domingo, 17 de fevereiro de 2013

GÊNESIS: O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS Parte 3: Introdução



Pr. Paulo David

O Deus de Abraão, de Isaque, e de Jacó: A verdade sobre O Pai, O Filho e o Espírito Santo.

Êxodo 3:6a
“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.
Hebreus 11: 8-10
8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

Deus se apresentou a Moisés como o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. Você sabe o porquê disso?
Nesse estudo vamos ver que Deus, que é um só, para cumprir o seu eterno propósito, revela a si mesmo, como O Pai. O Filho e o Espírito Santo.
Muitos entendem, com isso, que possa haver na Divindade três pessoas distintas e que, quando a bíblia afirma ser Deus um só, isso seria apenas em substância. Mas será isso o que a bíblia nos revela? Teria essa concepção da Divindade algum respaldo bíblico?
Se examinarmos toda a Escritura veremos que o que ela nos ensina sobre Deus é que há um único Deus, e com isso ela quer dizer, uma só pessoa Divina. Um único ser em substância e pessoa. Deus para ser Deus, além de Eterno, Infinito, Onisciente, Onipotente e Onipresente, incompreensível e imarcescível, Ele tem que ser único, pois não há na eternidade e infinitude de um Deus, lugar para outro. Este Deus, ao criar todas as coisas, o Fez pela sua Palavra, sendo essa Palavra, a manifestação deste único Deus. A Palavra de Deus não pode ser uma “outra pessoa” distinta daquele que a manifesta. Isso seria um contra senso, pois a Palavra procede de Deus sendo a expressão deste. Este Deus único é o Pai da Eternidade.
Este Deus e Pai eterno, não apenas se manifestou pela Palavra, mas segundo seu propósito, veio ao mundo como homem. A bíblia chama isso de Mistério da Piedade:

I Timóteo 3:16
“E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.”

João 1:14
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Assim a Pessoa de Jesus não é uma “outra pessoa” da Divindade e sim a Pessoa de Deus Pai, que pelo seu eterno propósito, na encarnação, tornou-se também uma pessoa humana, o Filho.

Jesus também não é uma “segunda pessoa” da Divindade, nem uma criatura “divina”,criada por Deus no céu, como se fosse possível haver uma “criatura divina”. Se é Divino não pode ter sido criado.
Não! Não é isso que ensina as Escrituras.
As Escrituras ensinam claramente que Jesus é Deus, e como tal, o Único Deus.
A bíblia ensina que Jesus é o próprio Deus que pela ENCARNAÇÃO, tornou-se homem para cumprir seu eterno propósito.

Esse Jesus homem é chamado de O Filho de Deus. E por que ele é filho?  Porque verdadeiramente saiu do PAI.

Em nenhum lugar das Escrituras encontramos a expressão Deus Filho, pois não pode haver um Deus Filho. Se é filho não pode ser Deus porque Deus sempre existiu. Para ser filho tem que ter sido gerado por um Pai e aí teria passado a existir a partir de sua geração. Aí não seria Deus.

O que a bíblia nos ensina é que Jesus homem é o Filho de Deus. E este foi gerado como homem.

 Hebreus 1:5
“Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? “

Ele é filho de Deus porque saiu do Pai e foi gerado como homem.

João 16:28
“Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.”

 João 14:10
“Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.”

Sim Jesus tem duas naturezas, a humana enquanto FILHO e a Divina enquanto PAI. E estas naturezas, por causa da ENCARNAÇÃO não se misturam, caso contrário, Jesus não seria verdadeiramente homem, nem verdadeiramente Deus.

Jesus quando veio ao mundo viveu em total dependência do Pai que NELE estava pelo SEU ESPÍRITO, que igualmente não é uma “outra pessoa” ou “terceira pessoa” da Divindade e sim o Espírito de Deus o Pai.

João 14:11
“Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.”

Jesus não se refere ao Espírito Santo que estava nele como “outra pessoa” distinta do Pai. Ele afirma que O PAI estava nele.

João 4:24
“ Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

 Mateus 1:18
“ Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.”

Mateus 1:20
“E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;”

Jesus chama Deus de Pai. A bíblia afirma que Maria, mãe de Jesus, o concebeu do Espírito Santo. Como é então que muitos acreditam e ensinam que o Espírito Santo é “uma outra pessoa” na Divindade? Tem Jesus dois Pais?

O Espírito Santo é o próprio Deus Pai, o Deus Infinito e Eterno manifestando-se num mundo Finito e temporal. Pelo Espírito Deus se manifesta dentro do próprio homem. É o Infinito dentro do Finito, o Eterno dentro do Temporal.

A distinção do Pai, e do Filho e do Espírito Santo não é de “pessoa” e sim de NATUREZA e DIMENSÃO para o cumprimento do plano de Deus.

Alguém poderia perguntar: Se O Pai e Filho são a mesma pessoa por que vemos Jesus orar ao Pai e o Pai falando com Ele? A resposta a esta questão é encontrada quando entendemos o que de fato ocorreu com a Encarnação.
Na encarnação Jesus não passou a ser Deus manifestando-se em forma humana. Ele realmente tornou-se um homem. Ele deixou o Pai, ou seja, deixou todos os seus atributos Divinos de Natureza assumindo a limitação e fraqueza humana. Ele, enquanto homem, não tinha apenas um corpo humano, mas também uma mente, uma alma e um espírito humano. Isso quer dizer que, num certo sentido, pela condição e limitação humana, Deus acabou tornando-se uma “OUTRA PESSOA” distinta de sua pessoa Divina. A pessoa de Jesus homem, sua mente, caráter e personalidade desenvolveu-se, em termos de humanidade, como o de qualquer pessoa. Caso contrário ele não seria humano.
A relação entre o Pai e o Filho só podem ser realmente compreendidas se de fato encararmos a realidade da ENCARNAÇÃO.
Deus na encarnação saiu de si mesmo assumindo a condição humana, e nesta condição, tornou-se também uma pessoa humana, tão distinta de sua pessoa Divina como o tempo é da eternidade.

Assim entendemos toda limitação de Jesus enquanto homem e certas declarações das escrituras tais como:

Mateus 19:17a
“E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus.”

João 14:28
“ Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.”

Marcos 13:32
“ Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.”

Hebreus 5:8
“Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.”

A encarnação sempre fez parte do eterno propósito de Deus, o de ser um com o homem.
Paulo em EFÉSIOS fala a respeito deste MISTÉRIO:

EFÉSIOS 5: 31 e32
31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

Em seu eterno propósito, para se unir ao homem, o Senhor Jesus deixou o Pai, sua condição Divina, assumiu a nossa condição humana tornando-se assim como nós, já que para nós era impossível nos tornar como Deus.

Compare esse Mistério de Efésios 5: 31 e 32 com o de I Timóteo 3:16.

Mas o propósito de Deus em se unir ao homem não terminou com a ENCARNAÇÃO da Divindade. Quando o homem Jesus ressuscitou diz a bíblia que Ele subiu ao céu e foi GLORIFICADO, assentando-se à direita de Deus Pai. Isso significa que Deus tornou-se homem e agora, como homem, depois de vencer o pecado e a morte, Ele, como homem, foi revestido da Glória Divina.
Isso encontramos em Filipenses:

FILIPENSES 2: 5-11:
 5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

João 17:5
“ E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.”

Tudo isso Deus fez por amor de nós. Querendo, segundo seu propósito eterno, compartilhar conosco a sua glória. Isso é maravilhoso. Jesus o Pai, torna-se homem, o Filho. Depois de vencer como homem é Glorificado pelo Pai e torna-se um conosco pelo seu Espírito.

Nessa condição de homem glorificado, o Filho pode nos conceder O SEU ESPÍRITO.
Leia João 14; 15-23:

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas ( não o Iscariotes ): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Veja o que Jesus afirma nessa passagem: “porque habita convosco, e estará em vós.” E “e meu Pai o Mara, e viremos para ele, e faremos nele morada.”

De quem Jesus está falando? Do Espírito Santo. Ele é uma “outra pessoa”?  Absolutamente não! É o mesmo e único Deus. Aquele que se fez homem e que agora, depois de glorificado, pode habitar dentro de nós.

Agora leiamos João 7:39:

João 7:39
“E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”

Não é esse o eterno propósito de Deus? Poder habitar no homem.
Isso não era possível devido ao pecado (Gênesis 6:3). Ele, como homem, destruiu o poder do pecado na cruz, agora, como Espírito, pode nos transformar à sua imagem.

Abraão nos ensina sobre o relacionamento com Deus como PAI. Isaque nos aponta para o FILHO de Deus e Jacó nos mostra como o ESPÍRITO SANTO trabalha para imprimir em nós a imagem de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário