terça-feira, 21 de abril de 2015

Três provações no Livro de Daniel e nos dias atuais








Pastor Paulo David
1ª PROVAÇÃO: As Iguarias e o Vinho do Rei
Mateus 4:4 “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

No livro de Daniel o povo de Deus encontrava-se no cativeiro da Babilônia. Esse cativeiro é diferente do cativeiro do povo de Deus, no Egito. O cativeiro do Egito diz respeito ao mundo, mas este no tempo em que não conhecíamos a Deus, quando éramos escravos, sob o domínio de faraó, figura de Satanás. Essa é a condição dos eleitos de Deus que ainda não foram libertos pelo conhecimento do evangelho.
O livro de Daniel fala-nos de uma outra realidade espiritual, pois o cativeiro da BABILÔNIA representa a realidade dos SALVOS no mundo, daqueles que conhecem a JESUS como seu salvador e Senhor.
BABILÔNIA na bíblia significa ENGANO E CONFUSÃO.
Apocalipse 14:8 “ E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.
Apocalipse 17:18 “E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.”

Hoje vivemos em BABILÔNIA, e se quisermos ser vencedores precisamos estar na presença do Senhor e em constante vigilância e oração para não sermos enganados.

A PIMEIRA PROVAÇÃO no livro de Daniel encontra-se no primeiro capítulo deste livro, Daniel 1:1-16. Esta passagem fala-nos do posicionamento de Daniel e seus três companheiros em não se contaminar com as iguarias e o vinho do rei.
Daniel 1: 8 “ E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.”
Daniel e seus  três companheiros eram príncipes em Judá, eram, o que seriam hoje, aqueles cristãos que Deus tem permitido chegar a posições privilegiada na BABILÔNIA, não que eles buscaram isso, pois todos estavam alí contra a sua vontade, mas pela vontade de Deus, e o mais importante, eles sabiam que estavam CATIVOS e sua pátria não era alí.
Por isso sabiam do perigo de se contaminarem com as IGUARIAS e com o VINHO do rei.
Romanos 14:17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”

Quantos, que acreditam ser cristãos, não têm se deixado contaminar com as iguarias do rei e embriagam-se com o seu vinho. As Iguarias falam de conquistas materiais e o vinho fala de satisfação “espiritual” no nível das emoções. Vivemos hoje a busca incessante de sucesso material e prazer carnal. Não é isso a essência do EVANGELHO DA PROSPERIDADE?

Mateus 6:24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”

Essa posição espiritual tomada por Daniel e seus três companheiros logo no primeiro capítulo de Daniel determinou a vitória destes sobre Babilônia.

I João 2:15-17
15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

I João 5:4 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”

VOCÊ QUER SER UM VENCEDOR NA BABILÔNIA?
ENTÃO NÃO SE CONTAMINE NEM COM SUAS IGUARIAS, NEM COM SEU VINHO!


2ª PROVAÇÃO: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.”  I João 5:21
Mateus 4: 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

A segunda grande provação encontra-se em Daniel 3:8-19. Nesta passagem, , Hananias, Misael e Azarias, os três companheiros de Daniel passaram por uma grande provação, literalmente um fornalha de fogo ardente.
Em Daniel 3:15 econtra-mos uma declaração do rei da babilônia que nos traz luz sobre a natureza desta tentação: “Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”

Um aspecto do espírito de BABILÔNIA é a idolatria. Tudo parece tornar-se ídolo em Babilônia. Esse espírito de idolatria domina tudo na Babilônia. Muitos “cristão” tem estado ESPIRITUALMENTE CATIVOS na Babilônia e vivem hoje presos à IDOLATRIA, e eu não me refiro aqui somente a idolatria de Imagens de santos e coisas desta natureza, por que a imagem de escultura ou pintura, é apenas uma materialização da idolatria. Idolatria é CULTO, VENERAÇÃO, DEVOÇÃO, RENDIÇÃO, a qualquer um, que não seja O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS, O SENHOR JESUS. Isso é notório no meio católico, mas nunca foi exclusividade deste. Hoje ela está em toda parte e em todas as denominações, o próprio DENOMINACIONALISMO JÁ É UMA FORMA DE IDOLATRIA, pois exalta OUTRO NOME que não, O NOME DE JESUS. Isso tudo é acompanhado de construção de grandes MINISTÉRIOS, TEMPLOS e CATEDRAIS, o uso de TÍTULOS como BISPOS, APÓSTOLOS, PATRIARCAS e não vai demorar muito, VICE-DEUS, aparecem como a versão “evangélica” do PAPADO ROMANO. Lembremos que no NOVO TESTAMENTO alguns destes eram funções de SERVIÇO e não títulos. Outra evidência é a proliferação de bandas e cantores GOSPEL que são abertamente idolatrados, com seus “FÃS CLUBES!”, o que tem liberado inspirados muitos a buscar FAMA E RIQUEZA com o “DOM” de Deus. Todo mundo “quer uma oportunidade” de gravar um CD. Neste espírito, cultos têm se convertido em SHOWS, onde cobrar vultosos CACHÊS para cantar ou pregar é coisa “NORMAL”.
Era esse espírito que SADRAQUE, MESAQUE e ABEDINEGO estavam confrontando naqueles dias e o que temos que confrontar hoje. Esta foi a resposta deles ao rei:
Daniel 3: 16-18
16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. 17 Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. 18 E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”

ESTÁTUA DE OURO fala de PODER, FAMA e RIQUEZA. Se buscamos estas coisas estamos sendo IDÓLATRAS, estamos prostrando diante da estátua do rei.

SADRAQUE, MESAQUE e ABEDINEGO se negaram a adorar a estátua de ouro e foram lançados na fornalha de fogo.

Você gostaria de saber como esta história terminou? Qual foi o resultado da fidelidade dos três companheiros de Daniel:


Daniel 3: 24-30
24 Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. 25 Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. 26 Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. 27 E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. 28 Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. 29 Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. 30 Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.
O próprio REI DA BABILÔNIA reconheceu que não há outro Deus que pode livrar, como o Senhor nosso Deus.

VOCÊ QUER TESTEMUNHAR DE JESUS, COM PODER E EFICÁCIA  NA BABILÔNIA?
ENTÃO NÃO SE PROSTRE DIANTE DA ESTÁTUA DE OURO DO REI!

3ª PROVAÇÃO: Salmos 20:7 “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.”
 I Tessalonicenses 5:17 “Orai sem cessar.”

A terceira grande provação no livro de Daniel aconteceu com o próprio Daniel e está em Daniel 6:5-23.
Para entendermos a natureza desta provação precisamos entender o que estava se passando com Daniel. Ele havia chegado a uma posição muito importante no governo do rei Dario, o Persa, e isso havia atraído uma forte oposição a ele.
Daniel 6: 5-13
5 Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus. 6 Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: Ó rei Dario, vive para sempre! 7 Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. 8 Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. 9 Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição. 10 Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa ( ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém ), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. 11 Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. 12 Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. 13 Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração.
Em babilônia somos chamados para sermos luz do mundo e sal da terra, somos como uma cidade edificada sobre o monte e isso inevitavelmente atrairá, eventualmente, perseguições. Os verdadeiros filhos de Deus sempre serão perseguidos neste mundo.
Veja em diversas passagens o que Jesus disse sobre esta questão;
João 16:33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Mateus 5: 11-12
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

MAS A GRANDE PROVAÇÃO DE DANIEL NÃO ERA A PERSEGUIÇÃO QUE ELE ESTAVA SOFRENDO, mas o decreto do rei que proibia fazer qualquer petição que não fosse a ele. Esse decreto tinha por objetivo impedir as orações de Daniel.
PEDIR SOMENTE AO REI é uma outra forma de tentar estabelecer a “UNIÃO DA IGREJA COM O ESTADO”. Vivemos em dias de muito ENGANO (BABILÔNIA). Já falamos muito do “EVANGELHO DA PROSPERIDADE”, mas existe algo igualmente enganoso, derivado deste, acontecendo hoje no mundo religioso, e eu me refiro à tentativa por parte da religião da Babilônia, de UNIR A IGREJA AO ESTADO. Se voltarmos atrás, na história de Israel veremos que seu declínio espiritual começou com isso, quando eles pediram UM REI a Samuel, pois queriam UM REINO, como as outras nações, e hoje, com a criação do MODERNO ESTADO DE ISRAEL esse povo permanece no engano, e por este virá o ANTICRISTO, O FALSO MESSIAS. Essa também é a origem do catolicismo ROMANO e do PAPADO, e talvez, via protestantismo Americano, isso tem entrado no meio dito “evangélico”, especialmente no meio NEOPENTECOSTAL. “Pastores” deixando seu chamado original de pregar o evangelho entram na política, movidos pelo engano da construção de um ESTADO CRISTÃO. O que eles estão dizendo com isso é que “DEUS NÃO REINA, PRECISAMOS DE UM REI”. Vemos isso na história dos Estados Unidos de forma bem evidente, onde a BÍBLIA, que como aqui, não regula a vida da maioria dos cristãos de lá, é, em muitos estados, imposta aos incrédulos e a outras religiões. Aqui no Brasil essa HERESIA BABILÔNICA está avançando com os chamados DEPUTADOS DA BANCADA EVANGÉLICA. Estes estão sempre convocando o povo para uma NOVA CRUZADA, uma GUERRA SANTA contra os COMUNISTAS, GAYS, NOVELA DA REDE GLOBO e tudo aquilo e  aqueles que, segundo estes ameaçam OS VALORES DA FAMÍLIA, o interessante e mais contraditório, nesse discurso, é que nem em suas denominações de origem, eles tem conseguido manter os valores da FAMÍLIA, pois O DIVÓRCIO é uma realidade, cada vez mais presente nesse meio, incluindo entre pastores. Esse discurso, cheio de contradições, é o mesmo pregado pelo ESTADO ISLÂMICO, e prova que o que eles pretendem é a criação de uma espécie de ESTADO (ISLÂMICO) EVANGÉLICO. Se acreditassem que JESUS REINA estariam orando, pois esta é a arma do verdadeiro cristão contra tudo aquilo que se levanta contra a vontade de DEUS.
No capítulo 10 de Daniel encontramos ensinamentos preciosos sobre INTERCESSÃO:
Daniel 10: 1- 21
1 NO terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome era Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e tinha entendimento da visão.
2 Naqueles dias eu, Daniel, estive triste por três semanas.
3 Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.
4 E no dia vinte e quatro do primeiro mês eu estava à borda do grande rio Hidequel;
5 E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;
6 E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.
7 E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se.
8 Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma.
9 Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.
10 E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.
12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
14 Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias.
15 E, falando ele comigo estas palavras, abaixei o meu rosto para a terra, e emudeci.
16 E eis que alguém, semelhante aos filhos dos homens, tocou-me os lábios; então abri a minha boca, e falei, dizendo àquele que estava em pé diante de mim: SENHOR meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não me ficou força alguma.
17 Como, pois, pode o servo do meu senhor falar com o meu senhor? Porque, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, e nem fôlego ficou em mim.
18 E aquele, que tinha aparência de um homem, tocou-me outra vez, e fortaleceu-me.
19 E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste.
20 E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Agora, pois, tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.
21 Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.


Daniel nunca buscou a posição. Deus o colocou lá. Nunca se candidatou a nenhum cargo público na Babilônia. Nem estava na Babilônia por vontade própria. Veja o que ele fez ao saber do decreto do rei:
Daniel 6:10 “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa ( ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém ), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.”
Veja bem, Daniel não convocou o povo para protestar na praça pública, nem tentou mobiliza-los a favor de seus interesses. ELE BUSCOU A DEUS, “como também antes costumava fazer.”
Mateus 6: 6-10
6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

VOCÊ QUER QUE O REINO DE DEUS VENHA A ESTA NAÇÃO?
ENTÃO NÃO BUSQUE O REINO, BUSQUE O REI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário