quarta-feira, 1 de julho de 2015

A VIDA DE JOSÉ E AS QUATRO PROVAÇÕES QUE TODO VERDADEIRO CRISTÃO PRECISA VENCER. PARTE 1

Pr. Paulo David
Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Tiago 1: 2-4
2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
Ao analisarmos a vida de José e as provações que teve de passar, vemos que este, além de ser figura de Cristo o Salvador, é também figura do cristão vencedor. Neste estudo queremos examinar quatro provações na vida de José e como estas serviram para conduzi-lo ao cumprimento da vontade de Deus em sua vida. Queremos também examinar a nossa própria vida, nossas ações e reações em circunstancias semelhantes, e principalmente, entender o propósito de Deus ao fazer-nos passar por diversas provações.
As 4 provações:
1- José é provado entre seus irmãos, vencendo a inveja e a ofensa;
2- José é provado na casa de Potifar, sendo um servo fiel.
3- José é provado na prisão, e mesmo prisioneiro, permaneceu livre em seu Espírito;
4- José é provado no Palácio, não se deixando corromper pelo poder e prosperidade e exercendo o ministério da reconciliação;
1-José é provado entre seus irmãos, vencendo a inveja e a ofensa; (Genesis 37)
Mateus 10:36 “E assim os inimigos do homem serão os de sua própria casa. “
Gênesis 37:2 [2] “... andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.“
Sem sombra de dúvidas o relacionamento com nossos irmãos, sejam eles naturais ou espirituais cria inúmeras circunstâncias para que o Espírito de Deus trabalhe em nós até que sejamos quebrantados de modo que a vida de cristo se manifeste. Foi assim com José e será assim conosco.
José amava seu pai e também seus irmãos, porém o amor que tinha por seus irmãos não estava acima de sua fidelidade ao pai.
A igreja é um lugar de provação. É ali que, muitas vezes, o nosso primeiro amor é provado. Não permaneceremos na igreja se Deus não estiver em primeiro lugar em nossas vidas. Se a fé que é devida a Deus for colocada na igreja, iremos nos decepcionar e ofendidos deixaremos a igreja. Só podemos seguir amando nossos irmãos se o amor que temos por eles vier do amor de Deus em primeiro lugar. O compromisso com o Senhor Jesus deve estar acima de qualquer outro compromisso.
As virgens loucas de Mateus 25 não seguiam o noivo, elas seguiam àquelas que seguiam ao noivo e ao perceberem que suas lâmpadas estavam se apagando, buscaram azeite com suas iguais e não com Deus. Não devemos seguir a igreja. A igreja deve seguir a Cristo.
O fato de José estar, acima de tudo, comprometido, com seu pai, o colocava em uma situação desconfortável em relação a seus irmãos carnais, pois estes levavam uma vida bem descomprometida em relação à vontade de seu pai.
As igrejas estão cheias de gente como aqueles irmãos de José. Cheia de filhos de Jacó com Zilpa e Bila, figuras daqueles que andam na carne, da falta de conversão ou da falta de espiritualidade, resistindo e tropeçando na vontade de Deus.
Gênesis 37:3 “.E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.“
Mas não existe só gente carnal no meio do povo de Deus. Existem também àqueles que vivem no amor de Deus e procuram andar em obediência a sua vontade, e por isso, crescem espiritualmente e alcançam maturidade espiritual. Sua luz brilha diante dos homens.
Gênesis 37:5 “.Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. “
Sonhos na bíblia está relacionado a visão pela fé que temos do futuro, o que esperamos em Deus, o que entendemos de seu propósito para as nossas vidas. José tinha sonhos de Deus. Sonhos são resultados de relacionamento com Deus, de buscar a vontade de Deus, ouvir Deus falar. É o resultado de uma vida cheia do Espírito, do Espírito de Cristo. Não é isso que diz a profecia de Joel 2:28, citada em Atos 2:17 com respeito ao derramamento do Espírito?
“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;”
Nossa visão do futuro é o que condiciona nossa maneira de viver no presente. Se estamos a caminho da terra prometida por Deus, a terra que mana leite e mel, o nosso lar celestial, nada poderá nos embaraçar nem nos deter no caminho. Segundo as escrituras, somos peregrinos e forasteiros neste mundo e nosso maior compromisso é com o evangelho do Reino.
I Pedro 2:11 “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;”
Leia Hebreus 11: 8-10
8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
De fato, os que sonham sempre serão desprezados por aqueles que, por não andarem no Espírito nem por fé, não conseguem sonhar.
Caim sempre perseguirá Abel. Os da carne sempre perseguirão os do Espírito.
E por que isso acontece?
Atos 5:17 “E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele ( e eram eles da seita dos saduceus ), encheram-se de inveja,”
Atos 7:9 “E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele.”
I João 3:12 “Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.”
Sabemos que os irmãos de José tinham inveja dele. Muitas vezes somos provados quando vemos nossos irmãos serem abençoados ou usados por Deus com determinados dons e dádivas que a nós não foi dado, ou pela vontade soberana de Deus, que distribui dádivas e dons segundo sua própria vontade ou porque não temos vivido uma vida consagrada a Deus para alcançar aquilo que de Deus pode ser alcançado. Sim todos nós somos provados e todos nós podemos ser tentados a dar lugar à inveja em nossas vidas. Ninguém está livre deste sentimento. No caso dos irmãos de José, o que incomodava era ver que o amor do pai estava sobre José, além do mais, suas vestes coloridas, presente do pai, era uma prova deste amor, e isto certamente os incomodava ainda mais. Vestes coloridas nas escrituras falam de uma vida de alegria, uma vida cheia do Espírito.
Filipenses 4:4 [2] “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.”
José é figura do verdadeiro cristão que vive na presença de Deus e segue crescendo na graça e no amor de Deus.
No que diz respeito ao relacionamento com Deus e os resultados deste em nossas vidas, o que temos em Deus é aquilo buscamos nele. Deus nos ama de todo o seu coração, mas nem todos nós o buscamos de todo o coração. Podemos decidir em nossos corações que queremos viver mais perto ou menos perto de Deus ou até distante dele. Podemos decidir busca-lo ou não, obedece-lo ou não. José escolheu ser fiel a seu pai, o do céu e o terreno, e era essa fidelidade de José que incomodava seus irmãos, por isso decidiram mata-lo, como Caim fez com Abel.
Muitos irmãos fiéis têm enfrentado essa situação. Muitas vezes esses irmãos são vítimas de conversas maldosas que, à medida que se espalham, acabam aviltando esse irmão diante dos outros. Quando um irmão fala mal de outro irmão, com a intenção de rebaixa-lo perante os demais, ele está de fato tentando assassinar espiritualmente o outro em sua reputação. Quando esse tipo de coisa se espalha entre o povo, o irmão difamado pode se sentir jogado num buraco, como José, isolado e confuso, pela desconfiança criada em relação a ele.
Mais triste ainda é quando este espírito invejoso prevalece e acaba por conseguir expulsar o irmão da comunidade, excluindo-o do meio de seus irmãos, É ISSO QUE SIGNIFICA VENDER UM IRMÃO AOS ISMAELITAS, e é isso que muitas vezes acontece em muitas igrejas com muitos irmãos.
Mas em tudo isso, a grande provação de José, não foi o ser jogado num buraco e nem o ser vendido aos ismaelitas. A grande provação de José foi a de não se deixar escravizar pelo ESPÍRITO DE OFENSA por causa daquilo que seus irmãos lhe fizeram.
Nunca poderemos impedir que o espírito de inveja, e tudo que vem junto com ele, domine a vida de outros contra nós, mas podemos lutar contra este espírito quanto tenta entrar em nossos corações contra os outros.
Não podemos esperar que o espírito de inveja nunca se levante contra nós, mas podemos decidir não dar lugar a OFENSA quando de alguma formos prejudicados pelo espírito de inveja.
Hebreus 12:15 “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário