terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Nós furamos nossas orelhas! Você gostaria de furar a sua?


Pr. Paulo David

Êxodo 21
1 ESTES são os estatutos que lhes proporás.
2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.
3 Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.
4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.
5 Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,
6 Então seu SENHOR o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Essa passagem da LEI é de grande significado, pois aponta para o tempo da GRAÇA. Nela é tratado da questão da escravidão de um hebreu, alguém que pertencia ao povo de Deus e por algum motivo tornara-se escravo. A Lei dizia que este, encontrando-se na condição de escravo, serviria durante seis anos, mas no sétimo sairia LIVRE. Essa mesma LEI fala de um ano, o chamado ano do JUBILEU, onde todos aqueles do povo de Deus, escravizados, despossuídos ou endividados, seriam livres e remidos naquele ano. Leia Levíticos 25. Mas em que sentido tudo isso aponta para o advento da GRAÇA? Primeiramente no sentido em que, pela graça, em Cristo Jesus, fomos totalmente libertos da escravidão do PECADO, não sendo mais DEVEDORES DA LEI. A GRAÇA nos torna verdadeiramente LIVRES. Mas a GRAÇA veio a nós por meio do AMOR DE DEUS expresso em JESUS, que a si mesmo se doou (João 3:16). Deus se fez homem e para isso despiu-se de sua GLÓRIA, o SENHOR tornou-se SERVO, o autor da vida deu a sua própria vida POR AMOR. Assim esse AMOR nos constrange ( II Coríntios 5:14 “ Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.”) , de modo que apesar de livres da ESCRAVIDÃO DO PECADO e da DÍVIDA DA LEI, nos sentimos devedores, não mais da LEI mas do AMOR DE DEUS, reconhecendo que tudo o que somos e o que temos pertence a Ele, e mesmo não sendo mais escravos, em nossos corações dizemos: “ Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre”. Desta forma todos os que experimentaram verdadeiramente a GRAÇA de DEUS voluntariamente encaminham-se até A PORTA, que é Jesus, e,conformando-se à CRUZ DE CRISTO, têm a sua ORELHA FURADA. Em ISRAEL, na Velha Aliança, todo aquele que tinha, literalmente, a Orelha furada indicava ser UM ESCRAVO POR AMOR, alguém que tendo sido liberto, não devendo mais nada, por amor, escolheu SERVIR para sempre o seu Senhor. Esse é o FRUTO da GRAÇA de Deus no coração daqueles que VERDADEIRAMENTE NASCERAM DE NOVO. Infelizmente muitos daqueles que acreditam ser cristãos nunca verdadeiramente experimentaram O AMOR E a GRAÇA DE DEUS, pois, ou vivem ainda debaixo da acusação dos PECADOS por não terem sido libertos destes, ou tentam em vão se justificar pela obediência da LEI, o que nunca conseguirão, ou ainda existem aqueles que converteram a GRAÇA DE DEUS em dissolução e libertinagem, provando todos estes, que nunca foram alcançados pela MARAVILHOSA GRAÇA DE JESUS. Só aqueles que foram alcançados pela GRAÇA e AMOR DE DEUS podem confessar como o Apóstolo Paulo em Gálatas 2:20:
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”
Você gostaria de furar a sua orelha?



Nenhum comentário:

Postar um comentário