quinta-feira, 4 de abril de 2013

CRESCENDO SEM FERMENTO




Pr. Paulo David

Marcos 8:15 [2]
“E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.”

Lucas 12:1
”... começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

Depois de ouvir uma pregação sobre O Fermento dos Fariseus e o Fermento de Herodes, trazida pelo meu querido irmão de sangue e de fé, Gilson David, em nossa igreja, e de ter sido por esta, grandemente abençoado, busquei nas escrituras entender um pouco mais deste assunto, relendo as passagens citadas por meu irmão na pregação e buscando outras. O resultado foi esta mensagem, que espero, edifique a sua vida.

De todos os frutos indesejáveis da RELIGIÃO, o primeiro e mais recorrente é, sem sombra de dúvidas, a hipocrisia. Jesus a chama de “fermento dos fariseus”.
Sabemos que a religião é incapaz de transformar o coração do homem, daí ela restringir-se à mudar-lhe a aparência. O resultado inevitável disso só poderá ser o orgulho e a auto-justiça religiosa.

A pessoa, ou grupo de pessoas, dominados por este fermento vivem de aparência encobrindo a falta de espiritualidade, e mesmo, carnalidades e pecados, com demonstrações exteriores quer na forma LEGALISTA de se vestir até o exibicionismo de talentos e dons

Mateus 6:5 “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.”

Mateus 23:5 “ E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,”


O orgulho e vaidade da hipocrisia aparecem na conhecida passagem do Fariseu e do Publicano:

Lucas 18:11
“O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.”

A hipocrisia da religião faz com que a pessoa dominada por este fermento sinta-se superior às demais a ponto de julgá-las e desprezá-las. Quantos destes que acreditam ser cristãos não vivem a julgar e condenar outros por não entenderem as coisas como eles as entendem ou não fazerem como eles as fazem.

Mateus 23:27 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. “

Mateus 23:25 “ Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. “

Observe o fato de que muitas RELIGIÕES, que se denominam “cristãs”, serem fundamentadas sobre dogmas e ensinos, regras e costumes, ritos e tradições, que pouco ou nada tem haver com o que a bíblia chama de vida espiritual e que na prática só servem para causar divisões. Mas porque elas continuam com tudo isso? A verdade é que se tirarmos estas coisas de muitas instituições religiosas, não sobra quase nada. Veja o que diz o profeta Isaías:
Isaías 29:13
“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; “

Durante 17 anos fiz parte de uma comunidade religiosa que devido a este fermento acabou por substituir a espiritualidade por regras e normas de conduta, e o resultado disso, na vida da maioria daqueles que dela faziam parte, e eu me incluo nisso, foi a perda de uma genuína FÉ em JESUS, substituída pela “fé” na instituição religiosa. Fé na Igreja, que orgulhosamente acreditávamos ser A ÚNICA IGREJA VERDADEIRA. O Sectarismo e exclusivismo religioso parece ser uma espécie de sintoma produzido em diversos grupos religiosos contaminados por este tipo de fermento, este os faz acreditar serem os únicos detentores da VERDADE. Além disso, em igrejas assim, as regras de conduta e o policiamento de uns sobre os outros torna a voz do Espírito Santo difícil de ser entendida e ouvida, e o pior, o temor da perda da salvação toma o lugar da alegria e descanso que a salvação nos traz, frutos de uma fé confiante na Graça Divina. Nesse meio confiar somente na GRAÇA DIVINA é orgulho e desvio da “verdade”. Assim o resultado final deste FERMENTO da hipocrisia na vida de pessoas e comunidades por este levedados é a situação deplorável que Jesus fala em Mateus 23:24 : “ Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo. “

Outro FERMENTO mencionado por Jesus, é o fermento de Herodes.
Herodes era um rei que fora colocado ilegitimamente pelos romanos. Mas para ele isso não era o bastante, pois conta-nos a história que a família de Herodes queria que ele fosse, além de rei, sacerdote do povo de Deus.
Herodes cobiçava POSIÇÃO e DOMINIO. E é justamente esse o fermento de Herodes. Enquanto que aqueles que são dominados pelo fermento dos Fariseus vivem uma vida de aparência, uma vida de falsa espiritualidade e hipocrisia, aqueles que carregam o fermento de Herodes estão dominados pelo desejo de PODER. São aqueles que cobiçam lugares e posições na igreja. Muitos destes acreditam ser “chamados para o ministério”, mas a única coisa que eles desejam é um lugar de destaque. Cobiçam o CARGO, mas não querem a CARGA.
Mas como saber se este fermento está presente em nossos corações, e se está, o quanto ele tem dominado nossas vidas?
Jesus nos dá uma luz sobre isto, ao se referir a Herodes, na passagem a seguir:

 Lucas 13:32
“E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado.”

Nesta passagem Jesus chama Herodes de RAPOSA.
Ao estudarmos como vivem as Raposas poderemos perceber algumas características destas que nos ajudarão a identificar este fermento em nossas vidas e na de outros.
Citarei aqui três destas características:
1º-As raposas são SOLITÁRIAS: O primeiro sinal de que o desejo de “Servir” na obra do Senhor pode ser fermento é a incapacidade do tal indivíduo, de viver em comunhão, ou seja, de se misturar à massa. Jesus na última ceia comparou seu CORPO a um PÃO. Nele os grãos de trigo foram colhidos, torrados, moídos e misturados, tornando-se uma só massa.  Muitos querem ensinar na igreja, mas não querem aprender na igreja. Querem fazer algo, mas do jeito deles. Querem liderar, mas não sabem seguir. Querem ser o Pastore, mas não sabem ser a ovelha. Não querem passar pelo fogo da disciplina do Espírito. Não querem deixar-se passar pelo moinho de Deus, e principalmente, não querem se misturar. Estão na igreja, mas seguem sozinhos.
2º- As raposas são difíceis de serem pegas: Este aspectos aponta para pessoas que procuram fugir de qualquer situação onde Deus possa trabalhar em suas vidas. Elas não se colocam sob autoridade. O Oleiro não pode moldá-las, pois elas escorregam ou se endurecem. Elas se quebram, mas não se aquebrantam. Vivem fugindo da pressão do Espírito. Nunca permanecem por muito tempo numa igreja. Estão sempre fugindo! Fugindo de que? Da obra do Senhor na vida deles.
Encontramos nas escrituras a história de um profeta que deixou este tipo de fermento, por um tempo, dominar a sua vida. Seu nome era JONAS. Ele foi chamado por Deus, mas tinha sua própria idéia de como a obra deveria ser. Ele queria trabalhar, mas do jeito dele.
Aqueles que desejam trabalhar para Deus precisam primeiro estar dispostos a serem trabalhados por Deus. Aqueles que se esquivam da obra de Deus em suas vidas, não cumprem as condições necessárias para que Deus trabalhe através de suas vidas.
3º-Vivem em tocas: A grande dificuldade de trazer a luz este fermento escondido em muitos corações é o fato de que muitos crentes se escondem atrás de justificativas que na verdade não passam de TOCAS DE RAPOSAS. Desculpas do tipo: “maldito o homem que confia no homem”, “Eu só me submeto ao Senhor”, “É eu e Deus!”, “Sou discípulo só de Jesus”, “Mataram os teus profetas, só fiquei eu”etc. não passam de construções mentais que criamos para escapar da disciplina do Senhor.
Se o fermento dos fariseus leva pessoas e igrejas à hipocrisia, ao orgulho e ao engano, o fermento de Herodes abre a porta para o espírito de ABSALÃO e o espírito de JEZABEL. Estes espíritos enganadores entram na igreja graças a fermentação do fermento de Herodes. São espíritos que atuam no sentido de trazer rebelião e divisão dentro da igreja. Nos homens, mas não só neles, levedados pelo fermento de Herodes acaba se manifestando o espírito de Absalão, que atua em  meio ao povo minando a autoridade da liderança da igreja, trazendo desconfiança e oposição. Desta forma agia Absalão:

II Samuel 15:2 [2]-6
2 Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo;
3 Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei.
4 Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!
6 E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel.

Nas mulheres, especialmente naquelas de personalidade forte, e que, geralmente, são casadas com maridos fracos, pois este tipo de mulher busca homens que ela possa dominar, este tipo de fermento é uma porta aberta para o espírito de Jezabel. Este espírito, ao contrário do espírito de Absalão que procura ganhar o coração do povo e assim chegar ao poder, o de Jezabel, procura envolver diretamente o pastor e influenciá-lo. Este tipo de “irmã” pode aproximar-se do pastor como “enviada de Deus”, muitas se aproveitam da situação onde pastores não se fazem acompanhar de suas esposas no ministério, pois algumas igrejas insistem em não aceitar o ministério das pastoras, mas no entanto permitem mulheres atuando livremente na igreja, inclusive profetizando na cabeça dos pastores. Há pastores que deixam suas esposas em casa com as crianças ou com o fogão e vão fazer visitas com a “IRMÃ FULANA” e logo encontram-se seduzidos pelos”DONS” da irmã e elas então passam a dominá-lo, e a toda a igreja.
É importante ressaltar aqui, que o espírito de Jezabel  se manifesta onde existe ACABE, ou seja homens fracos, e isto pode incluir inclusive  pastores fracos ou enfraquecidos.

I Reis 21:5, 7, 11, 14, 15
5 Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
7 Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita. 11 E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.
14 Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.
15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.

Tanto o espírito de Absalão como o de Jezabel tem um só propósito: Minar, enfraquecer e destruir a autoridade do ministério e assim chegar ao poder.
O Senhor quer o nosso crescimento,e o crescimento de sua igreja, mas não o crescimento que vem do FERMENTO, nem do fermento da hipocrisia, nem do fermento da busca por posição e domínio.

I Coríntios 5:6
“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?”

I Coríntios 5:7 [2]
“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”

I Coríntios 5:8 [2]
“Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.”


Ele trará crescimento espiritual na medida em que trabalha em nós e em sua igreja. Ele quer formar em nós o caráter de Cristo. Ele quer trabalhar em nós para poder trabalhar através de nós.
Que Jesus abençoe a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário