sexta-feira, 30 de outubro de 2015

JESUS A CHAVE HERMENÊUTICA DAS ESCRITURAS




Resumo do Estudo bíblico de Domingo dia 25/10/2015

Pr. Paulo David

Apocalipse 4:6-8
6 E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
8 E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.

João 5:39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”

II Coríntios 3:18 “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

João viu, em Apocalipse 4, a Verdadeira Palavra de Deus, o Verbo Eterno, o próprio Deus. Ele viu um trono posto no céu e o que nele estava sentado era semelhante a uma pedra preciosa, cujo o brilho impedia que aquele que estava assentado sobre o trono pudesse ser contemplado por olhos humanos. Apocalipse 4:2 “E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.”
Nesta visão João viu que este trono era cercado pelo arco da aliança de Deus, que aponta para a sua misericórdia, manifesta na cruz do calvário, o que nos permite estar diante de seu trono.
Efésios 3:12 “No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.”
Hebreus 10:19 “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,”

Viu também que ao redor do trono estavam 24 tronos, e neles, vinte e quatro anciãos vestidos de compridas vestes brancas e coroas de ouro em suas cabeças. Para sabermos o significado desta visão precisamos ir para Efésios 2:6 “E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;” Nesta passagem o apóstolo Paulo nos revela a posição espiritual daqueles que nasceram de novo, de como eles ressuscitados espiritualmente em Cristo, assentaram-se em lugares celestiais. É justamente isso que João viu em Apocalipse 4, porém, na visão de João aqueles que se assentavam nos 24 tronos, não eram mais meninos espirituais, e sim anciãos, já haviam chegado à maturidade espiritual, por isso podiam reinar em Cristo. Eles tinham em suas cabeças coroas de ouro e vestiam compridas vestes brancas, representando autoridade espiritual e santidade.
Efésios 4:13-15
13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Muito tem sido feito em esforço humano, ciência e erudição para se tentar entender as escrituras, mas o resultado tem sido confusão, divisão e mais divisão, e isso tem levado aqueles que querem se aproximar de Deus cada vez mais para longe do trono do Senhor. Nessa passagem de Efésios 4, o apóstolo Paulo nos revela, tanto o caminho da unidade, quanto para a maturidade espiritual: O conhecimento do Filho de Deus.

Foi isso que João viu em Apocalipse 4.
Mas como conhecer aquele cujo brilho nos impede de contemplar diretamente a sua face.

João 1:1”Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.”

A resposta para isso está na visão dos 4 animais. Estes surgem do meio do trono e ao redor deste e têm olhos por diante e por detrás. Estes quatro animais são a chave para o conhecimento daquele que esta sentado no trono pois de dia e de noite contemplam aquele que está assentado no trono. O trono encontra-se sobre um mar de vidro que nos parece funcionar como um espelho. Assim os rostos destes animais acabam por refletir a face daquele que está assentado sobre o trono. Um parece ter rosto de leão, outro rosto de bezerro, outro rosto de homem, e outro rosto de águia voando.

Você alguma vez já se perguntou por que em nossas bíblias existem quatro evangelhos? Todos nos contam a vida e obra de Jesus, mas cada um nos revela faces distintas de nosso Senhor.

Mateus escreveu aos judeus e nos apresenta Jesus como o Messias prometido, o Rei de Israel, O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ. Repare que neste evangelho a genealogia de Jesus inicia-se em Abraão e caminha em tem seu centro o rei Davi.

Apocalipse 5:5 “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” (Jajá quero falar mais sobre este versículo)

Marcos escreveu para os romanos e mostra Jesus como o Servo Sofredor de Isaías 53. O Bezerro simboliza o Servo e servo não tinha genealogia, por isso, Marcos não apresentou nenhuma Genealogia de Jesus.

Lucas escreveu para os gregos, em todo o mundo. Ele nos apresenta Jesus como verdadeiramente homem. A genealogia neste evangelho termina em Adão, o primeiro homem.

Finalmente João escreveu seu evangelho para a igreja de Jesus e nos revela que ele e o Pai são um, que quem o filho, vê o pai. Jesus é a Águia, que está na terra e no céu.

João 3:13 “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.”  Que está no céu.

Nesse evangelho a genealogia de Jesus nos é apresentada da seguinte forma:

João 1:1-4
1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

Os 4 animais tinham olhos por diante e por detrás e refletiam como por espelho o rosto daquele que está assentado sobre o trono. Se não olharmos o Velho Testamento e o Novo Testamento para conhecermos a Jesus, ainda não estamos vendo as escrituras como deveríamos vê-la
.

Muitos vêm as Escrituras como a Palavra de Deus, mas em nenhum lugar nas escrituras ela afirma ser a Palavra de Deus. Sim as escrituras foram inspiradas por Deus. O próprio Jesus ao referir-se as escrituras disse em João 5:39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” Jesus é a Palavra de Deus. Ele é a chave hermenêutica das escrituras, ou seja, as escrituras foram inspiradas divinamente para nos revelar a Jesus. Precisamos ver a Jesus em cada livro, em cada capítulo, em cada versículo. Precisamos contemplar as escrituras a partir da revelação de Jesus nos 4 evangelhos.

Se eu ler o Gênesis procurando ver a Jesus, então eu vou entender a Palavra de Deus que está no Gênesis. Seu ler Malaquias procurando ver a Jesus, então vou entender a Palavra de Deus que está em Malaquias. Assim é em toda a escritura.

A religião não consegue enxergar além do mandamento, pois faz das escrituras aquilo que ela não é. É assim que hoje pastores evangélicos fazem do dízimo o que os Adventistas fazem do sábado.

Você gostaria de conhecer a bíblia?

Leia os 4 Evangelhos para conhecer a Jesus e conhecendo a Jesus, você terá a chave para abrir as escrituras para conhecer a Palavra de Deus...Que é Jesus.

O propósito das escrituras é nos revelar a Deus, e Deus em Cristo Jesus.

 João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário