quinta-feira, 21 de junho de 2018

O BATISMO E O NOME... NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS


Paulo David
Mateus 28: 19. "Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;"
Entendemos que o batismo com água é apenas, e tão somente, um ato simbólico, pois o batismo que nos salva, é o batismo realizado pelo próprio Senhor Jesus, o batismo do Espírito Santo. Nossa salvação é obra unicamente de Cristo, e realizada na cruz. Colocar nossa fé e confiança em qualquer outra coisa que não seja Cristo, não tem apoio na doutrina dos apóstolos. Não obstante estarmos convictos de que o batismo com água não contribua de forma alguma na salvação, cremos que este fazia parte dos ensinos e práticas dos apóstolos, especialmente porque naqueles dias, este era a forma pela qual, aqueles que, arrependidos de seus pecados, mediante a mensagem das boas novas, recebiam a Jesus em seus corações. Nesse sentido o batismo apostólico era um ato de confissão pública de fé, onde aquele que recebia o batismo, invocava sobre si o nome de Jesus, confessando publicamente que havia recebido o perdão e a remissão de seus pecados, unicamente pela fé em Jesus, confiando unicamente em sua graça. Assim o recém convertido tornava-se publicamente um discípulo do Senhor. Dessa forma os que criam eram batizados em nome de Jesus, pois os apóstolos criam em um único Deus verdadeiro, e que o homem Jesus, o filho de Deus, havia saído do Pai, sendo ele a manifestação plena e visível do único Deus, manifestando ao mundo o nome do nosso Deus e Pai, daí os apóstolos entenderem que o nome do Pai...é também o nome do Filho...e é também o nome do Espírito Santo... o nome que o Senhor os havia mandado que batizassem em Mateus 28:19. O nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo é o nome do próprio Senhor Jesus Cristo.
João 17: 25. Pai justo, o mundo não te tem conhecido; Eu, porém, te conheci, assim como estes entenderam que Tu me enviaste. 26. Eu lhes dei a conhecer o teu Nome e ainda continuarei a revelá-lo, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e Eu neles esteja.”
Filipenses 2: 5. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6. o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, 7. mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. 8. Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. 9. Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; 10. para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, 11. e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Essa verdade nos é claramente revelada pelos apóstolos, pois era nesse nome que eles batizavam. Não há uma única passagem no livro de Atos ou ensino nas epístolas que dão a entender que os apóstolos usavam os títulos Pai, Filho é Espírito Santo, ao invés do nome de Jesus.
Lucas 3: 16. Então João esclareceu a todos: “Eu, de fato, vos batizo com água. Entretanto, chegará alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno sequer de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele sim, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo."
Lucas 12: 8. Digo-vos mais: todo aquele que me confessar diante das pessoas, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.
Atos dos Apóstolos 2: 21. E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’.
Atos dos Apóstolos 4: 12. E, portanto, não há salvação em nenhum outro ente, pois, em todo universo não há nenhum outro Nome dado aos seres humanos pelo qual devamos ser salvos!”
Atos dos Apóstolos 2: 38. Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Atos dos Apóstolos 22: 16. E, agora, o que mais esperas? Levanta-te, sê batizado e lava os teus pecados, invocando o Nome do Senhor’.