quinta-feira, 22 de julho de 2010

10 razões porque não cremos numa TRINDADE DE PESSOAS na Divindade

1ª) Porque tal doutrina não foi ensinada pelos apóstolos;
2º) Porque esta doutrina só surgiu mais tarde, por volta do quarto século depois de Cristo, dentro de uma igreja que já se encontrava desviada da doutrina apostólica, sendo portanto, uma doutrina católica romana, ensinada inicialmente a partir do bispo Tertuliano e finalmente oficializada no concílio de Nicéia, não sendo esse o único erro estabelecido através dos concílios desta igreja;
3ª) Porque é uma doutrina completamente desconhecida no velho testamento e estranha ao povo de Israel, dos quais recebemos a fé em um só Deus, as sagradas escrituras e o próprio salvador;
4ª) Porque a palavra Trindade não é encontrada em nenhum lugar da Bíblia.
5ª) Porque a bíblia ensina claramente que só devemos servir e adorar a apenas um único Deus:” Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3) {Deus}.“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR” (Deuteronômio 6:4) {Moisés}.“Certamente, o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis”, (Daniel 2:47) {Nabucodonosor}.“Crês, tu, que Deus é um só?...” (Tiago 2:19) {Tiago}.“... e, contudo não procurais a glória que vem do Deus único?” (João 5:44) {Jesus}.
6ª) Porque na Bíblia não encontramos a expressão Deus filho. A bíblia nos ensina sobre o Filho de Deus. Ela não fala de um “Deus pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo” como ensina a doutrina da Trindade.
7ª) Porque de acordo com o dogma da Trindade, o Deus Pai gerou o Deus Filho. Se Jesus, como Deus, foi gerado de alguma forma, só passou a existir a partir de sua geração, portanto não seria Deus de forma nenhuma; Se, por outro lado, sempre existiu como Deus filho, não seria filho de forma nenhuma. As escrituras fazem referencia ao nascimento do filho em sua humanidade: “Tu és o meu filho, Eu hoje tegerei”(Hebreus 1:5);
8ª) Porque a Bíblia opõe a idéia de que Jesus seria a segunda pessoa de uma suposta trindade Divina. “Assim diz o SENHOR, rei de Israel, seu Redentor o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e além de mim não há Deus” (Isaías 44:6).
9ª) Porque a bíblia claramente ensina que Jesus Cristo o Filho de Deus possui duas naturezas, a divina e a humana. Jesus Cristo é complemente homem e complemente Deus. Ele é o Verbo-encarnado, Deus manifestado na carne. Em sua humanidade (carne) Jesus é o Filho, em sua Divindade (Espírito) Jesus é o Pai, Ele também é o Espírito Santo dentro de nós " Se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tao não é dele" Ro 8:1. “Quem vê a mim, vê o Pai,..Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As Palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai que está em mim, é quem faz as obras” (João 14: 9,10). “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).
10ª) Porque quando a bíblia diz que Deus é um só, não está se referindo apenas a "unidade de substancia", como insistem os trinitarianos, mas antes, Deus é um só em toda a sua essência. “Eu Sou o que Sou” Ez. 3:14; “Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça” (Isaías 44:8); "...antes de mim nenhum deus se formou, depois de mim nenhum outro haverá". Is. 43:10.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como você explica essas passagens?:

    "E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque NÃO SOU EU SÓ, MAS EU E O PAI QUE ME ENVIOU.
    E na vossa lei está também escrito que O TESTEMUNHO DE DOIS HOMENS É VERDADEIRO.
    EU SOU O QUE TESTIFICO de mim mesmo, e DE MIM TESTIFICA TAMBÉM O PAI que me enviou.
    Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, NEM A MEU PAI; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai." (João 8:16-19)

    "Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas NÃO ESTOU SÓ, PORQUE O PAI ESTÁ COMIGO." (João 16:32)

    "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." (Apocalipse 3:5)

    Jesus fala que o Pai é "outro homem", que estava "com" ele, e "diante" do qual confessará o nome dos vencedores; estaria se referindo a uma natureza da sua própria pessoa? Nesse caso cada natureza teria uma consciência - a consciência humana, que falava como "eu" nessas passagens, e a consciência divina, que estava junto com a primeira e dela testificava.

    Mas isso equivaleria a duas pessoas num só Deus, exatamente como reza o dogma trinitariano - que não postula uma separação de indivíduos, mas uma simples diferença de relacionamento entre Pai e Filho (que está estampada nesses versículos), os quais formariam o mesmo e único Ser divino.

    ResponderExcluir