domingo, 27 de dezembro de 2015

10 Princípios fundamentais na edificação de um lar segundo o coração de Deus.

























1º- É preciso, antes de tudo, ter um propósito firme:
Josué 24:15 “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”
Ninguém conseguirá edificar um lar para Deus se não estiver disposto a pagar o preço e enfrentar todos os obstáculos para se chegar a isso. Esse objetivo envolverá toda a nossa vida, decisões, relacionamentos, prioridades etc.
2º- Antes de tudo precisamos tratar com nossas heranças familiares malditas:
Êxodo 20: 5b-6
5 ...o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Quando falamos de maldições hereditárias não estamos falando de algo que se trate com rituais de libertação, muito comum hoje em dia e que acabam sendo instrumentos de dom inação religiosa. Estamos falando de heranças de iniquidade herdadas dos nossos pais e antepassados, como hábitos e atitudes, culturais ou não, que nos impede de vivermos a vida abundante, pessoalmente e em família, que Deus nos prometeu. Tendências à vícios, infidelidades, iras etc, que devem ser seriamente tratadas na vida daqueles que querem servir ao Senhor e edificar um lar segundo o coração de Deus. Existe muita verdade no ditado:"Filho de peixe, peixinho é", e existem iniquidades na vida dos pais que foram deixadas como herança na vida de seus filhos. Deus em sua misericórdia e graça nos dá poder para que através da cruz aplicada em nossas próprias vidas, mortificarmos em nós estas malditas heranças.
É preciso “deixar a casa do pai e da mãe” com tudo que não agrada a Deus.
3º- Não basta querer fazer o que é certo. É preciso fazer o certo e com o espírito certo!
Colossenses 3:19 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.”
Colossenses 3:21 “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. “
Tiago 3:17 “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.”
Conheço muito gente, e eu mesmo, já tentei fazer muita coisa certa, mas com o espírito errado. Por mais que queiramos ver nossas casas servindo ao Senhor não poderemos conseguir isso usando de força humana. Ninguém pode ser empurrado na marra para a vontade de Deus.
4º- O que fazemos fala mais alto do que aquilo que falamos.
I Timóteo 4:12 “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”
Tito 2:7 “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,”
II Timóteo 1:5 “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”
Esse negócio de faça o que eu falo e não o que eu faço não funciona nos dias de hoje, e nem sei se funcionou algum dia, a não ser para afastar as pessoas.
Precisamos viver aquilo que cremos, de modo que nossas ações e atitudes influenciem positivamente àqueles que estão próximos a nós, especialmente os de nossa própria casa.
5º- A obra precisa começar primeiramente nos pais, depois nos filhos:
I João 2:12-14
12 Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.
13 Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.
14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Alguém já disse: “Um balde vazando no pai é um balde vazio no filho”., mas então é também verdade que um balde transbordando no pai irá encher o vazo do filho.
O apóstolo João nessa passagem demonstra que pais que conhecem a Deus exercerão influência positiva sobre os filhos para que estes possam ser vencedores.
6º- Onde há amor há submissão mutua:
Efésios 5:21-27
21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Não podemos edificar juntos sem entrega e submissão uns para com os outros.
Quando falamos nesse assunto de submissão a primeira ideia que surge na cabeça dos religiosos é a que somente a mulher deve se submeter a seu marido. Mas Paulo fala de submissão uns para com os outros. Isso, a primeira vista. fica claro em relação à mulher a seu marido, mas quando ele fala sobre o homem se entregando, por amor, à sua mulher, temos dificuldade de enxergar submissão nisso. Mas devemos lembrar que submissão implica antes de tudo em entrega. Onde não há entrega não há amor e onde não há amor, Deus não está.
7º- É preciso Pastorear, primeiramente a própria casa:
Quantos dizem ser Pastores e líderes e não conseguem ser em suas próprias casas. Em nossos casas somos quem realmente somos. Seminários estão lotados de gente que "querem ganhar o mundo pra Jesus" mas que são fracassados em seus próprios lares. Dizem amar o pecador mas não conseguem mostrar amor dentro de casa.
Pastorear é cuidar. É ensinar por exemplos e palavras com amor.
Falando de filhos, três princípios precisam ser bem ensinados a eles deste pequenos. A importância da leitura das Escrituras para se ouvir a Palavra de Deus e a importância da oração para se falar com Deus e a obediência a Deus. Crianças serão homens e mulheres que obedecem a Deus se aprenderem primeiro a obedecer a seus próprios pais.
Deuteronômio 6: 4-9
4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
Mateus 18:19 “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.”
Lucas 11:13 “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? “
Os filhos precisam aprender a obedecer. Obedecer implica a se submeter à vontade de outro, no caso os pais. Permitir que crianças pequenas façam só o que elas querem é ensinar que a vontade delas é o mais importante. Fazendo assim estamos fortalecendo no coração de nossos filhos a ideia de que só devem fazer aquilo que queiram fazer e não o que precisam fazer. Por isso muitos hoje têm dificuldade de se submeter às autoridades. Muitos crentes só querem fazer o que agrada a sua própria vontade. Muitos quando crianças não foram ensinados a submeter a sua própria vontade à vontade de seus pais.
Vivemos em tempos que crianças mandam em seus pais, querem mandar em seus professores e por fim querem mandar em Deus. Deve ser por isso que essa teologia da prosperidade tem prosperado no meio religioso. Um teologia que põe Deus a serviço do homem.
A bíblia precisa ter o lugar central na vida familiar, não a TV, o computador ou o celular. As crianças precisam ver que os pais leem e buscam a Palavra de Deus nas escrituras. As crianças precisam aprender a orar e saber que seus pais levam tudo a Deus em oração e que confiam em Deus e a ele obedecem.
Existem famílias que os filhos pequenos são entregues a escola desde muito cedo, outros acham que a igreja deve ensinar seus filhos. Empurram para outros a responsabilidade que é dos pais.
8- É preciso haver disciplina:
Provérbios 22:6 “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”
Provérbios 22:15 “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.”
Provérbios 23:13 “Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.”
Provérbios 23:14 “Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.”
Não é possível educar sem disciplina. Disciplina inclui limites, e em caso de crianças pequenas certamente implicará em correção.
Alguém já disse: “Discipline a criança hoje e não será preciso punir o homem amanhã.” ou “É melhor apanhar dos pais do que da polícia.”
Pais precisam ser firmes e não devem se submeter à vontade das crianças e sim o contrário. Quando são muito pequenas devem aprender primeiro a se submeterem às escolhas de seus pais, tais como o que comer ou o que vestir. para isso os pais devem primeiramente serem unidos naquilo que querem para seus filhos, pois tão ruim como uma criança entregue a si mesma e sem disciplina é a divergência entre os pais nessas questões. Pais e mães devem ser unidos e firmes na disciplina dos filhos. Haverá confusão e insegurança na vida de uma criança criada num lar onde papai permite coisas que mamãe não permite ou vice versa, ou pais não consigam educar em união a seus filhos.
Deixar seu filho fazer o que ele quer não é amor. É fraqueza e indisposição da árdua tarefa de educar.
9º- Um lar segundo o coração de Deus é um lar hospitaleiro:
Romanos 12:13 “Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;”
I Timóteo 5:10 “Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.”
Tito 1:8 “Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; “
Hebreus 13:2 “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.”
Não edificamos um lares para nossa própria satisfação e sim para que através deste muitos possam ser abençoados e atraídos ao Reino de Deus.
Quando praticamos hospitalidade, abrindo nossas casas aos outros estamos ensinando a nossos filhos o compartilhar e tratando com o espírito de egoísmo na vida deles e na nossa também.
Lares abençoados precisam estar preparados para receber outros. Existem lares que foram edificados para o isolamento daqueles que nele vivem. O lar segundo o coração de Deus é lugar de refugio sim mas para todos que dele se aproxima. Não devemos esquecer que a igreja nos tempos apostólicos se reunia em lares e que a medida que foi perdendo o seu primeiro amor começou a buscar nas religiões pagãs o modelo de reunião em templos, hoje convertidos em casas de show e espetáculos gospel.
10º- E o mais importante: Num lar segundo o coração de Deus se pratica o perdão em todo o tempo:
Mateus 18: 21-22
21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Por mais que nos empenhemos na edificação de um lar segundo o coração de Deus, sempre seremos falhos.
Por isso o lar deve ser sempre lugar de se pedir e dar perdão.
Isso se chama GRAÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário