domingo, 16 de abril de 2017

"MAIS BEM-AVENTURADA COISA É DAR DO QUE RECEBER"

Paulo David
Atos 35: 29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; 30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. 33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. 34 Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. 35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
...Todos devemos contribuir financeiramente para suprir as necessidades da obra de Deus, sim todos devemos contribuir, mas contribuir com a obra de Deus é uma coisa, e ser manipulado por homens, que nos tornam devedores, aprisionado-nos a um mandamento, descontextualizado do Velho Testamento, é outra coisa bem diferente. É, eu estou me referindo ao dízimo, ressuscitado da Velha Aliança, e que se tornou, juntamente com as campanhas e ofertas tiradas destas, a base de sustentação econômica de grandes empresas religiosas, que se apresentam a nós com o nome, ou melhor, os nomes de "igrejas". Mas se formos ao Velho Testamento com olhos do Novo testamento, veremos que o dízimo, como era praticado na lei de Moisés, veio a se tornar parte das ordenanças do velho pacto, por ser necessário para o sustento de sacerdotes e de levitas, que haviam sido separados dos demais homens para cuidarem das coisas sagradas e conduzir o culto e as ordenanças do antigo templo, feito de pedras, por mãos humanas. Na nova aliança, no tempo da graça, o próprio templo de pedras já não existe mais, muito menos, coisas sagradas de ouro ou de prata, feitas pelas mãos dos homens, pois Cristo, ao ressuscitar e ser glorificado, pôde derramar sobre nós o seu Espírito, estabelecendo para Deus um novo templo, não feito de pedras, não feito por mãos humanas, um templo segundo o propósito eterno de Deus, o coração do homem. Assim um novo sacerdócio foi estabelecido, iniciado por Cristo, segundo a ordem de Melquisedeque, e que passou a ser universal, estendido a todos os filhos de Deus. Por isso todos aqueles que verdadeiramente servem aos homens, alvo do amor de Deus, servem o verdadeiro templo de Deus, as verdadeiras coisas sagradas. Estes, que assim o fazem, devem faze-lo de graça, esperando e confiando na graça de Deus e não no mandamento da lei. Ora tudo o que se faz de errado nesse assunto de modo algum pode ser usado como desculpas para não contribuirmos com a verdadeira obra de Deus, pois nós que fazemos parte do povo de Deus, não podemos esquecer, que quando nos entregamos ao Senhor Jesus, entregamos tudo o que somos e tudo o que temos, essa entrega, não foi uma entrega de dez por cento, ou trinta ou cinquenta ou noventa e nove por cento, mas cem por cento, tudo o que somos e temos pertencem a Ele, e se de fato cremos assim, e se somos guiados pelo seu Espírito, e não pela lei, sempre que surgir uma necessidade a ser suprida, estaremos dispostos a contribuir, quer seja individualmente ou coletivamente, quer seja com pessoas necessitadas, viuvas, órfãos, quer seja com aqueles que um dia deixaram o conforto e a segurança de seus lares, para anunciar o evangelho das boas novas da salvação em lugares distantes, pois contribuir, partilhar, repartir, ou simplesmente dar a quem nos pede, são manifestações do amor de Deus e da presença do Espírito de Cristo em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário