Hebreus 4: 7 Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. 8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. 9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. 10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. 11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário