domingo, 10 de abril de 2011

EMANUEL





I saías 9:6
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

É interessante ressaltar que em nenhum lugar na bíblia encontramos a expressão: “ETERNO FILHO DE DEUS”, nem muito menos “DEUS FILHO”, simplesmente por que não existe e nem pode existir um “Deus Filho”. Deus é um só. Se Ele gerasse um filho, como uma PESSOA distinta da pessoa dEle mesmo, como afirma a doutrina da Trindade, esta pessoa não seria Deus. Por que? Porque teria passado a existir como uma pessoa autônoma a partir do momento de sua geração. Deus não tem começo de dias, nem fim de existência, Ele é ETERNO, portanto COMO DEUS, Deus não pode ser gerado. Sustentar a doutrina de UM DEUS FILHO, uma pessoa distinta do Pai é lançar as bases para crença ARIANA das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, pois eles ensinam que Jesus é um ser divino, a primeira das criaturas, pois é o filho de Deus gerado no céu. Se foi gerado, nem sempre existiu, portanto não pode ser IGUAL A DEUS.
Alguém vai dizer: Jesus sempre existiu como filho na eternidade.
Só que isso, além de ser um contra censo, pois um filho, para ser filho, tem que ter sido gerado por um pai, senão não será filho de forma alguma, em nenhum lugar da bíblia, nem no Velho, nem no Novo testamento, encontraremos a menção de um "filho eterno de Deus".
Veja o que a bíblia diz em ISAIAS, ali Jesus é chamado de PAI DA ETERNIDADE. Se Ele fosse o "Eterno Filho de Deus", ele deveria ser chamado de FILHO DA ETERNIDADE.
Assim se Jesus foi gerado na eternidade como filho de Deus, ele não pode ser Deus. Se sempre existiu como "Filho Eterno", Ele não pode ser filho.
A doutrina da trindade é a doutrina mais contraditória que já foi inventada.

Mateus 1:23
23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Atos 13:33
33 Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.

Hebreus 1:5
5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
Hebreus 5:5
5 Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.
Lucas 1:35
35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

A bíblia, ao afirmar: HOJE TE GEREI, deixa claro que O HOMEM Jesus foi gerado no tempo. Este homem é o filho de Deus. Gerado no ventre de Maria pelo Espírito Santo, que é o Espírito de Deus Pai, e não uma “OUTRA PESSOA” Divina, pois se isso fosse assim, Jesus teria dois pais, O PAI e o ESPÍRITO SANTO.
O que foi gerado pelo Espírito de Deus foi uma natureza humana para que Deus pudesse estar conosco. Assim Jesus tornou-se o EMANUEL.
Ninguém duvida que Jesus possui duas naturezas. A dificuldade, para muitos, parece estar em como estas duas naturezas se relacionam na pessoa de Jesus.
Examinando as escrituras entendemos que, como Deus, Jesus é o Pai da eternidade, como as escrituras o chamam, mas como homem, ele é o filho unigênito de Deus.
Mas como Jesus pode ser filho dele mesmo?
Isso é mais simples de se explicar do que tentar provar que DEUS É UM SÓ mesmo sendo três pessoas distintas, argumentando que a unidade está na substância. Três pessoas distintas com a mesma substância são de fato três deuses feitos da mesma coisa e não um único Deus.
Com respeito ao filho de Deus, o que a Palavra de Deus nos mostra é que a NATUREZA HUMANA de JESUS foi gerada por sua  NATUREZA DIVINA.
É o homem Jesus que é filho de Deus, o Pai.
Não temos com isso duas pessoas? Não! Temos com isso UMA PESSOA com duas naturezas totalmente distintas.
Vejamos o que diz a bíblia em Filipenses 2:5-11 e João1: 1 e 14:

Filipenses 2:5-11
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

João 1:1 [3]
1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

João 1:14
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Estes testos deixam claros que Jesus é o próprio Deus, mas que ele veio ao mundo EM FORMA humana. Ele se esvaziou de sua natureza divina para vir aqui. Fazendo isso, Ele não deixou de ser Deus, pois Deus não pode deixar de ser Deus, mas esse mesmo Deus pode vir em uma outra natureza. Jesus não veio como um Deus que possuia uma natureza humana, se fosse assim, ele não seria verdadeiramente humano. Jesus tornou-se um ser humano e veio aqui sem a sua natureza Divina. Agora precisamos entender isso. Para vir ao mundo, não foi apenas uma questão de assumir outra natureza, Jesus se esvaziou de sua natureza Divina, Jesus de fato se fez homem, nascendo como uma criança, crescendo e se desenvolvendo como uma pessoa humana. Aquele Jesus que andou entre nós era realmente um homem. Ele não era um ser divino humanizado. De fato o VERBO SE FEZ CARNE para vir a terra. Poderíamos até falar de uma distinção da PESSOA DIVINA E DA PESSOA HUMANA DE DEUS, isso em termos de atributos e natureza e não em termos de caráter e personalidade.
A bíblia chama isso de mistério da piedade:
I Timóteo 3:16
16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
É por isso que o Filho precisava orar ao pai. É por isso que ele não
Podia dizer ou fazer nada de si mesmo, não por ser outra pessoa e sim por estar limitado em sua condição humana.

João 14:10
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

Deus ao assumir uma natureza humana, se fez homem de verdade, uma natureza totalmente distinta da que possuía como Deus. O que mudou não fora a sua condição Divina no céu, por que Deus é imutável, mas agora possuía uma condição humana na terra, por isso o Filho era totalmente dependente do Pai.
Como homem, Jesus nasceu como uma criança precisou ser cuidado e ensinado, cresceu e se tornou um homem. Sua mente era uma mente humana. Precisou receber o Espírito Santo para poder iniciar seu ministério, pois nada podia fazer de si mesmo. O que ele ouvia do Pai, ele obedecia. Seus ensinamentos e milagres não eram dele mesmo e sim do Pai.
Portanto não tem sentido algum esse questionamento que alguns fazem de que se Jesus e o Pai são a mesma pessoa, com quem ele falava?
Essa situação não é prova de distinção de pessoas e sim de distinção de natureza e condições de existência.
Uma coisa é subsistir em forma de Deus e outra é subsistir em forma humana.
Como homem Jesus não era onisciente, nem onipresente, nem onipotente. Não sabia “quem o havia tocado”, nem muito menos “quando voltaria na terra”. Possuía uma vontade humana, emoções humanas, dizia que o Pai era maior do que ele e que bom era só Deus, mesmo que jamais tenha cometido pecado.
Havia um propósito para Deus sair de Deus e se fazer homem;
EFÉSIOS 5: 31 e 32:
31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Esse deixar a casa do Pai e se unir a sua esposa, ou seja, ser uma só carne com ela, é o grande propósito de Deus, manifesto na encarnação.
Quando Deus criou o homem, era seu eterno propósito se unir ao homem e se relacionar com a sua criação. Esse plano iniciou-se com Adão, mas por causa do pecado, este e toda a sua descendência não podiam expressar a vida de Deus, daí  o propósito da encarnação, onde o próprio Deus torna-se homem e cumpre, Ele mesmo, este plano, o de se unir ao homem:

I Coríntios 15:45 [2]
45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

I Coríntios 15:47 [2]
47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu.

Romanos 5:12
12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Romanos 5:15
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

 Romanos 5:19
19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.


I Coríntios 15:21 [2]
21 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

I Timóteo 2:5
5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 
I João 5:20
20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Jesus é o EMANUEL.
Pr. Paulo David









Nenhum comentário:

Postar um comentário