Pr. Paulo David
GÊNESIS:
O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS
João
5:39 “ Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e
são elas que de mim testificam; “
Antes
de tudo é preciso falar que Jesus é a
chave mestra para abrir as escrituras, pois Ele é a verdadeira Palavra de Deus.
A
bíblia não é A Palavra de Deus. Ela é a revelação da palavra de Deus que é o
Senhor Jesus.
Buscamos
nas Escrituras conhecer a Deus e ao Senhor Jesus, o Deus manifesto como homem.
João 17:3
“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único
Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
Em Gênesis encontramos chaves para abrirmos o restante das
escrituras.
Dividiremos a análise deste livro em quatro estudos:
Estudo 1:
A
Criação, O homem, O Pecado
Estudo 2:
Caim e Abel, Noé , A Torre de Babel
Estudo 3:
O
Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó
Estudo 4:
A
vida de José e a providência Divina
Leiamos
Gênesis 1:1-2:2
1- A CRIAÇÃO:
Genesis. 1:1 e Gen. 2: 4a
O
Gênesis não é um livro de ciências. Seu
objetivo não é nos mostrar com exatidão o processo criador e sim nos revelar
quem criou todas as coisas e com que propósito.
“No princípio” é tudo que é nos revelado
sobre quando Deus criou os céus e a terra, primeiro os céus e depois a terra, mas
em 2:4 é nos dito que Deus “fez” a terra primeiro e depois os céus.
Criar é trazer a existência o que não
existe. Fazer é produzir algo novo de alguma coisa que já existe.
Existe
um intervalo de tempo entre gen. 1:1 e Gen. 1:2. A terra pode ter ficado por um
longo período de tempo “sem forma e vazia”, quando Deus inicia o processo de
fazer da terra um planeta com vida.
Lembremos que o foco em Gênesis é QUEM e
POR QUÊ? E não QUANDO e COMO?
Há também nos primeiros capítulos uma espécie
de parábola que procura nos revelar princípios espirituais por traz das
narrações da criação.
As Palavras chaves do capítulo 1 são: Espírito,
Palavra, Luz e Vida.
Ao compararmos a narração de Gênesis 1
com João 1:1-4 e I João 1:1-7 entendemos como Deus trabalhou na criação e
trabalha em nós. Deus que é Espírito criou todas as coisas por intermédio da
sua Palavra que produz LUZ e VIDA.
2. O HOMEM:
Gen. 1: 26-31 e gen. 2: 18-25
“Façamos o homem”
O verbo façamos no plural não indica a
presença de alguém além de Deus na
criação do homem , antes tem a conotação de que o fazer o homem à sua imagem e semelhança é uma obra tanto de Deus como do homem, onde o
PODER vem de Deus, mas a RESPOSTA vem do homem e isso é um PRINCÍPIO da obra de
Deus em toda a escritura.
Encontramos tanto o verbo CRIAR como o
verbo FAZER em relação ao surgimento do homem. Por um lado, Deus criou o homem à
sua imagem e semelhança, por outro, Ele ainda está fazendo o homem à sua imagem
e semelhança.
O homem foi criado, mas ainda está sendo
feito. A criação do homem foi uma obra inteiramente de Deus, mas o fazer é uma
obra de Deus e do homem.
Gen. 1:27
No que diz respeito a criação do homem ,
Deus o criou em duas metades: homem e mulher.
Estas partes formam um todo e este todo é que expressa a imagem e
semelhança de Deus.
Gen.1:28-31 apresenta dois aspectos relacionados
à semelhança e imagem de Deus:
1- Gerar e multiplicar vida, tanto natural
como espiritualmente. A vida estava em Deus e Ele a propagou na criação, assim
também nós precisamos propagar e multiplicar vida.
2- Domínio, relacionado a autoridade. Autoridade está relacionada obediência
e submissão a Deus. A medida que somos submissos a Deus temos a sua autoridade.
Leiamos agora Gen. 2: 18-25 e Efe.5:
31-32.
Efésios 5:31e 32;
31 Por isso deixará o homem seu pai e
sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32 Grande é este mistério; digo-o,
porém, a respeito de Cristo e da igreja.
A união entre o homem e a mulher
expressa a união entre Deus e seu povo (Cristo e a Igreja).
Lemos em Filipenses 2:5-8
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também
em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser
igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo,
fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo
obediente até à morte, e morte de cruz.
Essa passagem nos revela o mistério de Cristo e a Igreja. Ele
como Deus não poderia ser uma só carne com sua noiva: A Igreja. Por isso esvaziou-se
e assumiu uma natureza humana, para então poder ser um só com seu povo. Em
outras palavras “deixou a casa do Pai”.
João 1:14
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua
glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
3- O PECADO:
Leiamos agora Gen. 2: 8 e Gen. 3: 1-24
Em Gen. 2:8 encontramos a primeira menção
à árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mau.
O que são estas duas árvores?
A ARVORE DA VIDA relaciona-se à dependência,
Fé e rendição incondicional à Deus, o doador da vida. Toda vida vem de Deus.
João 1:4
“ Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.”
João 5:26
“Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também
ao Filho ter a vida em si mesmo; “
João 6:47
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem
a vida eterna.”
João 6:54
“ Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida
eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”
Este ultimo verso revela de forma clara quem é a árvore da
vida. Ela é JESUS.
A ARVORE DO CONHECIMENTO relaciona-se ao
racionalismo humanista e à Independência em relação à Deus.
I Coríntios 1:19-21
19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E
aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o
inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste
mundo?
21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus
pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Ao comer da árvore do conhecimento do bem e do mau, o homem
optou por virar as costas para Deus e andar em seus próprios caminhos.
Neste ponto precisamos entender que o pecado é o resultado da
desobediência e esta ocorreu por haver o homem cedido à tentação.
Ceder à tentação acabou sendo uma possibilidade inerente do
livre-arbitro humano. O pecado assim foi uma violação moral estimulada pela
própria cobiça.
Tiago 1:13-14
13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus
sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
14 Mas cada um é tentado, quando atraído
e engodado pela sua própria concupiscência.
Leiamos
agora I João 2:16 [2]
16 Porque tudo o que há no mundo, a
concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é
do Pai, mas do mundo.
Compare esta passagem de I João com a passagem da
tentação em Gênesis 3:6
“E
viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, (Concupiscência da carne)
e agradável aos olhos,( Concupiscência dos
olhos)
e
árvore desejável para dar entendimento; (Soberba da vida)
tomou
do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Romanos 5:12 [2]
12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no
mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por
isso que todos pecaram.
Em relação o papel do Diabo na tentação devemos
observar que seu “modos operante” é a mentira, e esta, se apresenta com o
propósito de trazer dúvida sobre o caráter e propósito de Deus.
Gênesis 3:4 e 5
4
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e
sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
PALAVRAS
FINAIS:
Ainda
hoje temos diante de nós estas mesmas duas árvores. Podemos negar a nós mesmos
e nos entregar a Deus recebendo sua palavra e sua vida.
Podemos
também negar a Deus e entregarmo-nos a nós mesmos, andando em nossos próprios caminhos,
mortos em nossos pecados.
Vamos
crer na Palavra de Deus ou nas mentiras do Diabo?
João
6:54
“
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o
ressuscitarei no último dia.”