segunda-feira, 23 de abril de 2012

A ELEIÇÃO DE DEUS

Pelo Pr. Paulo DavidMateus 22:14
14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. 
De fato a pregação do Evangelho do Reino alcança a muitos. Muitos são atraídos pelas boas novas da salvação, aceitam a JESUS como seu salvador e iniciam a caminhada, mas a medida que compreendem que para prosseguir, o velho homem pecador, apesar de perdoado precisa morrer, e que para isso, precisam negarem-se a si mesmos e tomar a cruz, muitos deixam o caminho estreito e seguem pelo caminho largo da religiosidade, sendo por isso reprovados por Deus.
II Pedro 1:10
10 Portanto, irmãos,  procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Aqui  o apóstolo Pedro nos adverte a fazermos cada vez mais firme o nosso chamado e eleição. 
Mas como " fazer cada vez mais firme"? Como nos firmarmos em Deus? 
Mateus 13: 11-17
11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
16 Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. 
Nesta passagem o senhor Jesus faz uma importante declaração: " Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado" v.12
Porque aquele que tem.  Podemos então perguntar: -Aquele que tem o que? 
No verso 15 Jesus traz luz a esta questão. Ele está falando de um coração responsivo, que ouve de bom grado, que deseja entender a vontade de Deus, e principalmente, que deseja obedecer a Deus.
Assim temos o primeiro princípio de ficar firme: A OBEDIÊNCIA!
Ouvir e obedecer a voz de Deus é um testemunho fiel da eleição Divina. 
Efésios 1:4
4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
I Tessalonicenses 1:4
4 Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;
Romanos 8:29
29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
João 15:16
16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça;
 Fomos eleitos em Cristo antes da fundação do mundo, não apenas para alcançar o perdão pelo sangue, mas para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.
Aqui temos preciosas verdades:
A primeira é que nossa eleição não foi baseada em nossa própria justiça. Deus não nos escolheu por ter visto em nós alguma coisa boa. Ele nos elegeu em Cristo. É por estarmos nEle e permanecermos nEle que somos agradáveis a Deus e portanto dignos de sermos escolhidos ou eleitos. JESUS, foi o único homem que agradou a Deus e portanto o único digno de ser escolhido e eleito de Deus. A nossa eleição foi feita nEle.tanto é que fomos eleitos nEle antes da fundação do mundo, quando ainda não tínhamos feito bem ou mau, pois nem existíamos ainda. Mas pelo eterno propósito de Deus já estávamos incluídos em Cristo Jesus.
Outra verdade é que fomos eleitos não apenas para sermos perdoados mas para a partir do perdão fossemos santificados tornando-nos irrepreensíveis a semelhança do filho de Deus.
Finalmente essa passagem nos mostra a essência da santidade que é estar diante dele em AMOR.
Assim temos outro princípio de estar firme que é PERMANECER NO AMOR DE DEUS.
A verdadeira santidade não tem nada a ver com o legalismo religioso que nos afasta dos pecadores e sim com o puro amor de Deus que nos aproxima daqueles por quem Jesus deu sua vida.
Tudo isso é confirmado por outra declaração do apóstolo Pedro em II PEDRO 1: 5-11
5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude ( BONDADE), e à virtude a ciência ( CONHECIMENTO),
6 E à ciência a temperança (DOMINIO PRÓPRIO), e à temperança a paciência, e à paciência a piedade (DEVOÇÃO A DEUS),
7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade ( AMOR INCONDICIONAL).
8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
10 Portanto, irmãos,  procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário