domingo, 27 de fevereiro de 2011

A oração do "Pai Nosso"


 


Pr. Paulo David
Mateus 6:5-15

5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

Quando os discípulos de Jesus pediram a ele que os ensinassem a orar em Lucas 11:1
" E ACONTECEU que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos",
ele não tinha a intenção de dar-lhes uma formula ou palavras para serem repetidas, isso seria uma contradição em relação ao que ele mesmo disse no verso 7, "não useis de vãs repetições".
Quando Jesus disse no verso 9," orareis assim:", O que ele pretendia então?
Note que Jesus ao dizer "vos orareis assim", começa a orar. Ele pretendia ensinar seus discípulos a orar, orando.
Sua intenção era ensinar aos discípulos atitudes e motivações corretas em nossa comunhão com Deus, através da oração.
Ele começa sua oração dizendo "Pai nosso que estás nos céus"
Jesus ao iniciar sua oração desta maneira deixa claro que a oração é primeiramente umrelacionamento entre filho e Pai. Sabemos que Deus é um só, e ele se manifesta na eternidade como Pai, manifestou em carne como Filho e está em nós como o Espírito Santo. Cada uma destas manifestações têm um propósito específico dentro do maravilhoso plano de Deus. A oração está relacionada diretamente a nossa comunhão com o Pai, O Deus eterno, infinito, onisciente e onipresente. Apesar de Deus ser um só, dentro de seu plano, ele se manifesta de formas distintas. Quando esse Deus veio a terra em carne, a natureza humana na qual ele se revestiu, estava limitada pelo tempo e espaço, daí a necessidade que Ele, enquanto homem, tinha de estar sempre em contato com o Pai em oração. Muitos não entendem isso. Não entendem que o Grande Deus ao se manifestar em carne estava de fato limitado a sua condição humana, Ele era verdadeiramente homem.
Fil. 2:4-65 "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens";
Por ocasião do seu batismo, Jesus recebeu da parte do Pai o Seu Espírito, O Espírito Santo, outra manifestação do mesmo e único Deus. O Espírito Santo é o mesmo Deus, só que numa dimensão capaz de atuar no mundo criado e poder habitar no coração do homem. Você já pensou sobre isso? Os filhos de Deus têm a pessoa do próprio Deus habitando em seus corações. Não é uma parte de Deus, distribuida um pouquinho a cada um, não é uma “força ativa” como ensinam as Testemunhas de Jeová”. É o próprio Deus, só que numa manifestação que se ajusta à dimensão em que vivemos. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são manifestações distintas de uma mesma pessoa Divina, não três pessoas distintas, como se Deus fosse uma sociedade de três em um. Isso é uma interpretação equivocada, influenciada pela mitologia pagã que misturou-se a teologia religiosa nos primeiros séculos. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são a mesma pessoa divina, só que em formas e em dimensões diferentes. É muito importante que tenhamos um correto entendimento sobre Deus.
O filho é a manifestação de Deus, o Pai, só que como homem, cujo propósito foi o de nos revelar quem Deus é, bem como o seu infinito amor, o que ele fez na cruz do calvário. Ele (Jesus) é a imagem visível do Deus invisível,Colossenses 1:15
" O qual é imagem do Deus invisível,..." O Espírito Santo é o Espírito de Deus que se manifesta dentro da dimensão do mundo criado, é o mesmo Espírito de Cristo,que habita no coração do homem redimido.
Se Deus não tivesse se manifestado em carne, nunca conheceríamos o Pai e nunca poderíamos estar em sua presença, pois havia um grande abismo entre nós e Deus, que o Filho transpôs, pelo véu da sua carne, rasgado pela sua morte, estabelecendo assim, uma ponte, pela sua ressurreição, um caminho de volta para o Pai. Aquele a quem a bíblia refere-se como o Espírito Santo é o mesmo e único Deus, Ele é Jesus em nós. É Ele quem, dentro de nós, transforma-nos à imagem de Deus. Este é o eterno propósito de Deus (Gênesis 1:26)
"26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;"
Quando dizemos que oramos ao Pai, não queremos dizer que estamos orando a uma pessoa distinta do Filho ou do Espírito Santo, estamos falando de um só, só que na dimensão de sua eternidade, O Deus que realmente Deus é, aquele que está nos céus. Estamos falando de Jesus só que na sua condição Divina e eterna.
Em Isaías 9:6b, o profeta ao falar de Jesus diz:
"e se chamará o seu nome:... Deus Forte, Pai da Eternidade,..."
Quando falamos do Espírito Santo estamos falando de Jesus, só que como o Espírito de Cristo.
Romanos 8:9
"9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Temos conhecido a Jesus como o filho de Deus, precisamos conhece-lo como Espírito e como Pai.
I Coríntios 15:45
"45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante."
A ORAÇÃO É, PRIMEIRAMENTE, PARA CONHECERMOS A JESUS COMO PAI, conhecermos a Ele como o Deus eterno, infinito, soberano, onisciente, onipotente, amoroso, santo, justo, sábio e outros infinitos e eternos atributos...
Daí a necessidade de buscarmos um lugar secreto, verso 6, onde possamos ter comunhão com nosso Deus, onde possamos conhece-lo como Pai.
Os farizeus gostavam de orar em público para serem vistos pelos homens, mas não tinham conhecimento de Deus. Não conheciam a Deus como Pai, por isso, quando o Pai se manifestou em carne como o Filho, eles não o reconheceram. Nos dias de hoje o Pai tem se manifestado como o Espírito Santo, que é o Espírito de Cristo e muitos não o tem reconhecido. Por que? Porque eles não têm conhecido o Pai.
João 17:3
"3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".
Precisamos conhece-lo.




Um comentário:

  1. É interessante que os crentes se apegam tanto a Gn 1.26(façamos...) e não olham para Isaías 6.1-9/Isaias 44.6;24/etc; pois são textos que declaram um Deus único criando tudo e sempre sendo servido por anjos. Gostaria de propor uma pergunta aos defensores da Trindade: Quando vcs forem para a glória, irão estar na presença de quantos Deus(es)?. Se eu partir agora tenho por certo que estarei diante do ùnico e soberano Deus e Senhor Jesus Cristo(Judas 4).

    ResponderExcluir