domingo, 24 de fevereiro de 2013

GENESIS: O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS Parte 3C



Pr. Paulo David
O Deus de Isaque:  Isaque  um tipo do Filho de Deus

Ao estudarmos a vida de Isaque percebemos que ele prefigura a vida de Jesus, o Filho de Deus,´
Neste estudo apontaremos 3 destes aspectos:
1-    O NASCIMENTO:
Isaque é chamado nas escrituras de FILHO DA PROMESSA, pois sobre ele repousava todas as promessas feitas ao Pai Abraão.
 Gênesis 28:14
“ E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;”
Essa descendência, esta relacionada também à semente da mulher de Genesis 3:15: “ E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Notemos aqui que as promessas feitas a Abraão recairiam sobre todas as famílias da terra, e não apenas aos descendentes naturais de Abraão.
Outro aspecto que faz de Isaque um TIPO de Cristo é o seu nascimento sobrenatural, pois Sara  não podia ter filhos.
Genesis 17: 15-19
15 Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.
16 Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.
17 Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?
18 E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!
19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

Jesus também veio ao mundo de forma sobrenatural pois foi concebido pelo PAI através de uma VIRGEM.
Isaías 7:14
“ Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.”

 Lucas 1:34 e 35
34  E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
35“ E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

João 1:14
“ E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

2-O SACRIFÍCIO:

Gênesis 22
1 E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
11 Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
15 Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18 E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.


Existem vários aspectos nessa passagem a ser considerados. O primeiro deles é que, o sacrifício de Isaque seria também o sacrifício de Abraão. Todas as promessas de Deus feitas a Abraão estavam em Isaque, Isaque era o filho de seu amor:

“ E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Genesis 22:2

Isso revela um importante aspecto da ENCARNAÇÃO e do sacrifício de JESUS.

João 3:16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

O sacrifício do Filho de Deus foi o sacrifício do próprio Deus. O sacrifício do Filho foi o sacrifício do Pai.

Não foi o caso de Deus ter enviado um ANJO ou um outro ser celestial para morrer pela humanidade. Não foi o caso do PAI , uma pessoa, ter mandado o Filho, outra pessoa para ser sacrificada. Não! Já vimos que pelas escrituras existe um só Deus e uma só pessoa Divina, e que, na ENCARNAÇÃO, o único Deus, a quem chamamos de Pai, assumiu uma natureza humana, tornando-se também uma pessoa humana, esse pessoa humana é o filho de Deus. Portanto a GERAÇÃO de Jesus como Filho de Deus aconteceu no tempo e não deu origem a uma “outra pessoa”, como ocorre quando um ser é gerado de um Pai e uma mãe. A pessoa humana de Jesus foi gerada da forma que vemos em Filipenses 2:5-7.

Filipenses 2:5-7:
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

Deus tornou-se um homem, esvaziando-se de sua condição Divina.
Foi assim que Jesus foi gerado no ventre de Maria. Deus tornou-se um embrião humano e se desenvolveu como um homem, tanto fisicamente como também como pessoa, após seu nascimento. Não que Deus tenha deixado de ser Deus, pois Deus não pode deixar de ser Deus. Mas a partir da ENCARNAÇÃO, Deus é Deus e é também homem. Ele é o PAI, mas também O FILHO.

O FILHO saiu do PAI. Não foi isso que JESUS disse de si mesmo:

João 16:28
“ Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.”

É por isso que podemos afirmar que o sacrifício de Isaque é TIPO do sacrifício de Jesus, pois ali Abraão se deu a si mesmo.
E esse sacrifício do Pai, ao entregar o Filho não se resume na experiência da CRUZ, pois na encarnação o PAI já estava se entregando ao assumir a condição humana.
O significado de João 3:16 vai muito além do entendimento humano, pois ali se nos é revelado que O PAI ao tornar-se homem, tornou-se FILHO para dar a sua vida pelos seus filhos, visto que, como Deus ele não poderia morrer em nosso lugar.

Hebreus 11: 17-19:
17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;
19 E daí também em figura ele o recobrou.

Isaque também, em figura, nos revela sobre a ressurreição, pois depois de morto no coração de Abraão, levantou-se vivo.
Veja o que disse Abraão a seus moços quando subiu com Isaque ao monte Moriá:

 “ E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.” Genesis 22:5

A Expiação iniciou-se na ENCARNAÇÃO e completou-se na CRUZ, sendo a RESSURREIÇÃO o resultado dessa. A RESSURREIÇÃO representa o novo homem segundo Cristo Jesus.

Romanos 6:5
“ Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;”

2-    O CASAMENTO:

Gênesis 24
1 E ERA Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo.
2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,
3 Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
4 Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.
5 E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste?
6 E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho.
7 O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.

João Batista o profeta de Deus recebeu a missão de preparar o caminho para o Senhor. Ele falando de sua missão, a compara com a preparação da esposa pra seu marido:

João 3:29
“Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.”

No livro de Apocalipse a Igreja, o Povo de Deus é comparado a uma ESPOSA preparada para seu marido.

Apocalipse 19:7
“ Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.”

Apocalipse 21:2
“E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.”

“Apocalipse 21:9
“E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.”

Apocalipse 22:17
“ E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.”

O casamento de Isaque e Rebeca é TIPO do casamento de CRISTO e de sua IGREJA.
Isaque não foi atrás de sua noiva, ele a esperou. Abraão enviou seu servo Eliezer para buscar para uma esposa para Isaque. Leia Genesis 24.

Não é isso que Deus está fazendo hoje? Enviando seu ESPÍRITO, que através de seus SERVOS estão a buscar e preparar uma NOIVA para seu filho.


Assim como Isaque, Jesus já se entregou por ela, assim como Eliezer, os SERVOS de Deus, pelo ESPÍRITO SANTO, buscam e preparam a Igreja, a noiva de Cristo para as BODAS do CORDEIRO.

 Efesios 5: 25-32
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.


Vejam como termina esta maravilhosa história história:

Genesis 24: 62-67:
62 Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul.
63 E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
64 Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo.
65 E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu SENHOR. Então tomou ela o véu e cobriu-se.
66 E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.
67 E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário