quinta-feira, 19 de julho de 2018

O SIGNIFICADO DO BATISMO NA GRANDE COMISSÃO E SUA PRÁTICA NO LIVRO DE ATOS...


Paulo David
Mateus 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Textos bíblicos: Mc. 16: 15-18; At. 2: 21, 38; At. 22:16; I Co 1:13-17; Ro 6: 1-4, Mt 3:11, Mt 10:32 e 33 ...
-Pregar o Evangelho a toda a criatura;
-Fazei discípulos de todas as nações;
-Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
-Ensinando-os à obedecer;
Estamos de fato, como igreja, cumprindo a grande comissão de Jesus?
Será que não estamos, como muitos, só pregando uma salvação barata, ao invés da verdadeira salvação pela graça? A grande comissão inicia-se com a pregação do verdadeiro evangelho da graça, das boas novas de perdão e salvação que foram conquistadas por Jesus, e somente por ele, na cruz. É preciso que se pregue a Jesus, e este crucificado. Pregar Jesus crucificado implica em levar os novos convertidos a se conformarem à cruz de Cristo, a se tornarem discípulos do Senhor Jesus, ensinando-os à guardar todas as coisas que ele ordenou. Em Mc. 16: 15-18, Jesus disse: "Quem crer e for batizado será salvo". Pedro disse em At. 2:38 "arrependei-vos e sejam batizados em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados". Mas isso significa que o ato em si do batismo com água tem algum poder para salvar alguém ou redimir os seus pecados? Um rito realizado por homens pode acrescentar algo à salvação? Claro que não é isso que essas passagens querem dizer. Sabemos que o único batismo que nos salva, é o batismo na morte de Jesus na cruz, descrito em Romanos 6: 1 QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Mas então por que do batismo? Por que Jesus incluiu o batismo com água na grande comissão? Em At. 2: 21, Pedro disse, citando a profecia de Joel: "...e aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Jesus disse que devíamos ser batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Pedro e os demais apóstolos batizavam em nome do Senhor Jesus ou em nome de Jesus Cristo, pois os judeus, a quem o evangelho foi primeiramente pregado, precisavam reconhecer que o Senhor Jesus, o Messias prometido, era de fato o próprio Deus, daí os apóstolos entenderem que o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, era o nome do Senhor Jesus. Vejam as palavras ditas ao apóstolo Paulo, quando do seu batismo em Atos 22:16: " E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor". Vejam que não era o ato do batismo em si que lavava os pecados, mas o invocar o nome do Senhor. Hoje em dia ao pregarmos, costumamos chamar as pessoas dizendo: "Venham a frente e aceitem a Jesus, queremos orar com vocês". Nos dias dos apóstolos eles diziam: "Arrependei-vos e sede batizados em nome do Senhor Jesus". Era assim que as pessoas recebiam a Jesus nos dias dos apostólos. Era assim que era pregado o evangelho e era assim que se iniciava o discípulado.
Romanos 6 nos ensina que a remissão dos pecados e a nossa salvação aconteceram de fato quando Jesus foi morto na cruz, no batismo da morte de Jesus. Ali todos nós fomos incluídos. É por isso que no batismo bíblico é invocado o nome de Jesus. Ele é o autor e consumador da nossa salvação. Note que não dizemos às pessoas: " Aceite o Pai, o Filho e o Espírito Santo, como seus salvadores, e sim, aceite a Jesus como seu salvador. Não dizemos: "O Pai, o Filho, e o Espírito Santo salvam". Dizemos: "Jesus Salva". Não oramos e nem expulsamos demônios em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Oramos e expulsamos demônios em nome de Jesus. É Jesus o nome que está sobre todo o nome, é Jesus o nome que tem poder, poder para salvar, poder para curar e poder para os demônios expulsar, como diz o corinho. E invocamos esse nome porque cremos que Deus é um só e seu nome revelado é Jesus. ALELUIA!
É claro que pessoas podem ser salvas sem o ato do batismo, o ladrão da cruz o foi. Jesus disse a muitos: "Vai, a tua fé te salvou!". Além do mais, se batismo com água fosse essencial para a salvação, o apóstolo Paulo nunca teria dito o que disse em 1 Coríntios 1: 13 a 17:
13. Será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? 14. Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio; 15. para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. 16. É verdade, batizei também a família de Estéfanas, além destes, não sei se batizei algum outro. 17. Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. Ensinar que uma pessoa precisa ser batizada para ter seus pecados redimidos e tornar vã a cruz de Cristo. Por outro lado, se alguém pode ser salvo sem ser batizado com agua, ninguém pode ser salvo sem invocar sobre si o bendito nome do Senhor Jesus. Quem crer e "invocar o nome do Senhor será salvo", é isso que a bíblia ensina. Agora, o que vemos no livro de Atos é que tanto os judeus, como os primeiros gentios, recebiam a Jesus e invocavam o nome do Senhor no ato do batismo, daí a confusão de muitos que interpretam erroneamente as palavras de Pedro em Atos 2:38, passando a acreditar que a remissão dos pecados, a nós de fato outorgada por Jesus, no batismo da morte, seja dada pelo ato do batismo com água. A bíblia deixa claro que a salvação é obra consumada e exclusiva de Jesus Cristo na cruz. Quando cremos em Jesus e invocamos o seu nome pela fé, somos salvos, e sendo salvos, somos por ele batizados com o Espírito Santo, cumprindo as palavras de João Batista em Mateus 3: 11. Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. Assim a obra de salvação é realizada em Cristo e por Crito. Por isso a grande comissão começa com a pregação das boas novas de graça e perdão. Aqueles que aceitam essa mensagem e recebem ao Senhor como salvador, são chamados ao discípulado, e o discipulado bíblico, inicia-se com o batismo em nome de Jesus. Assim sendo, se é verdade que pessoas podem até ser salvas sem o batismo, para tornar-se discípulo, em obediência, deve ser batizado, pois o batismo é uma confissão pública do Senhorio de Cristo, e o batismo é uma das primeiras ordenanças de Jesus, dada na grande comissão. Se devemos ensinar os já salvos a guardarem todas as coisas que ele nos ordenou, a primeira ordenança é o batismo. Sendo o batismo com água uma confissão pública de arrependimento e fé, um testemunho de ter-se tornado discípulo de Jesus, isso explicaria o porquê deste rito, iniciado por João Batista, com apenas um símbolo de arrependimento, ter sido mantido pelos discípulos de Jesus, e ser incluído pelo próprio Jesus, na Grande Comissão. Mateus 10: 32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
A grande verdade é que a salvação vai muito além do livramento da culpa e do julgamento e condenação futura, ela implica principalmente em salvar os homens da condição de pecado em que vivem ( A separação espiritual de Deus) que os escraviza ao poder de Satanás, ao engano do mundo, e principalmente, ao egoísmo humano, e isso só se torna possível, quando nos tornamos verdadeiramente, discípulos de Jesus, negando a nós mesmos, tomamos a nossa cruz e seguindo a ele em AMOR e OBEDIÊNCIA. Quando pregamos o evangelho da graça de Deus, com poder, os homens são chamados, não só ao arrependimento, mas também a uma vida de obediência (Discipulado). Estaremos sempre anunciando um falso evangelho, quando este não implicar numa vida de obediência à Cristo, pois estaremos levando os homens a confiar num caminho que não os libertará. A salvação de Jesus é uma obra completa, mas para que ela se torne eficaz na vida das pessoas, precisamos anuncia-la de forma integral. Não basta crer no sangue derramado, é preciso aceitar a cruz onde esse sangue foi derramado. O sangue nos concede perdão dos pecados, mas a cruz é quem trata com o velho homem e nos salva de nós mesmos. Lembremos que antes do pecado entrar no mundo foi o egoísmo de Adão a causa primeira deste, o que o levou a perdição. É preciso tratar com a culpa do pecado pelo sangue de Jesus, mas é preciso, também tratar com o pecador, e isso só através do tomar a cruz a cada dia, Lucas 9:23 "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." É por isso que Jesus disse: "Fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome....": "Quem crer e for batizado será salvo...". Nesse sentido sim, o batismo nos salva, pois além de invocar o nome de Jesus, inicia-nos no discípulado, onde o velho homem é tratado e subjugado à obediência de Cristo. Não há outro caminho de salvação plena. A verdadeira salvação implica em FÉ, mas também em consequente OBEDIÊNCIA.
Leiamos novamente Romanos 6 que trata não do batismo com água, mas do BATISMO NA MORTE.
1 QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
Esse texto nos traz luz sobre a importância e significado do BATISMO COM ÁGUA, pois este torna-se uma confissão pública que já não somos mais escravos do pecado e sim Servos de Cristo.Talvez seja por isso que não vemos tantos sinais verdadeiros em nossos dias. "E esses sinais acompanharão aos que creem: Em meu nome... Falarão novas línguas,... porão as mãos sobre os enfermos e estes serão curados,...expulsarão demônios...." "E receberão o Espírito Santo" At. 2: 38.
A presença de Jesus em nossas vidas pelo batismo do Espírito Santo é outro aspecto importante na salvação. Não podemos nem salvar a nós mesmos nem permanecermos salvos se não for pelo poder de Deus em nossas vidas. O Espírito Santo é o selo de nossa salvação. Sem Ele nunca chegaremos ao céu. É ele quem nos convence do pecado, quando pecamos, e nos leva ao verdadeiro arrependimento. É Ele quem nos ilumina para entendermos a palavra de Deus, É Ele quem nos dá poder para vencer o pecado, o mundo, o diabo, é principalmente, a nós mesmos. É ele que nos dá poder para sermos testemunhas fiéis. É Ele quem imprime em nós a imagem de Jesus, pois Ele mesmo é Jesus em nós.
Uma vida de poder é uma vida de obediência. Não obediência a homens ou a doutrinas de homens, mas obediência à direção do Espírito So. "E estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos" Mt. 28:19.
Resumindo, para sermos salvos, no sentido pleno, é necessário:
1- Crermos no Senhor Jesus e em seu SANGUE derramado por nós, na cruz do calvário;
2- Arrependermos de nossos pecados, invocando o seu NOME e confessando publicamente, pelo batismo com água, que nos conformamos à sua cruz, numa vida de OBEDIÊNCIA;
3- Sermos cheios do ESPÍRITO SANTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário