Pr. Paulo David
Apocalipse 2: 18 a 27
18 E ao anjo da igreja de Tiatira
escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os
pés semelhantes ao latão reluzente:
19 Eu conheço as tuas obras, e o teu
amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas
obras são mais do que as primeiras.
20 Mas tenho contra ti que toleras
Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para
que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se
arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre
os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das
suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e
todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei
a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós, e aos
restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não
conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não
porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que
eu venha.
26 E ao que vencer, e guardar até ao
fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 E com vara de ferro as regerá; e
serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às igrejas.
Vamos recapitular o que estudamos até
aqui?
Primeiramente vimos que a igreja de
Éfeso era a igreja dos tempos apostólicos e que a grande ameaça daqueles dias
era a perda do primeiro amor o que acontecendo, acabou por favorecer a ascensão
do poder humano na igreja (Hierarquização: Pastores, Bispos, Apóstolos,
Patriarcas, Vice Deus...). Isso sem dúvida culminou na separação entre o CLERO
e os LEIGOS e na supremacia do bispo de Roma sobre os demais, fazendo surgir o
papado.
No tempo de Esmirna veio a grande
perseguição, primeiramente dos judeus e depois do próprio império romano. A
igreja deste tempo foi a igreja dos mártires e o sangue derramada, a semente do
reino de Deus.
Pérgamo foi a igreja que viu a
decadência do grande império romano, a ascensão de Constantino e o concílio de
Nicéia, e com este, o inicio da união da igreja com o estado e da Palavra de
Deus com crenças politeístas e idólatras.
Assim chegamos a Tiatira, a igreja que
viveu no tempo em que uma falsa igreja reinou sobre os antigos limites do
Império romano, que naquele momento, encontrava-se incorporado àquela igreja.
Veja como o Senhor se dirige ao anjo
da igreja de Tiatira:
Apocalipse 2:18 “E ao anjo da igreja
de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de
fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:” Aqui o Senhor se apresenta como
o Filho de Deus, aquele que saiu do Pai, por isso ele é o Filho de Deus. Não um
outro ser ou pessoa Divina, eternamente distinto do Pai, caso fosse assim, nem
poderia ser chamado de Filho de Deus.
Hebreus 1:5 “5 Porque, a qual dos
anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei
por Pai, E ele me será por Filho? “
Ele é Filho porque saiu do Pai e
tornou-se homem, e como homem sim, uma pessoa distinta de Deus o Pai, pois
estava em carne, tornara-se um homem. Mas antes da encarnação, estava no Pai,
sendo a expressão deste. Não era uma pessoa distinta do Pai, muito menos uma
criatura do Pai, mas a própria manifestação de Deus à sua criação, o Deus que
pode ser contemplado e adorado, pois nele e por meio dele tudo foi criado, Ele
é chamado pelas escrituras de a Sabedoria de Deus, o Verbo de Deus, o Anjo do Senhor, Maravilhoso,
Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da Paz. Foi ele que João
viu sentado no Trono:
Apocalipse 4:1 a 11
1 DEPOIS destas coisas, olhei, e eis
que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta,
ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois
destas devem acontecer.
2 E logo fui arrebatado no Espírito, e
eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
3 E o que estava assentado era, na
aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao
redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
4 E ao redor do trono havia vinte e
quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos
de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
5 E do trono saíam relâmpagos, e
trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são
os sete espíritos de Deus.
6 E havia diante do trono como que um
mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono,
quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
7 E o primeiro animal era semelhante a
um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal
o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
8 E os quatro animais tinham, cada um
de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não
descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor
Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
9 E, quando os animais davam glória, e
honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive
para todo o sempre,
10 Os vinte e quatro anciãos
prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que
vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor, de receber
glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade
são e foram criadas.
Repare no mar de vidro, semelhante ao
cristal, entre o trono e os quatro animais cheios de olhos, por diante e por
detrás. Ele serve como espelho. Estes seres estão atentos e contemplam ao que
está assentado no trono. Eles têm olhos, muitos olhos para ver àquele que está
assentado no trono e que João não o descreve além do que está dito no verso 3:
“E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e
sardônica”.
Ao contemplar, dia e noite, aquele que
está assentado no trono eles acabam refletindo em seus rostos à imagem daquele
que está assentado no trono.
Apocalipse 4:7 a 8
7 E o primeiro animal era semelhante a
um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal
o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
8 E os quatro animais tinham, cada um
de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não
descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor
Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
Um tem rosto de leão, outro de bezerro,
outro de homem e o outro de uma águia voando. Isso nos remete aos quatro
evangelhos do Novo Testamento, escritos para nos revelar a pessoa de Jesus. Um
único evangelho não seria suficiente para nos apresentar Jesus. O de Mateus apresenta
Jesus como o rei da glória, o Leão da tribo de Judá, sua genealogia é uma
genealogia real, dentro da linhagem do rei Davi, ele é o filho de Davi. Marcos
nos apresenta Jesus como o servo humilde, aquele que tem o jugo suave,
representado pelo bezerro, nem genealogia ele traz, pois servo não tem
genealogia. Lucas nos mostra Jesus como o filho do homem, sua genealogia
termina em Adão. A encarnação tornou Jesus verdadeiramente homem. Finalmente no evangelho de João, Jesus se
revela como o único e verdadeiro Deus> Este evangelho começa com a seguinte
genealogia: João 1:1”NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o
Verbo era Deus.” E João 1:14 “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e
vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de
verdade.”
Vemos assim, refletido nos rostos dos
quatro seres viventes, o rosto daquele que está assentado no trono.
O Senhor é também aquele que tem “seus
olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:” Ele tudo vê
e julga com justiça, pois conhece as intenções e propósito dos corações (Olhos
como chama de fogo), o latão reluzente representa o juízo sobre o engano e
pecado.
Apocalipse 2:19 “Eu conheço as tuas
obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as
tuas últimas obras são mais do que as primeiras.” É provável que o Senhor
esteja se referindo as lutas e dificuldades que verdadeiros cristãos
enfrentaram no tempo da apostasia medieval. Sabemos, pela história, que a
igreja romana perseguiu, torturou e matou muitos daqueles que se recusavam a
aceitar seus dogmas e práticas, através dos tribunais da inquisição, acusou,
condenou e executou muitos pela espada, fogueira e afogamento. Mais uma vez os
filhos de Abel estavam sendo perseguidos e mortos pelos filhos de Caim, e como
foi com o nosso Senhor nas mãos dos Fariseus e religiosos de sua época, agora
seus discípulos estavam sendo perseguidos por aquela que se dizia a igreja do
Senhor.
Tiatira é a igreja não institucional, que
vive muitas vezes, dentro da igreja romana. É a Igreja de Deus dentro da igreja
do homem. É verdade que neste tempo, ainda poderíamos encontrar Esmirna em
alguns poucos lugares. Povos como os Cátaros, Bogomilos, Albigenses, Valdenses
e muitos outros, que por se recusarem a fazer parte da igreja romana, sofreram
violenta perseguição por parte desta igreja. Estes podem ter sido exemplos da
sobrevivência da igreja de Esmirna durante a idade Média.
Assim, neste tempo, havia a igreja
fora da igreja romana, que nunca aceitou a romanização da fé, quanto cristãos
sinceros, que haviam sido convertidos dentro da igreja católica e que, por
algum motivo, continuavam dentro dela, daí a admoestação do Senhor em
Apocalipse 2:20 a 23,
20 Mas tenho contra ti que toleras
Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para
que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se
arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre
os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das
suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e
todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E
darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
A partir do concílio de Nicéia, com a
introdução de uma doutrina sobre Deus, estranha ao ensino apostólico, muitos
outros concílios foram sendo realizado, misturando o ensino das escrituras com
a filosofia grega e crenças pagãs. O maior exemplo disso foi o culto a Ísis,
deusa-mãe do Egito, que correspondia a deusa Diana dos gregos e romanos,
introduzido na igreja romana, relacionando-a à figura de Maria, mãe de Jesus. Muitos dos títulos que eram usados
para Ísis, como “Rainha dos céus” e “Mãe de Deus” foram associados à Maria. Era
uma forma de atrair os adoradores de divindades femininas, assim como hoje
fazem os neo pentecostais, introduzindo
fetichismos e práticas de cultos afro-brasileiros para atrair os seguidores
destes cultos.
Ainda hoje muitos cristãos sinceros dentro da
igreja católica ainda insistem em tolerar toda a idolatria, dividindo sua
devoção entre Jesus e Maria, ignorando propositadamente o que as escrituras
afirmam veementemente: “Ao
Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 4:10 b.
“E dei-lhe tempo para que se
arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.”
Durante toda a história, Deus nunca
deixou de levantar, dentro da igreja romana, homens que denunciaram seus
desvios e apontavam o caminho de volta ao evangelho, mas a reação da igreja de
Roma sempre foi a de perseguir e fazer calar estes profetas.
Apocalipse 2: 22 a 23
22 Eis que a porei numa cama, e sobre
os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das
suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e
todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E
darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Sem sombra de dúvida essa profecia se
cumpriu com a Reforma Protestante e as Guerras de Religião que, por mais de cem
anos, varreram a Europa e quebraram a hegemonia romana no mundo.
Apocalipse 2:24 a 29
24 Mas eu vos digo a vós, e aos
restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não
conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não
porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que
eu venha.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às igrejas.
Naquele tempo, e ainda hoje, eu creio,
existe um restante dentro da igreja de Tiatira, que não têm “esta doutrina, e
não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás”. Eu sei que há católicos
convertidos, que não prestam culto aos “Santos”, e que adoram somente ao Senhor
Jesus. Estes têm por Maria apenas respeito e admiração. Vivem uma vida piedosa
e procuram a vontade de Deus para as suas vidas. Chegará o tempo em que estes,
e todos que se encontram em meio a confusão religiosa de Babilônia, ouvirão a
voz do Senhor, “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para
que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas
pragas.” Apocalipse 18:4.
Apocalipse 2: 26 a 28
26 E ao que vencer, e guardar até ao
fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 E com vara de ferro as regerá; e
serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Essa promessa aos vencedores é
bastante relevante, pois o Senhor fala em “guardar até o fim as minhas obras”. A razão disso é que a igreja católica prega e
ensina a salvação pelas obras, o que inclui desde os sacramentos até a guarda dos
mandamentos da igreja. Essa questão das obras foi um dos principais pontos que
levou à reforma protestante que sustentou o ensino apostólico da salvação pela
graça por meio da fé.
Efésios 2:8 e 9
8 Porque pela graça sois salvos, por
meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém
se glorie;
Por isso o Senhor diz: “as minhas
obras” e não simplesmente obras, sendo as primeiras, fruto da operação da graça
de Deus na vida do Cristão, Deus realizando suas obras no cristão e através do
cristão. A segunda não passa de um esforço religioso de alcançar o favor
divino. A salvação é obra de Deus e não do homem. A também a promessa de
autoridade para reger as nações com vara de ferro e isso nos leva de volta à
questão do reino. Durante a idade média a igreja católica concebeu a ideia de
que o reino de Deus era terreno e exerceu poder político sobre reis e povos.
Sabemos que Jesus ensinou que o Reino de Deus não viria com aparência exterior,
sendo um reino espiritual, assim o reinar com Cristo é o vencer o mundo.
Lucas 17:20 “E, interrogado pelos
fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O
reino de Deus não vem com aparência exterior.”
I João 5:4 “Porque todo o que é
nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa
fé.”
Apocalipse 20: 4 “E vi tronos; e
assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas
daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus,
e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas
testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.”
E por fim a promessa mais maravilhosa
de todas as promessas: Ele nos dará a Estrela da manhã.
Apocalipse 22:16 “Eu, Jesus, enviei o
meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a
geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.”
Jesus é a Estrela da manhã. Ele é como
o Sol ao amanhecer, que faz desaparecer diante de nossos olhos todas as demais
estrelas. É assim quando o conhecemos verdadeiramente, não há mais lugar de
adoração em nosso coração para nenhum outro ser. Se as estrelas ainda chamam a
nossa atenção é por que o Sol ainda não nasceu para nós.