terça-feira, 8 de março de 2011

A oração do " Pai Nosso" parte 3





Pr. Paulo David
Mateus 6:10
"10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; "

Até agora vimos que a oração é primeiramente, para através dela, se conhecer a Deus. É através dela que conhecemos a Jesus como Pai.
Vimos também que a medida que conhecemos a Jesus, passamos a adorá-lo, e a medida que o adoramos, passamos a ser transformados a sua imagem, santificando assim o seu santo nome: JESUS.
II Coríntios 3:18
"18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."

Vemos esta verdade observando os quatro animais (seres viventes) de apocalipse. Eles estão de dia e de noite diante do trono, contemplando aquele que ali está sentado, por isso, refletem a imagem daquele que eles não se cansam de adorar.
Apocalipse 4:6-8
“ 6 E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
8 E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.”
 O que tudo isso quer dizer para nós?
Estes animais têm em seus rostos a imagem daquele que está assentado no trono. Eles refletem o rosto de Jesus. Não é por acaso que foram escritos quatro evangelhos para nos mostrar quem é Jesus. O de Mateus nos mostra Jesus como o LEÃO da tribo de Judá, o Rei eterno, o de Marcos, mostra-nos o Servo sofredor, o BEZERRO que leva o jugo dos pecados da humanidade, Lucas nos escreveu sobre o Filho do HOMEM, Jesus verdadeiramente homem, João nos revela que Jesus é Deus encarnado, a ÁGUIA que voa acima das nuvens do céu. Mateus traz a genealogia de Jesus como o filho de Davi, o grande rei, Lucas a genealogia que vem de Adão, o primeiro homem, Marcos não traz genealogia, por que um servo “não tem genealogia”, João nos diz que o Verbo se fez carne e o Verbo era o próprio Deus, a genealogia Divina.
Se, como os quatro seres viventes, estivermos diante do trono, contemplando a Jesus ali, sentado como Deus, também seremos transformados a sua imagem, passando a refletir a sua imagem em nossos rostos. É isso que significa ter o nome de Jesus escrito na testa. É isso que significa santificar o nome de Jesus em nossas vidas.
Primeiramente, Deus nos leva ao arrependimento, então somos salvos, invocando o nome do Senhor. Isto se confirma no batismo. No tabernáculo, isso é representado pelo altar de holocausto e a Pia de bronze.
Seguimos então conhecendo a Deus, e à medida que o conhecemos, passamos a adorá-lo, Santo, Santo, Santo é o Senhor, e à medida que o adoramos somos transformados a sua imagem, assim o mundo passa a ver em nós o Senhor Jesus.
É assim que vem o reino de Deus.
Primeiramente veio o Rei,
Lucas 17:21
“21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.”
Jesus é o rei do reino, e seu reino veio dos céus. Quando ele veio ao mundo, trouxe para a terra o reino de Deus.
Quando Adão pecou, ele entregou o reino deste mundo a Satanás. Mas Satanás não é rei, por isso Jesus o chama de príncipe deste mundo. Jesus é o segundo Adão, que tomou de Satanás o reino, que pertencia ao Senhor por direito.
Como homem Jesus tomou legalmente de Satanás o reino, e como o Espírito Santo, ele o está tomando de fato.
Alguém poderia dizer: Nós não vemos o reino deste mundo sujeito ao senhorio de Cristo.
Precisamos entender a natureza do reino de Cristo na terra,
Lucas 17:20
“20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior “
É certo que haverá um dia que Jesus há de reinar literalmente sobre os céus e a terra,
Apocalipse 21:22-26
“22 E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23 E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24 E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
26 E a ela trarão a glória e honra das nações.”
Mas antes que isso aconteça em plenitude, é necessário que o reino alcance primeiramente o coração dos homens.
Quando falamos do reino de Cristo estamos nos referindo ao ministério de Jesus como o Espírito Santo.
É o reino do Evangelho,
 Mateus 4:17
“17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.“
Mateus 10:7
“7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.”
Mateus 12:28
“28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.”
I Coríntios 15:20-28
“20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
21 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
24 Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.”
Vimos até agora que Jesus, pela encarnação trouxe para a terra o reino dos céus, e na cruz, ele tomou de satanás o reino, que este ultimo, recebeu de Adão.
Jesus ressuscitou e foi glorificado no céu, voltou a terra como o Espírito Santo para estender este reino ao coração dos homens,
 João 16:7
“7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.”


João 14:16-23
“16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, PORQUE HABITA CONVOSCO, E ESTARÁ EM VÓS.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 NAQUELE DIA CONHECEREIS QUE EU ESTOU EM MEU PAI, E VÓS EM MIM, E EU EM VÓS.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas ( não o Iscariotes ): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, E VIREMOS PARA ELE, E FAREMOS NELE MORADA.”
No verso 22 vemos na pergunta de Judas que o reino de Cristo (O Espírito Santo) é um reino no coração dos homens.
O reino de Deus inicia-se com Jesus, segue aos seus discípulos até alcançar toda a terra.
Mas como vem o reino de Deus aos corações dos homens?

Joel 2:15-32
“15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
18 Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
19 E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.
20 Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
21 Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas.
22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite.
25 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento,”
Esta profecia de Joel começou a ser cumprida no início da igreja do novo testamento, foi a chuva temporã, que de tempos em tempos, todas as vezes que o povo de Deus deixa seu primeiro amor, e  a trombeta, a voz profética, volta a ser tocada em Sião, trazendo verdadeiro arrependimento, Deus derrama o seu Espírito sobre o seu povo, chamamos a isso de AVIVAMENTO. É a chuva temporã.
Mas entendemos pela palavra de Deus, que esta profecia de Joel, terá seu pleno cumprimento na chuça Serôdia, o AVIVAMENTO FINAL, este trará a ultima grande colheita de almas dos gentios e preparará a igreja do Senhor para a batalha final. Depois disso o Espírito de Cristo não mais trabalhará na terra, pois os seus habitantes, aqueles que não receberam o amor pela verdade, estarão debaixo do engano do anti-Cristo, este, por algum tempo enganará até o povo Judeu, mas através do testemunho da igreja fiel, as duas testemunhas de apocalipse 11, receberão O AVIVAMENTO, pois neste tempo o Espírito Santo estará na igreja do Senhor, que estará sendo perseguida,  e entre o povo Judeu, cumprindo as profecias:
Mateus 23:39
“39 Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.”
 Mateus 10:23
“23 Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.”
 Romanos 11:15
“15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? “
Romanos 11: 25-29
“25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo ( para que não presumais de vós mesmos ): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
27 E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.
28 Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.”

Assim o reino dos céus encherá toda a terra:
Lucas 13: 18-21
“18 E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?
19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.
20 E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus?
21 É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.”
A oração traz o reino de Deus, a oração traz o avivamento.
VENHA A NÓS O SEU REINO JESUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário