quinta-feira, 6 de abril de 2017

A IGREJA É SIMPLESMENTE O ENCONTRO COM O OUTRO.


Paulo David
Você, assim como eu, já deve ter ouvido a seguinte declaração: "Eu sou a Igreja"! Mas poderia um indivíduo ser a Igreja? Existe tal ideia no Novo Testamento? Muito pelo contrário, a Igreja, a qual Jesus e os apóstolos se referiram , não sou eu, ou você, ou qualquer outro indivíduo, a Igreja SOMOS NÓS! Ela não existe para exaltação de egos ou para promoção de individualismos, do mesmo modo, ela também não pertence a indivíduos nem a coletividades, não é minha, não é sua, nem tão pouco nossa, ela é de Cristo. A igreja não nasceu da vontade humana, nem individual, nem coletiva, não é uma sociedade limitada, nem sociedade anônima, não tem sede, nem CNPJ, não é um clube, nem associação de espécie alguma, pois toda associação, nascida da vontade humana, mesmo e principalmente religiosa, carrega as marcas do egoísmo coletivo, exalta um nome que não é o de Jesus e tem um domínio que não é o do Senhor. Essas organizações estruturam-se com base em desempenhos, hierarquias, títulos, planos de carreira, de cargos e salários, tem gente que obedece, trabalha e sustenta gente que manda e não trabalha, e que faz da Igreja meio de vida, enriquecimento, exaltação do ego e exercício de poder. Mas se a Igreja não é uma organização, clube ou instituição, o que ela é? A Igreja é o encontro, o encontro de dois ou três, ou mais, e nesse encontro o que mais importa não é o número daqueles que se encontram, a atividade que farão ou o lugar que vão se reunir, o que importa nesse encontro é que seja o encontro com Cristo, com o Cristo que vive e está no outro.
SIMPLES ASSIM!

Um comentário:

  1. Acredito na possibilidade do Altissimo estar suportando o atual modelo de "igrejas" por ser uma eficiente forma pela qual nos sentimos motivados, por algum interesse exclusivamente terreno, a ouvir a Palavra Libertadora. Qualquer pessoa em busca da Palavra Viva, vai estar consciente da real situação do homem natural. De como, estamos concentrados na busca pela vantagem de qualquer ordem em todo o tempo. Uns poucos cuidam para não causar danos ao semelhante, enquanto a maioria pouco importa as consequências, conquanto lhes sejam conferido a primazia em tudo. Parece ser, desse labirinto de interesses por honra, dinheiro, vangloria, onde germina a edificação da igreja humana.
    E desta natureza de igreja terrena, com todo o tipo de falhas e desacertos, já vivida pelos eleitos desde quando Nossa Majestade Eterna caminhava entre os seus escolhidos, que são gestados os herdeiros da vida eterna -- a Igreja tirada para fora da maldade.

    ResponderExcluir