sábado, 23 de fevereiro de 2013

GENESIS: O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS Parte 3B



O Deus de Abraão: Conhecendo a Deus O PAI e andando na sua presença.
Pr. Paulo David
Gênesis 12: 1-4
1 ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.  2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.  3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
O caminhar com Deus começa com uma Palavra que dele procede. Assim como  à Abraão, Deus quando nos chama para andar com Ele, Ele nos pede para deixar para traz a nossa “terra”,  a nossa “parentela” e a casa de nosso”pai”.
Lucas 14:26
“Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”

O chamado de Deus implica em “deixar” a sua terra, que aqui, significa abandonar os valores corrompidos deste mundo, a parentela, que fala de nossas relacionamentos errados e a casa de nosso pai, que fala das inclinações e atitudes erradas herdadas de nossos pais.
Sem esse deixar, não há verdadeiro arrependimento, sem esse deixar não existe verdadeira conversão.
Só a Palavra de Deus pode chamar o homem ao verdadeiro arrependimento. Mas muitas vezes fazemos como Abrão. Ouvimos a vós de Deus e saímos, MAS levamos conosco um “LÓ”.
Essa imperfeição em obedecer dificulta nosso caminhar com Deus e certamente nos trará problemas no caminho.
O chamado de Deus, além do “deixar” implica em partir para “uma terra” que Ele nos mostrará. Isso é andar por FÉ. Fé e andar num caminho que, apesar de não conhecermos de antemão, seguimos em confiança,  debaixo de uma Palavra de Deus.
Abrão é chamado de Pai da Fé, pois partiu em confiança debaixo de uma Palavra de Deus. Mas ele ainda era Abrão. Tinha Fé, mas ainda não era perfeito em obediência.

Gênesis 12:5- 10

5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
7 E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.
8 E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR.
9 Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o lado do sul.
10 E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.

A FÉ não dispensa a OBEDIÊNCIA. Abrão seguia levando consigo aquilo que devia ter deixado para traz. Agora Abrão ao enfrentar dificuldades (Fome), ele desce ao Egito(Mundo), e no Egito, se seguirmos lendo, veremos que Abrão teve que mentir, pois estava em temores.
Genesis 12: 11-20. Deus, O Pai, estava com ele, mas ele ainda não estava inteiramente entregue a Deus, O Pai.

Hebreus 12:6-10

6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.

Abrão teve que passar pela disciplina de Deus até ser perfeito em obediência.

No capítulo 13 de Genesis Abrão finalmente se aparta de LÓ. A obediência o leva a um novo encontro com Deus.

Genesis 13: 14-18

14 E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;
15 Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.
17 Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.
18 E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.

Andar por fé significa viver como peregrino e estrangeiro neste mundo, por isso Abrão habitava em TENDAS. Implica também numa entrega total e numa vida de oração, por isso Abrão edificava ALTARES. A vida de Abrão era uma vida de ALTAR e TENDAS.

Hebreus 11: 8-10
8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

Abrão ainda teria que enfrentar uma guerra para livrar seu sobrinho, e ao regressar deste combate, ele teria um novo encontro com Deus. Desta vez o Senhor apareceria a Ele como Melquisedeque, o eterno sumo sacerdote. Abrão veria pela Fé o Senhor Jesus.

Genesis 13:18-20

18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Esta é a primeira menção do Dízimo na bíblia. Muito antes da lei de Moisés. O Dízimo não se relaciona a Velha Aliança como afirmam alguns. Talves sim como LEI, mas Abrão deu o dízimo a Melquisedeque pela FÉ, espontaneamente. Não lhe foi pedido. Ele simplesmente o deu.

Hebreus 7
1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.

Gênesis 15
1 DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
2 Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
3 Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
4 E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.

No capítulo 15 a Palavra de Deus, O Pai, vem novamente a Abrão, revelando primeiramente algo sobre O Pai.  “eu sou o seu escudo e o seu galardão”. Deus também lhe promete um herdeiro.
Abrão apresenta um sacrifício a Deus e recebe uma visão do futuro de seu povo.

Mas no capítulo 16 Sarai, mulher de Abrão, querendo “ajudar” a Deus entrega a Abrão sua escrava para que ele tenha um filho com ela e a Palavra de Deus possa se cumprir. Essa decisão não nasceu da Palavra de Deus e sim da vontade da carne e o resultado foi ISMAEL pai dos Árabes, que até os dias de hoje impedem a descendência de Abrão de possuir plenamente a terra da promessa.

Acredito que foi nessa ocasião que surgiu o ditado: “Faça tua parte que eu te ajudarei”. Só pode!

Sarai ainda não tinha tido, ela mesma, um encontro com Deus.

No capítulo 17:1, Deus aparece a Abrão dizendo: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê perfeito”.

Deus agora quer tornar Abrão perfeito no seu caminhar com Ele. Nada de desobediência, nada de tentar ajudar a Deus.
Vamos ler todo o capítulo:

Gênesis 17
1 SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.
2 E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
3 Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
4 Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
6 E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
7 E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
8 E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
9 Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.
14 E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.
15 Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.
16 Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.
17 Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?
18 E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!
19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.
20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.
21 A minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara dará à luz neste tempo determinado, no ano seguinte.
22 Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus de diante dele.
23 Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele.
24 E era Abraão da idade de noventa e nove anos, quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio.
25 E Ismael, seu filho, era da idade de treze anos, quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio.
26 Naquele mesmo dia foram circuncidados Abraão e Ismael seu filho,
27 E todos os homens da sua casa, os nascidos em casa, e os comprados por dinheiro ao estrangeiro, foram circuncidados com ele.

Deus muda o nome de Abrão, cujo significado era “Pai exaltado”, para Abraão, “Pai de Nações”. Essa mudança é significativa, pois nos revela que o andar na presença de Deus, como fazia Abraão, é o que precisamos para termos nossas vidas transformadas.

Sarai também teve seu nome mudado para Sara. Enquanto que a mudança do nome de Abraão, naquele momento, está relacionado aos resultados de suas experiências com Deus, o de Sara está relacionado à promessa de Deus, o que a levaria a um encontro com Deus em Genesis 18: 1-16:

1 DEPOIS apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia.
2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
4 Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore;
5 E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.
6 E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos.
7 E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la.
8 E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram.
9 E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda.
10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
13 E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
14 Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.
15 E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste.
16 E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os.

Foi neste contexto que Abraão teve que enfrentar uma  outra situação relacionada a LÓ, onde viria a se colocar como intercessor em favor  de seu sobrinho e sua família,  pois Deus traria juízo sobre Sodoma, a cidade que eles haviam escolhido para viver.

Aqui tentaremos entender um pouco sobre intercessão.
A primeira coisa que precisamos entender sobre a intercessão é que a INTERCESSÃO não tem nada haver com compaixão humana e sim com a misericórdia de Deus e do peso de oração que Deus põe sobre alguém, que anda na sua presença.

GENESIS 18: 17-33

 17 E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço,
18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?
19 Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.

Outro aspecto importante da intercessão é que ela está relacionada à salvação e o livramento. Abraão não tentou dissuadir a Deus a não agir com justiça, e sim a não julgar o justo com o ímpio.

Ao lermos Genesis 18 e 19 vemos que Deus ouviu a oração intercessória de Abraão, e tirou Ló e sua família de Sodoma, mas infelizmente Sodoma foi junto no coração da mulher  de Ló e de suas filhas. Muitas vezes tomamos decisões erradas na vida e depois, ainda que nos arrependemos e corrigimos nossa rota, e Deus nos perdoe, ainda sim, temos que colher as conseqüências de nossos erros na vida daqueles que amamos e nos seguiram em nossos erros.

Gênesis 22
1 E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
11 Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
15 Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18 E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Chegamos finalmente ao capítulo 22 de Gênesis onde Deus prova a Abraão e Abraão prontamente obedece ao Senhor.
 Abraão agora é um homem transformado a imagem do Pai, e como Pai, está disposto a entregar o seu próprio filho.

Tiago 2:23
“ E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.”













Um comentário:

  1. Muito edificante, que o Senhor Jesus continue te usando a benefício de seu reino.

    ResponderExcluir