sexta-feira, 29 de março de 2013

A PASCOA, OS ÁZIMOS E AS PRIMÍCIAS




Série Estudos bíblicos
Pr. Paulo David

Atos 2:37e38
37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Queremos, ao examinar as escrituras com respeito à Páscoa, levantar duas importantes perguntas. A primeira é: O evangelho que tem sido pregado nos dias atuais, é realmente o evangelho pregado nos tempos apostólicos? A outra pergunta, resultante da primeira é: Não seria a falta de poder, na vida de grande parte dos chamados cristãos de hoje o resultado da pregação de um falso evangelho?
Não estaria sendo pregado uma espécie de “EVANGELHO DE CHOCOLATE”, sem nenhuma relação com a CRUZ DE CRISTO, e por isso não há verdadeiro arrependimento, nem entrega total, nem poder de Deus?
É por isso que queremos examinar estas três primeiras festas de Israel, pois elas apontam para realidades espirituais resultantes de uma verdadeira experiência de conversão. Quando o pecador, pela fé contempla a cruz de Cristo e vê seus pecados castigados em JESUS.

Levíticos 23:4-35
4 Estas são as solenidades do SENHOR, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado:
5 No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do SENHOR.
6 E aos quinze dias deste mês é a festa dos pães ázimos do SENHOR; sete dias comereis pães ázimos.
7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis;
8 Mas sete dias oferecereis oferta queimada ao SENHOR; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
9 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
11 E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
12 E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao SENHOR,
13 E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR, e a sua libação será de vinho, um quarto de him.
14 E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.
15 Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.
16 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao SENHOR.
17 Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao SENHOR.
18 Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao SENHOR, com a sua oferta de alimentos, e as suas libações, por oferta queimada de cheiro suave ao SENHOR.
19 Também oferecereis um bode para expiação do pecado, e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico.
20 Então o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o SENHOR, com os dois cordeiros; santos serão ao SENHOR para uso do sacerdote.
21 E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.
22 E, quando fizerdes a colheita da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
23 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação.
25 Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR.
26 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
27 Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR.
28 E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR vosso Deus.
29 Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.
30 Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.
31 Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.
32 Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
33 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias.
35 Ao primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
36 Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis.
37 Estas são as solenidades do SENHOR, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio;
38 Além dos sábados do SENHOR, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao SENHOR.
39 Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do SENHOR por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso.
40 E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o SENHOR vosso Deus por sete dias.
41 E celebrareis esta festa ao SENHOR por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis.
42 Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas;
43 Para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
44 Assim pronunciou Moisés as solenidades do SENHOR aos filhos de Israel.

Sete festas eram comemoradas pelo povo de Deus na Antiga Aliança. Estas festas representavam espiritualmente aspectos diferentes da obra do Senhor Jesus na vida daqueles que o receberam como Salvador e Senhor de suas vidas.
Vimos, anteriormente, que o SABADO representa o DESCANÇO que aqueles que vêm a Jesus encontram.

“Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força,...” Isaías 30:15

É muito importante que entendamos que a salvação se opera no descanso e não no esforço humano, como ensinam as RELIGIÕES deste mundo. Descansar naquilo que o Senhor JESUS É e naquilo que ele fez e faz por nós e em nós. Nós não nos salvamos, Ele que nos salva.

A PASCOA:

A primeira das festas era a PASCOA. Esta representa aquilo que Jesus fez na CRUZ do calvário por nós. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Seu SANGUE derramado por nós, perdoando todos os nossos pecados. Essa é uma festa na qual participamos SOMENTE PELA FÉ.

João 3:16
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Efésios 2:8-9
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

A FESTA DOS PÃES AZIMOS:

Pães ázimos eram pães sem fermento. Fermento na bíblia fala de PECADO, fala também de hipocrisia, maldade e malícia.

Lucas 12:1
1 AJUNTANDO-SE entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

I Coríntios 5:8
8 Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.

Sinceridade e verdade. A fé precisa ser acompanhada do ARREPENDIMENTO. É preciso tirar o fermento velho, o fermento da maldade, da malícia e da hipocrisia religiosa. Só o verdadeiro arrependimento que a verdadeira fé  produz pode tornar eficaz a graça de Deus em nossas vidas.
ARREPENDIMENTO é a primeira mensagem pregada pó João Batista, Jesus e os Apóstolos:

Mateus 3:2
2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mateus 4:17
17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Atos 2:38
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Arrependimento é justamente aquilo que I Cor. 5:8 nos diz:
Deixar o fermento velho, da maldade, da malícia, da hipocrisia, DEIXAR O PECADO, e seguirmos em VERDADE e SINCERIDADE.

Mas isso também não é algo que sozinhos possamos fazer. É obra que se inicia em Deus. É fruto da VERDADEIRA FÉ. O homem só precisa ABRIR O CORAÇÃO, tanto para receber a FÉ, como para que chegue ao ARREPENDIMENTO. Tudo isso emana da CRUZ do calvário. É obra do AMOR DE DEUS, demonstrado na cruz.

A FESTA DAS PRIMÍCIAS

Mateus 3:8
8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

Esta festa fala dos primeiros frutos:

Levíticos 23:9-15
“9 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
11 E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
12 E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao SENHOR,
13 E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR, e a sua libação será de vinho, um quarto de him.
14 E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.
15 Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.”

Nessa oferta o povo de Deus deveria trazer algo ao Senhor. Uma oferta de alimentos e um cordeiro para o HOLOCAUSTO.
Para entendermos o significado disso tudo, é importante notarmos a expressão “Quando houverdes entrado na terra, QUE VOS HEI DE DAR,”. Até então toda a obra foi do SENHOR. Foi Ele que morreu na cruz para nos remir, é Ele que nos concede a fé, que opera em nós o arrependimento, é Ele que nos introduz na boa terra.
Então Ele pede de nós que façamos uma oferta. Essa oferta deve ser feita com as PRIMÍCIAS. Primícias falam de POR EM PRIMEIRO LUGAR. Eles deveriam preparar também um cordeiro para holocausto. Note bem esse não é O CORDEIRO DE DEUS, O Senhor Jesus Cristo, que Deus preparou para nós. Não é não. Esse cordeiro, nós devemos preparar e oferecer em holocausto. Leiamos as seguintes escrituras:

Romanos 6
1 QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

As primícias nos falam de uma entrega total. Veja bem não estamos falando da entrega total de Jesus para nos salvar (PASCOA), nem estamos falando do arrependimento que isso nos leva (PÃES AZIMOS), estamos falando na nossa resposta a tudo isso. Estamos falando em tornarmos DISCÍPULOS do Senhor Jesus. Colocando Sua vontade em PRIMEIRO LUGAR em nossas vidas. Estamos falando em NOS CONFORMAR À SUA MORTE. Estamos falando em sermos BATIZADOS EM NOME DO SENHOR JESUS.

“ E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” Atos 2:38

O batismo significa OFERTAR A NÓS MESMOS AO SENHOR, tornando Sua vontade o PRIMEIRO LUGAR EM NOSSAS VIDAS.

Até então só conhecemos O SANGUE, a partir de então passamos a conhecer a CRUZ. A figura disso no Antigo Testamento foi a passagem do Mar Vermelho
“ E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,” I Coríntios 10:2.
Assim fica claro que a Festa das Primícias fala do significado Espiritual do batismo, pelo qual nos conformarmos a morte e ressurreição de nosso Senhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário