quinta-feira, 23 de abril de 2020

O QUE É E O QUE NÃO É ESTAR SUJEITO ÀS AUTORIDADES DESSE MUNDO?

Paulo David
Romanos 13:1. TODA a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.
Mateus 5:39. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;40. E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;41. E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.42. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser tomar emprestado de ti.
João 18:36. Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
Para interpretarmos corretamente as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 13:1, precisamos primeiramente lembrar que os governos desse mundo iniciam-se a partir de Babel, com os decendentes de Caim no livro de Gênesis, e na sua origem todos os reinos desse mundo por natureza se levantam contra a autoridade de Deus. Isso porém não anula a autoridade soberana de Deus, de manter os governos desse mundo debaixo de sua autoridade. Assim toda autoridade desse mundo é uma autoridade permitida por Deus e não uma expressão de sua perfeita vontade. É preciso lembrar que Jesus foi morto por ordem de uma autoridade romana e assim também a maioria dos apóstolos. Dessa forma, quando o apóstolo Paulo nos admoesta a nos sujeitarmos às autoridades, ele está reforçando o ensinamento de Cristo, de não resistência por força violenta. Sujeitar às autoridades no Novo Testamento nunca significou bajular autoridades! Sujeitar na passagem de Romanos, bem como em qualquer passagens do Novo Testamento, carrega a ideia de suportar com paciência e confiança na autoridade de Deus, que sempre estará acima de toda e qualquer autoridade desse mundo, trás o sentido de não resistirmos à estas, usando de força ou violência! Tanto no ensino de Cristo, quanto no de Paulo toda autoridade procede de Deus, pois Deus é soberano sobre tudo e todos, e que todo aquele que é revestido de autoridade, encontra-se em última instância debaixo da autoridade de Deus. Até o Diabo, nosso adversário, está debaixo da autoridade de Deus. Lembremos que nos dias de Paulo, muitos cristão estavam sofrendo forte perseguição por parte das autoridades judias e romanas. Isso aconteceria mais intensamente a partir do imperador Nero e seguiria depois por outros imperadores, mais tarde isso aconteceria na ditadura de Hitler, na Alemanha nazista e mais recentemente em muitas ditaduras, quer de direita, quer de esquerda, como ainda acontece em países comunistas. Por isso, quando ele nos diz para nos sujeitarmos às autoridades, é no sentido de suportarmos com paciência, e para que nunca sejamos tentados a usar de força e violência contra tais governantes, pois o Espírito de Cristo é o Espírito da Paz e a nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue. E Por que estamos tocando nesse assunto? Nossa intensão de chamar a atenção do povo de Deus para entender que a sujeição ensinada no Novo Testamento não tem nada a ver com o tipo de relacionamento subserviente que muitas igrejas vem mantendo com o Estado nos tempos atuais, incluindo no nosso país, o que vai totalmente contra o ensino de Cristo e dos apóstolos. Este tipo de relacionamento não é sujeição à autoridade de Romanos 13:1! Isso é adultério espiritual! Muitas igrejas têm se tornado, na prática, verdadeiras amantes do Estado, prostitutas que se vendem em troca de riquezas! Idólatras do poder! Essa distorção da palavra de Deus, do conceito neo testamentário de sujeição bíblica, atende à cobiça de muitos líderes religiosos, que ambicionando posições e riquezas em associação aos governos desse mundo, desviam muitos para a apostasia, apostasia está que está preparando o caminho para a manifestação plena do anticristo na terra.
Em Apocalipse 18:4, o apóstolo João nos diz: “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário