quarta-feira, 6 de junho de 2018

SOBRE OVELHAS E PORCOS

Paulo David
1 João 5: 16. Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Existe pecado que conduz à morte, não estou ensinando que se deva orar por esse. 17. Toda injustiça é pecado, contudo há pecado que não induz à morte. 18. Ora, sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não é escravo do pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o protege, e não permite que o Maligno o possa tocar. Bíblia KJA
A palavra Injustiça no verso 17 é o equivalente a palavra iniquidade encontrada diversas vezes no Novo Testamento, e significa o estado espiritual daquele que têm prazer no pecado, não sentindo mais nenhuma tristeza ou condenação por causa deste.
João no verso 18 diz que aquele que é nascido de Deus não é mais escravo do pecado, e sendo liberto, não está mais preso ao pecado. Este, ainda precisa lutar cotidianamente contra o pecado, pois o pecado não sendo mais senhor deste, é agora seu inimigo. Nessa luta, um verdadeiro cristão pode até vir a ser derrotado, mas mesmo que venha a ser derrotado, não se deixa capturar, pois ao se ver derrubado, busca a Deus e seu perdão, e pelo Senhor é prontamente socorrido. João nos admoesta que, como irmãos, devemos socorrer em oração àqueles que foram derrotados na batalha contra o pecado. Devemos orar por aqueles que pecaram, para que Deus lhes conceda o seu perdão, livramento e vitória. Nisso, João faz diferença entre aqueles que, lutando contra o pecado, foram derrotados por este, e aqueles que definitivamente abandonaram a luta contra o pecado e se renderam ao seu inimigo, estes últimos encontram-se em iniquidade, mortos espiritualmente. A estes só resta a esperança que, como na parábola do filho pródigo, pelos sofrimentos advindos da volta à escravidão do pecado, estes possam vir a cair em si mesmos, e se arrependam, voltem ao Senhor, e definitivamente se convertam.