segunda-feira, 13 de outubro de 2014

É DAS CRIANÇAS O REINO DOS CÉUS








Mensagem de 12 de Outubro de 2014, dia das Crianças.
Pr. Paulo David
Mateus 18:3
“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.”

Fiquei impressionado ao ler novamente essa passagem e perceber que Jesus compara a conversão ao fazer-nos como crianças. Ele ainda é mais enfático ao afirmar que se isso não acontecer “de modo algum entrareis no reino dos céus.”
Mas o que será que Jesus quis dizer? O que há nas crianças que pode ser comparado â verdadeira conversão?
Orando a Deus e pedindo iluminação sobre isso, afinal de contas, nada melhor do que perguntar ao autor destas palavras o que ele realmente queria nos ensinar, vieram ao meu coração e entendimento algumas características de criança que deve existir na vida daqueles que foram convertidos ao Senhor.
1-Dependência do Pai:

Salmos 131
1 SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim.
2 Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.
3 Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre.

Esse talvez seja um dos mais importantes sinais da conversão, uma total dependência em relação ao Pai. Como as crianças pequenas dependem de seus pais e quanto mais pequeninas, mais dependentes são, é verdade que na medida em que crescem, vão manifestando o desejo de ser independentes, mas o que nos parece até certo ponto saldável na vida natural, é na verdade perda na vida espiritual, pois na medida em crescemos em Deus, nos tornamos cada vez mais dependentes dele.
Se voltarmos a Gênesis 3, veremos que a essência do fruto da  ARVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL era o ser independente de Deus.
Muitas vezes cristãos dirigem e tomam decisões sérias na vida sem se quer consultar a Deus e depois, ao entrar em problemas murmuram contra o Senhor dizendo: Por que o Senhor deixou isso acontecer comigo?
Outros trocam essa dependência de Deus pela dependência do homem, tornando-se totalmente manipulados por seus pastores e líderes, numa deturpação do discipulado cristão, este é na verdade, o aprender a ouvir e seguir a voz mansa e suave do Senhor, pelo seu Espírito. Nenhum pastor ou líder pode fazer discípulos para si mesmo, e sim ensinar os discípulos de Jesus a serem discípulos de Jesus.
Lembre-se, tomar o lugar de Deus na vida das pessoas é o propósito da SERPENTE, e se isso é o que ocorre na prática onde você congrega, SAI FORA!
Procure um lugar onde seja ensinado e praticado o discipulado a Cristo e seja dependente de Deus.
Como têm sido essa dependência de Deus em sua vida?

2- Pureza de coração:

Salmos 51:10
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”

 Mateus 5:8
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;“

I Timóteo 1:5
“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.”
Essa é outra característica das crianças pequenas que se assemelha a uma verdadeira conversão. As crianças pequenas, antes da idade do conhecimento do bem e do mal, conservam a pureza de Adão, antes do pecado. Elas não têm malícia, nem sentimentos impuros. Infelizmente não demorará muito para que elas se contaminem num mundo totalmente contaminado pelo pecado. É às crianças, ainda em sua inocência, que o Senhor compara àqueles que nasceram de novo em Cristo Jesus. Na conversão opera esse novo nascimento, onde o Senhor, não só perdoa nossos pecados, mas como também, pela sua Graça começa a lavar os nossos corações e tirar dali toda e qualquer impureza. Essa é a obra de SANTIFICAÇÃO que se inicia quando somos convertidos. A presença do Espírito Santo em nossos corações cria em nós o desejo por aquilo que é puro.

Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Essa pureza, própria das criancinhas, é obra da graça santificadora do espírito Santo em nossas vidas, uma característica que precisa se manifestar na vida dos verdadeiros cristãos, como se manifestam nas crianças pequenas.
Você tem crescido nisso?

3- Sinceridade
I Coríntios 5:8
“Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.”
I Timóteo 1:5
“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.”
Você já conversou com criancinhas e já deve ter notado o quanto elas são sinceras. Às vezes, nós pais nos sentimos envergonhados quando nossos filhos são “sinceros demais” quando perguntados sobre algo, que nós mesmos gostaríamos de manter em particular. Lembro-me de uma vez, que uma de minhas filhas pequenas respondeu mais ou menos assim, a uma senhora que lhe oferecera algo de comer: “Não obrigada, minha mãe nos disse que não devemos aceitar da primeira vez que nos é oferecido algo”. Assim a senhora insistiu e ela aceitou com aquela expressão: “Oba! Agora podemos”.
Quem não tem uma estória parecida com essa, ou mais constrangedora para contar? Pois é e é justamente essa sinceridade das criancinhas que o Senhor louva na vida daqueles que foram convertidos a Cristo.
O apóstolo Paulo refere-se em I Coríntios 5:8, ao fermento velho da maldade e da malícia e aos ázimos da sinceridade e da verdade. Essas características do verdadeiro cristão, sinceridade e verdade, são sinais incontestes, da presença de Deus na vida destes.
Muitos cristãos tem se afastado por um tempo da graça de Deus por não serem sinceros quando passam por problemas e dificuldades, deixando assim de andarem na verdade.
Lembremo-nos das palavras de Jesus na passagem da figueira:

Mateus 21:19 “ E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. “
O que Jesus queria nos ensinar com isso? Qual era o problema dessa figueira, para que ele agisse assim com ela? Repare que a infeliz da figueira, como muitos cristãos, tinha folhas, mas não tinha frutos. Isso nos mostra uma triste realidade na vida de inúmeros cristãos, uma vida de aparência diante dos homens. Muitos dos filhos de Deus passam por dificuldades e tentações, e escondem, para não serem vistos como fracos, e com isso caem nas ciladas do diabo e tombam no campo de batalha, por falta de socorro de seus irmãos. Mas Deus não os poderia ter socorrido? Mas lembre-se, o problema destes era justamente a falta de humildade, sinceridade e verdade, aí começou a queda, neste caso, muitas vezes, a queda é justamente o caminho de Deus para restaura-los.
Você tem sido sincero e andado na verdade?

4- Capacidade de crer:
Marcos 9:23
“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.”
Finalmente chegamos a uma característica das criancinhas que mais me impressiona, a sua capacidade de crer. Elas sempre acreditam, e por isso para elas, uma vassoura pode ser um cavalo, uma espiga de milho uma boneca, um bebê. Esse crer inclui a capacidade de Sonhar e de do nada criar realidades maravilhosas. Essa capacidade lúdica das criancinhas tem um equivalente espiritual na vida dos filhos de Deus.
Por isso Jesus afirmou: “Tudo é possível ao que crê”.

Mateus 17:20 “ E Jesus lhes disse:... porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.

Eu poderia falar muita coisa sobre isso, mas vou deixar que as escrituras de Hebreus capítulo 11, falem a você:

1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
11 Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
12 Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
13 Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
15 E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
16 Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.
17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;
19 E daí também em figura ele o recobrou.
20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.
21 Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.
22 Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.
23 Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
24 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
25 Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
26 Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
29 Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
30 Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
32 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
36 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
38 ( Dos quais o mundo não era digno ), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
39 E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
40 Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.
Nunca deixe de ser criança, nuca de deixe de Sonhar os sonhos de Deus, nuca deixe de crer no Deus do impossível.
Deus te abençoe.










Nenhum comentário:

Postar um comentário