sábado, 30 de abril de 2011

A PALAVRA DE DEUS, O SÁBADO E AS SETE FESTAS DE ISRAEL


PARTE 1 – A PALAVRA DE DEUS E O SÁBADO
Pr. Paulo David


Levítico 23

Levítico 23
1 DEPOIS falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:
3 Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.
4 Estas são as solenidades do SENHOR, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado:
5 No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do SENHOR.
6 E aos quinze dias deste mês é a festa dos pães ázimos do SENHOR; sete dias comereis pães ázimos.
7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis;
8 Mas sete dias oferecereis oferta queimada ao SENHOR; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
9 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
11 E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
12 E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao SENHOR,
13 E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR, e a sua libação será de vinho, um quarto de him.
14 E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.
15 Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.
16 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao SENHOR.
17 Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao SENHOR.
18 Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao SENHOR, com a sua oferta de alimentos, e as suas libações, por oferta queimada de cheiro suave ao SENHOR.
19 Também oferecereis um bode para expiação do pecado, e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico.
20 Então o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o SENHOR, com os dois cordeiros; santos serão ao SENHOR para uso do sacerdote.
21 E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.
22 E, quando fizerdes a colheita da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
23 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação.
25 Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR.
26 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
27 Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR.
28 E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR vosso Deus.
29 Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.
30 Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.
31 Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.
32 Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
33 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias.
35 Ao primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
36 Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis.
37 Estas são as solenidades do SENHOR, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio;
38 Além dos sábados do SENHOR, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao SENHOR.
39 Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do SENHOR por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso.
40 E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o SENHOR vosso Deus por sete dias.
41 E celebrareis esta festa ao SENHOR por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis.
42 Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas;
43 Para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
44 Assim pronunciou Moisés as solenidades do SENHOR aos filhos de Israel.

Ao lermos a epístola aos Hebreus entendemos que O VELHO TESTAMENTO está repleto de figuras, símbolos, sombras e parábolas de verdades espirituais que nos seriam reveladas na plenitude dos tempos pelo EVANGELHO de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS manifesta em carne, que se manifestou aos homens como homem, a quem as escrituras chamam de o filho de Deus e filho do homem. Ele é chamado de filho de Deus em razão de ter deixado no céu a sua condição de PAI DA ETERNIDADE, INFINITO, ONISCIÊNTE, ONIPRESENTE E ONIPOTÊNTE, esvaziando-se a si mesmo e tornando-se homem, e em condição humana é chamado de filho do homem, como afirma as escrituras.

 João 3:13
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

Jesus afirmou : o Filho do homem está no céu.
Como? Ele estava ali falando. Ele estava na terra.
Como o Filho do homem estava no céu?
Como Deus. Como o Pai da Eternidade.

I Timóteo 3:16
16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

Se no velho testamento estão as sombras, as figuras e as parábolas, EM JESUS ESTÁ A REALIDADE.
EM JESUS SE CUMPRE TODAS AS COISAS.

Mateus 5:17
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Essa declaração de Jesus tem sido mal compreendida. Muitos entendem que Jesus estava dizendo que a Lei ainda deveria ser guardada, mas Ele não disse isso. O que Ele disse era que Ele não veio para destruir a Lei e sim veio para cumpri-la. E Ele cumpriu. Você consegue entender isso? ELE CUMPRIU TUDO. Só Ele poderia cumprir. Nós nunca podemos e nunca vamos poder cumpri-la. Ele em nós pode cumpri-la em nós, Nós sozinhos nunca poderemos. Você entende isso? É por isso que ELE mesmo veio em Espírito. O ESPÍRITO SANTO é ELE em nós. Não é outro. Não é uma “outra pessoa divina”.
Você já se perguntou por que o ESPÍRITO SANTO pode habitar em nós apesar de sermos pecadores? É porque ELE já habitou conosco e agora ELE pode estar em nós:



João 14:16-23
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas ( não o Iscariotes ): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

JESUS é o ESPíRITO SANTO. É o que ele revela aos discípulos nessa passagem.
“Habita convosco e estará em vós,”
“Voltarei para vós”,
“e eu em vós”,
“ e faremos nele morada”.

Colossenses 2: 16-17:
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Romanos 15:4 [2]
4 Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

Precisamos interpretar o Velho Testamento como Jesus e os Apóstolos o interpretavam. Todas as profecias, cerimônias, sacrifícios e qualquer outra coisa do Velho Testamento se cumprem em Cristo Jesus. Esse é o princípio e chave da interpretação correta das Sagradas Escrituras. A Palavra Escrita só pode ser entendida à luz de JESUS, A PALAVRA ENCARNADA. Mesmo o Novo Testamento, precisa ser interpretado à LUZ DO ESPÍRITO DE CRISTO, pois conforme o Apóstolo Pedro, existem coisas difíceis de entender:
“ Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.”
I Pedro 3:16.
Na história do Povo de Deus sempre tem sido um grande ERRO tentar interpretar a Palavra de Deus de forma literal e legalista:

“O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.” II Coríntios 3:6 [2].

Escribas e Fariseus fundamentaram sua “religião” na interpretação literal das Escrituras e assim tem sido com o chamado fundamentalismo religioso “cristão” que acabou reduzindo a bíblia a um livro de regras e tradições.
Não se escandalizem e entendam o que vou dizer agora, o fundamentalismo religioso estabeleceu um conceito errado sobre a PALAVRA DE DEUS, ao afirmar ser a bíblia A PALAVRA DE DEUS. Em nenhum lugar na bíblia encontramos esse ensinamento. A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS É O SENHOR JESUS CRISTO.

 João 1:1 [3]
1 NO princípio era o Verbo (A PALAVRA), e o Verbo (PALAVRA) estava com Deus, e o Verbo (A PALAVRA) era Deus.
João 1:14
14 E o Verbo (APALAVRA) se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

A Bíblia é a revelação escrita da PALAVRA DE DEUS. Ela foi INSPIRADA POR DEUS.
A Palavra não é um LIVRO ou LIVROS.
A PALAVRA  é a MANIFESTAÇÃO do ÚNICO DEUS.
Antes da criação, antes do princípio, só havia DEUS, aí ELE disse e veio o princípio de tudo, a criação de todas as coisas. E como Ele criou todas as coisas? Pela palavra:
Hebreus 11:3
3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Essa PALAVRA ou LOGOS (RAZÃO) e que é traduzida em nossa bíblia por VERBO não era algo distinto da pessoa de Deus, não era um anjo ou a primeira das criaturas divinas, nem um deus menor ou segunda pessoa da trindade. A PALAVRA é o próprio DEUS que se manifesta, é a imagem do DEUS invisível, é a expressão daquele que é Eterno, Infinito e Imarcescível. Com a criação surge a dimensão do tempo e do espaço e quantas dimensões que Deus tenha criado, surgem os elementos e as substancias, sejam elas materiais neste universo ou espirituais no céu, pois Deus criou os céus e a terra, os mundos como fala o escritor aos hebreus e Paulo aos Colossenses:

Colossenses 1: 15-17
15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
A bíblia afirma aqui que tudo foi CRIADO POR ELE E PARA ELE.
Ele é DEUS FALANDO, é DEUS AGINDO, A PALAVRA DE DEUS.
A “teologia” que tomou o lugar do CONHECIMENTO DE DEUS acabou por abandonar a verdadeira PALAVRA DE DEUS que é o SENHOR JESUS CRISTO e baseada na LETRA e na MENTALIDADE de cada época, influenciada inicialmente pela idolatria e misticismo GRECO-ROMANO e posteriormente pelo racionalismo e humanismo moderno, criou o que são hoje os FUNDAMENTOS do  CRISTIANISMO MUNDANO. Esses fundamentos consistem em:
-Uma concepção errada sobre a pessoa de Deus, a doutrina da TRINDADE, baseada na sabedoria humana.
-Um conceito errado sobre a PALAVRA DE DEUS, o fundamentalismo religioso baseado na letra das Escrituras.
-Um conceito errado sobre a salvação, UM EVANGELHO intelectualizado, legalista e emocional, sem  CRUZ ( Um verdadeiro arrependimento), sem PODER ( O batismo do Espírito Santo) e sem SANTIDADE (Vidas que expressam a vida de Cristo).
-Um conceito errado sobre a IGREJA, hoje mais uma instituição baseada na organização humana, do que um organismo vivo, O CORPO DE CRISTO NA TERRA.
Se como povo de Deus queremos nos libertar desses embaraços, SAIR DESSA BABILÔNIA, precisamos entender mais sobre A PALAVRA DE DEUS nas Sagradas Escrituras. Vejamos o que a bíblia em todos as suas passagens e ensinamentos, seus livros, capítulos e versículos nos ensinam sobre O SENHOR JESUS CRISTO. É isso que devemos procurar nas Escrituras Sagradas:

João 5:39
39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

João 17:3
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.


O SÁBADO

Levítico 23: 1-3
1 DEPOIS falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:
3 Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.



O que é o sábado?
No antigo testamento era um dia a ser guardado, o sétimo dia, um dia de descanso, um dia de santa convocação.
A pergunta que devemos fazer é: Qual o significado do sábado no Novo Testamento? É um mandamento da lei que deve ser cumprido hoje literalmente como o era na antiga aliança?...
Terá o sábado mudado para o domingo como ensinado hoje pelo fundamentalismo religioso?
Analisemos as Escrituras:

Efésios 2:15 A
15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças,

 Mateus 12:8
8 Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.


Hebreus 3:11
11-Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.

Hebreus 3:18
18 E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

Hebreus 4:1
1 TEMAMOS, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.

Hebreus 4:3 [2]-5
3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
4 Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.

Hebreus 4:8-11
8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.
9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.



Mateus 11: 28-30
 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

“POEQUE NÓS, OS QUE TEMOS CRIDO, ENTRAMOS NO REPOUSO,”
Hebreus 4:3

A própria Escritura nos revela  A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS, por trás do mandamento do SÁBADO.
Ela nos mostra que este mandamento de descanso semanal apontava para o DESCANÇO da SALVAÇÃO em CRISTO JESUS.
Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos”, “sobrecarregados” em outra tradução, “ e eu vos aliviarei”. Não é isso que ocorre conosco quando encontramos o Salvador e nos rendemos a Ele? Ele prometeu: “e encontrarei DESCANSO para as vossas almas.” Não era para esta tão maravilhosa salvação que o mandamento do sábado apontava?
Quando encontramos com JESUS o nosso SALVADOR, e pela FÉ, aceitamos a salvação que Ele nos deu na cruz do calvário. Quando vemos nossos pecados castigados em Jesus, o fardo, de pecados que carregamos, cai diante daquela CRUZ e entramos espiritualmente no DESCANÇO DE DEUS.
É por isso que JESUS disse em João 5:17:
“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” Mas a bíblia não diz que Deus descansou no sétimo dia?
Sim, em relação à criação, mas a própria bíblia fala, com respeito ao DIA DO SENHOR, de um descanso na consumação dos séculos, no REINO ETERNO DE DEUS.
Assim sendo O VERDADEIRO DESCANSO é  o descanso da PAZ COM DEUS:

Romanos 5:1
1 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

Gálatas 2:16
16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Para entendermos melhor sobre este SÁBADO e como ele se aplica no grande plano de Deus vamos dar uma olhada nas SETE FESTAS DE ISRAEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário