quinta-feira, 25 de março de 2021

O BATISMO QUE NOS SALVA DE NÓS MESMOS...

 

Paulo David
1 Pedro 3: 16. Tende uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo. 15. Antes santificai Cristo, como Senhor, em vosso coração. Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós. 17. Melhor é que padeçais fazendo o bem (se a vontade de Deus assim o quer) do que fazendo o mal. 18. Pois Cristo padeceu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus. Ele, na verdade, foi morto na carne, mas vivificado pelo Espírito, 19. no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20. os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca. Nela poucas (isto é, oito) almas se salvaram através da água, 21. que também agora, por uma verdadeira figura — o batismo — vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas o compromisso de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo, 22. que está à direita de Deus, tendo subido ao céu; a ele estão sujeitos os anjos, as autoridades e as potestades.
Marcos 10: 38. Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo, ou ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?
Mateus 16: 24. Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25. Pois aquele que quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por amor de mim a achará.
Mateus 3: 11. Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Talvez um dos ensinos do Novo Testamento que menos tenha sido compreendido foi o que diz respeito ao assunto do batismo e seu significado e importância na salvação. Lendo
Hebreus 6:1 e 2, (1. Pelo que, deixando os ensinos elementares da doutrina de Cristo, prossigamos para a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, 2. o ensino sobre batismos e imposição de mãos e sobre a ressurreição dos mortos e o juízo eterno.) Nessa passagem, o escritor de Hebreus, ao falar dos ensinos elementares da doutrina de Cristo, ele cita “o ensino sobre batismos”.
Por que o escritor se refere a batismos e não a batismo?
Ao lermos o Novo Testamento com atenção percebemos que tanto Jesus, nos evangelhos, como nos demais escritos do Novo Testamento, ao falarem sobre batismo, não estão falando sobre uma única experiência, é que no Novo testamento encontramos pelo menos referência a dois tipos de batismos.
A primeira referencia ao batismo diz respeito ao rito realizado por João no Jordão, que com água batizava àqueles que vinham até ele confessando estarem arrependidos de seus pecados.
Encontramos nos evangelhos e no livro de Atos que esse rito foi também praticado posteriormente pelos discípulos de Jesus.
João 4: 1. “Quando os fariseus ouviram que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João, 2. se bem que Jesus não batizava, e sim os seus discípulos,”.
Uma outra referência sobre batismos foi dado primeiramente pelo próprio João Batista e confirmados pelo ensino de Jesus e dos apóstolos, o batismo com o Espírito Santo e com fogo, o que por sua vez parece tratar de dois aspectos de um mesmo batismo.
As religiões cristãs fundamentalistas, influenciadas pelo ritualismo romano, fizeram dessa primeira referência ao batismo, a do batismo com água, um sacramento, algo de alguma forma, necessário à própria salvação, mais tarde, com o movimento pentecostal protestante e carismático católico, passaram a dar ênfase também ao outro batismo, o batismo com o Espírito Santo, ainda que distorcendo ou reduzindo seu significado e importância em relação ao primeiro.
É curioso que João, o evangelista, faz questão de citar em seu evangelho que o próprio Jesus não batizava ninguém com água.
O Novo Testamento nos ensina que somos salvos única e suficientemente pela obra de Cristo na Cruz, deixando claro que nenhuma obra ou rito realizado por homens pode acrescentar algo à nossa salvação, e assim, quando Marcos afirma no seu evangelho no capítulo 16: 16. “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”, ele não poderia estar se referindo ao batismo com água. Se o batismo com água estivesse incluso na obra do evangelho, Paulo não teria feito a seguinte declaração em 1 Coríntios 1: 14. Dou graças a Deus porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio, 15. para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. 16. Batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro. 17. Pois Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não com sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não se faça vã. “Pois Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar;”.
Mas alguém poderia questionar esse pensamento dizendo, mas e a grande comissão de Mateus 28:19?
Vamos ler: Mateus 28: 19. “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,” Aqui Jesus não está dando mandamento aos apóstolos de fazer discípulos, batizando-os? Será que o apóstolo Paulo desconhecia ou discordava deste mandamento de Jesus?
Evidentemente que não!
Você já parou alguma vez para pensar a possibilidade de que Jesus na grande comissão poderia não estar se referindo ao batismo com água e sim ao batismo com o Espírito Santo?
Leiamos em Atos dos Apóstolos 8: 14. Quando os apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. 15. Quando chegaram, oraram para que recebessem o Espírito Santo, 16. porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. 17. Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
Assim, atribuir a um rito simbólico, praticado num contexto cultural da transição do velho para o novo testamento, algum valor para a salvação

, é não ter entendido ainda a suficiência da obra de Cristo, e que a inclusão do batismo com água como sacramento, necessário de alguma forma à salvação esteja relacionado à formação de uma hierarquia de poder na igreja e à necessidade de dar a estes “pastores” e “bispos” dessa igreja institucionalizada e hierarquizado, um instrumento de domínio e controle sobre o povo. O perigo que o próprio Paulo havia enxergado em seus dias.
Lendo o texto de Marcos sobre o batismo que salva, não tenho dúvida que se trata do batismo com o Espírito Santo e com Fogo. Entendemos isso a partir dessa afirmação de Jesus em Mateus Mateus 16: 24. Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25. Pois aquele que quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por amor de mim

a achará.
Precisamos do batismo com Espírito Santo para passar pelo fogo purificador do sofrimento. Precisamos do batismo do Espírito Santo é do fogo para sermos salvos de nós mesmos, da vida do EGOÍSMO, a raiz de todo o pecado.
Não desprezando algum valor simbólico-cultural que possa ter os ritos religiosos, é muita ingenuidade supersticiosa acreditar que um rito, consistindo em um pastor, bispo ou padre, de derramar ou mergulhar em água uma criança ou um adulto, possa salvar espiritualmente alguém. A salvação, ensinada no Novo Testamento, nos foi dada única, exclusiva e suficientemente pela obra de Cristo na cruz. E por está salvação já ter sido realizada, que Cristo, vencedor, ressurrecto e glorificado, pode derramar sobre nós e em nós o seu Espírito Santo, para nos dar poder para vencer nosso eu egoísta, a raiz de todo o pecado, que diante dos sofrimentos e provações da vida, este Espírito se torna um fogo que queima toda a palha. A isso o Novo Testamento chama de obra de santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
1 Coríntios 3: 11. Pois ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12. E, se alguém sobre este fundamento levantar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13. a obra de cada um se manifestará, porque o dia a demonstrará. Pelo fogo será revelada, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14. Se a obra que alguém edificou sobre ele permanecer, esse receberá galardão. 15. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá perda; o tal será salvo, todavia como pelo fogo.