terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Meu Querido Inimigo



Pr. Paulo David- Voz da Verdade
Segundo as Escrituras, os filhos de Deus têm de enfrentar nesta vida três grandes inimigos, infelizmente o terceiro deles nos é muito querido, dificultando nossa luta contra esse inimigo. Mas antes de falarmos diretamente deste “querido inimigo”, vamos falar um pouco dos dois primeiros, cuja força em nossa vida vem do terceiro.
I- O Primeiro Inimigo: Aquele que quer nos tragar.
I Pedro 5:8  “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”

O Primeiro destes obviamente é o próprio Satanás e se fosse pedido a cada cristão deste mundo que fizesse uma lista, enumerando os principais inimigos espirituais, este apareceria em todas elas ocupando o primeiro lugar. É por isso que este inimigo declarado, precisa agir com astúcia e sagacidade, de forma a não ser reconhecido em suas investidas. É assim desde o princípio.
Gênesis 3:1ª  “ ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse:...?”
Esta passagem mostra como o inimigo nº 1, com grande astúcia, introduziu o pecado no mundo, apresentando-se no Éden sob o disfarce de uma serpente.
Isto nos revela no mínimo duas coisas sobre Satanás:
Primeiramente o fato de que ele nunca se apresenta como ele mesmo;
Segundo, que a mentira sempre tem sido sua estratégia de ataque.

João 8:44 B “... Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”

II- O Segundo Inimigo: Aquele que quer nos seduzir.

O Segundo inimigo está intimamente relacionado ao primeiro, pois deste recebeu todo o seu poder.
Apesar disso, ao contrário do inimigo nº 1, este outro inimigo, nem sempre é reconhecido como inimigo, pois se apresenta a nós de forma atraente e sedutora. Este inimigo é o MUNDO!
Jesus falando deste inimigo disse em João 15: 18-19:

18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Muitos dos filhos de Deus encontram-se de tal forma, entorpecidos e iludidos com as mentiras do mundo, que as palavras de Jesus declarando que: “o mundo vos odeia” parecem difíceis de aceitar. Assim a primeira parte do verso 19 que diz: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu”, acaba se tornando um constrangedor sinal de apostasia a quem não se enquadra nesta realidade.
Ao lermos sobre a tentação de Jesus no deserto entendemos como o mundo, originalmente criado por Deus para o homem, veio a se tornar nosso inimigo?
Lucas 4:6
“E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.”
Quando Adão, cedendo à tentação de Satanás, caiu em pecado, não foi apenas ele que caiu. Sua queda trouxe outras conseqüências. Uma delas foi que Adão acabou entregando o domínio deste mundo para Satanás.
Gênesis 1:26  “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra,....”
Assim o pecado entrou no mundo e contaminou todos os filhos de Adão, não por herança hereditária como ensinava Agostinho, pois o pecado foi uma transgressão moral e pessoal e não pode ser passado de pai para filho, mas a partir do pecado de Adão, o mundo foi contaminado, contaminando seus descendentes, e estes, os descendentes destes, chegando até nós.
Romanos 5:12  “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”
Não podemos esquecer que com o pecado,  o mundo deixaria de ser o resultado da criação Divina e passaria a ser d’agora em diante uma construção humana.
Apocalipse 13:4 “ E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? “
Em apocalipse o Diabo que se apresenta em Gênesis como a serpente é nos apresentado no fim como o Dragão e o mundo é chamado de a “Besta”. Nesta passagem podemos ver claramente que o poder do mundo veio do Dragão, a antiga Serpente.
Isso concorda com as declarações de João em I Jo 2: 15-18:
15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
18 Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.

João nos esclarece como o mundo se opõe a Deus e aos seus.
Isso acontece através da CONCUPISCÊNCIA, onde o ser é dominado por aquilo que cobiça. Existe no mundo contaminado pelo pecado uma força de atração que atua sobre a nossa natureza humana também contaminada pelo pecado deste mundo.
Essa força maligna atua sobre nossos olhos, sobre nossa carne e sobre nosso ego.

III-  O Terceiro Inimigo: Aquele que quer se exaltar.

Vamos recapitular o que vimos até aqui.
Vimos que os filhos de Deus têm de enfrentar três grandes inimigos. O primeiro é Satanás, conhecido por todos os cristãos como inimigo por excelência.
Vimos que por essa razão, Satanás se esconde por traz do mundo para, através deste, se opor ao cristão, pois é mais difícil identificar o mundo como inimigo, e nisso Satanás leva vantagem sobre muitos.
O mundo contaminado pelo pecado torna-se um ambiente de CONCUPISCÊNCIA, e esta por sua vez age pelos nossos olhos, pela nossa carne e acima de tudo pelo nosso EGO.
EGO, o nosso terceiro inimigo e o mais mortal deles.
O EGO, ao contrário de Satanás, que é um inimigo reconhecidamente mau, e do mundo, que com maior ou menor entendimento, se nos apresenta como enganoso, é sem sombra de dúvidas o mais perigoso e o mais mortal de todos os inimigos. Por quê? Por que talvez este inimigo seja aquele a quem nós mais amamos.
Quando Deus nos criou ele nos deu algo precioso, o nosso EGO. O EGO é o nosso “Eu mesmo”, é o que faz de homens e Anjos seres livres como Deus. Mas esta liberdade pode ser benção e maldição. No caso de Lúcifer, Anjo criado por Deus livre e bom, a exaltação de seu próprio EGO o levou a queda.
Chamamos a exaltação do EGO de EGOISMO, a essência do PECADO.
Isso faz do “EGO” um inimigo maior e mais perigoso que o próprio Satanás. Pois foi ele quem o derrubou.
Já pensaram sobre isso alguma vez? Satanás foi derrubado pelo seu próprio EGO.

IV-  A Cruz: Vitória contra Satanás, contra o mundo e contra um EGO exaltado.

João 12:31 “ Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.”

 João 16:33 “ Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Marcos 8:34 “ E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.”

Quando o Senhor Jesus venceu na cruz do calvário, a maldição do pecado foi quebrada, Satanás foi derrotado definitivamente e o mundo foi tomado de volta.
Cristo na cruz, incondicionalmente, pois fim ao poder do primeiro e do segundo inimigo.
Quero agora chamar a atenção de todos que lêem este artigo para a relação da cruz com o terceiro inimigo. Na CRUZ está o poder para vencer este que é o mais terrível dos inimigos, não se esqueça o EGO foi quem derrubou a Satanás.
Repito: Na cruz está o poder para vencer este inimigo. Mas diferentemente de Satanás e do Mundo, inimigos externos a nós mesmos, e que foram vencidos incondicionalmente pela cruz de Cristo, a vitória sobre o EGO exige de nós uma disposição de NEGARMOS A NÓS MESMOS, tomando a NOSSA CRUZ a cada dia.
Contraditoriamente o “EU MESMO” só pode ser vencido a partir de uma disposição de “EU MESMO” em tomar a cruz, e isso a cada dia.

Deus não quer destruir este inimigo e sim conquistá-lo para Ele, mas pouco pode fazer na vida daquele que, acariciando a si mesmo, continua a tratar seu EGO exaltado como: “meu querido inimigo”.









Nenhum comentário:

Postar um comentário