quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tiatira



 
Pr. Paulo David

Apocalipse 2: 18 a 27
18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Vamos recapitular o que estudamos até aqui?
Primeiramente vimos que a igreja de Éfeso era a igreja dos tempos apostólicos e que a grande ameaça daqueles dias era a perda do primeiro amor o que acontecendo, acabou por favorecer a ascensão do poder humano na igreja (Hierarquização: Pastores, Bispos, Apóstolos, Patriarcas, Vice Deus...). Isso sem dúvida culminou na separação entre o CLERO e os LEIGOS e na supremacia do bispo de Roma sobre os demais, fazendo surgir o papado.
No tempo de Esmirna veio a grande perseguição, primeiramente dos judeus e depois do próprio império romano. A igreja deste tempo foi a igreja dos mártires e o sangue derramada, a semente do reino de Deus.
Pérgamo foi a igreja que viu a decadência do grande império romano, a ascensão de Constantino e o concílio de Nicéia, e com este, o inicio da união da igreja com o estado e da Palavra de Deus com crenças politeístas e idólatras.
Assim chegamos a Tiatira, a igreja que viveu no tempo em que uma falsa igreja reinou sobre os antigos limites do Império romano, que naquele momento, encontrava-se incorporado àquela igreja.
Veja como o Senhor se dirige ao anjo da igreja de Tiatira:
Apocalipse 2:18 “E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:” Aqui o Senhor se apresenta como o Filho de Deus, aquele que saiu do Pai, por isso ele é o Filho de Deus. Não um outro ser ou pessoa Divina, eternamente distinto do Pai, caso fosse assim, nem poderia ser chamado de Filho de Deus.
Hebreus 1:5 “5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? “
Ele é Filho porque saiu do Pai e tornou-se homem, e como homem sim, uma pessoa distinta de Deus o Pai, pois estava em carne, tornara-se um homem. Mas antes da encarnação, estava no Pai, sendo a expressão deste. Não era uma pessoa distinta do Pai, muito menos uma criatura do Pai, mas a própria manifestação de Deus à sua criação, o Deus que pode ser contemplado e adorado, pois nele e por meio dele tudo foi criado, Ele é chamado pelas escrituras de a Sabedoria de Deus, o  Verbo de Deus, o Anjo do Senhor, Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da Paz. Foi ele que João viu sentado no Trono:
Apocalipse 4:1 a 11
1 DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
2 E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
3 E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
4 E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.
6 E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
8 E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
9 E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
10 Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Repare no mar de vidro, semelhante ao cristal, entre o trono e os quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. Ele serve como espelho. Estes seres estão atentos e contemplam ao que está assentado no trono. Eles têm olhos, muitos olhos para ver àquele que está assentado no trono e que João não o descreve além do que está dito no verso 3: “E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica”.
Ao contemplar, dia e noite, aquele que está assentado no trono eles acabam refletindo em seus rostos à imagem daquele que está assentado no trono.
Apocalipse 4:7 a 8
7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
8 E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
Um tem rosto de leão, outro de bezerro, outro de homem e o outro de uma águia voando. Isso nos remete aos quatro evangelhos do Novo Testamento, escritos para nos revelar a pessoa de Jesus. Um único evangelho não seria suficiente para nos apresentar Jesus. O de Mateus apresenta Jesus como o rei da glória, o Leão da tribo de Judá, sua genealogia é uma genealogia real, dentro da linhagem do rei Davi, ele é o filho de Davi. Marcos nos apresenta Jesus como o servo humilde, aquele que tem o jugo suave, representado pelo bezerro, nem genealogia ele traz, pois servo não tem genealogia. Lucas nos mostra Jesus como o filho do homem, sua genealogia termina em Adão. A encarnação tornou Jesus verdadeiramente homem.  Finalmente no evangelho de João, Jesus se revela como o único e verdadeiro Deus> Este evangelho começa com a seguinte genealogia: João 1:1”NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” E João 1:14 “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
Vemos assim, refletido nos rostos dos quatro seres viventes, o rosto daquele que está assentado no trono.
O Senhor é também aquele que tem “seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:” Ele tudo vê e julga com justiça, pois conhece as intenções e propósito dos corações (Olhos como chama de fogo), o latão reluzente representa o juízo sobre o engano e pecado.
Apocalipse 2:19 “Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.” É provável que o Senhor esteja se referindo as lutas e dificuldades que verdadeiros cristãos enfrentaram no tempo da apostasia medieval. Sabemos, pela história, que a igreja romana perseguiu, torturou e matou muitos daqueles que se recusavam a aceitar seus dogmas e práticas, através dos tribunais da inquisição, acusou, condenou e executou muitos pela espada, fogueira e afogamento. Mais uma vez os filhos de Abel estavam sendo perseguidos e mortos pelos filhos de Caim, e como foi com o nosso Senhor nas mãos dos Fariseus e religiosos de sua época, agora seus discípulos estavam sendo perseguidos por aquela que se dizia a igreja do Senhor.
Tiatira é a igreja não institucional, que vive muitas vezes, dentro da igreja romana. É a Igreja de Deus dentro da igreja do homem. É verdade que neste tempo, ainda poderíamos encontrar Esmirna em alguns poucos lugares. Povos como os Cátaros, Bogomilos, Albigenses, Valdenses e muitos outros, que por se recusarem a fazer parte da igreja romana, sofreram violenta perseguição por parte desta igreja. Estes podem ter sido exemplos da sobrevivência da igreja de Esmirna durante a idade Média.
Assim, neste tempo, havia a igreja fora da igreja romana, que nunca aceitou a romanização da fé, quanto cristãos sinceros, que haviam sido convertidos dentro da igreja católica e que, por algum motivo, continuavam dentro dela, daí a admoestação do Senhor em Apocalipse 2:20 a 23,
20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
 A partir do concílio de Nicéia, com a introdução de uma doutrina sobre Deus, estranha ao ensino apostólico, muitos outros concílios foram sendo realizado, misturando o ensino das escrituras com a filosofia grega e crenças pagãs. O maior exemplo disso foi o culto a Ísis, deusa-mãe do Egito, que correspondia a deusa Diana dos gregos e romanos, introduzido na igreja romana, relacionando-a à figura de Maria, mãe de Jesus. Muitos dos títulos que eram usados para Ísis, como “Rainha dos céus” e “Mãe de Deus” foram associados à Maria. Era uma forma de atrair os adoradores de divindades femininas, assim como hoje fazem os neo  pentecostais, introduzindo fetichismos e práticas de cultos afro-brasileiros para atrair os seguidores destes cultos.
Ainda hoje muitos cristãos sinceros dentro da igreja católica ainda insistem em tolerar toda a idolatria, dividindo sua devoção entre Jesus e Maria, ignorando propositadamente o que as escrituras afirmam veementemente: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 4:10 b.
“E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.”
Durante toda a história, Deus nunca deixou de levantar, dentro da igreja romana, homens que denunciaram seus desvios e apontavam o caminho de volta ao evangelho, mas a reação da igreja de Roma sempre foi a de perseguir e fazer calar estes profetas.
Apocalipse 2: 22 a 23
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Sem sombra de dúvida essa profecia se cumpriu com a Reforma Protestante e as Guerras de Religião que, por mais de cem anos, varreram a Europa e quebraram a hegemonia romana no mundo.
Apocalipse 2:24 a 29
24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Naquele tempo, e ainda hoje, eu creio, existe um restante dentro da igreja de Tiatira, que não têm “esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás”. Eu sei que há católicos convertidos, que não prestam culto aos “Santos”, e que adoram somente ao Senhor Jesus. Estes têm por Maria apenas respeito e admiração. Vivem uma vida piedosa e procuram a vontade de Deus para as suas vidas. Chegará o tempo em que estes, e todos que se encontram em meio a confusão religiosa de Babilônia, ouvirão a voz do Senhor, “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” Apocalipse 18:4.
Apocalipse 2: 26 a 28
26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Essa promessa aos vencedores é bastante relevante, pois o Senhor fala em “guardar até o fim as minhas obras”.  A razão disso é que a igreja católica prega e ensina a salvação pelas obras, o que inclui desde os sacramentos até a guarda dos mandamentos da igreja. Essa questão das obras foi um dos principais pontos que levou à reforma protestante que sustentou o ensino apostólico da salvação pela graça por meio da fé.
Efésios 2:8 e 9
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Por isso o Senhor diz: “as minhas obras” e não simplesmente obras, sendo as primeiras, fruto da operação da graça de Deus na vida do Cristão, Deus realizando suas obras no cristão e através do cristão. A segunda não passa de um esforço religioso de alcançar o favor divino. A salvação é obra de Deus e não do homem. A também a promessa de autoridade para reger as nações com vara de ferro e isso nos leva de volta à questão do reino. Durante a idade média a igreja católica concebeu a ideia de que o reino de Deus era terreno e exerceu poder político sobre reis e povos. Sabemos que Jesus ensinou que o Reino de Deus não viria com aparência exterior, sendo um reino espiritual, assim o reinar com Cristo é o vencer o mundo.
Lucas 17:20 “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.”
I João 5:4 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
Apocalipse 20: 4 “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.”
E por fim a promessa mais maravilhosa de todas as promessas: Ele nos dará a Estrela da manhã.
Apocalipse 22:16 “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.”
Jesus é a Estrela da manhã. Ele é como o Sol ao amanhecer, que faz desaparecer diante de nossos olhos todas as demais estrelas. É assim quando o conhecemos verdadeiramente, não há mais lugar de adoração em nosso coração para nenhum outro ser. Se as estrelas ainda chamam a nossa atenção é por que o Sol ainda não nasceu para nós.