sábado, 20 de maio de 2017

IGREJAI-VOS UNS AOS OUTROS!

Paulo David
"A Igreja de Jesus é a igreja dos relacionamentos, do andar juntos, da busca do outro, da inclusão dos que ainda estão do lado de fora e não exclusão dos que estão do lado de dentro..."
Esse aspecto tem chamado muito a minha atenção ultimamente. Eu pensava, até pouco tempo, que não havia o tal do desigrejado, termo utilizado por alguns para designar aqueles que decidiram deixar as estruturas das "igrejas" denominacionais, mas descobri que é possível ser desigrejado mesmo estando no corpo de Cristo. Não me refiro, é claro, aos que foram libertos da prisão religiosa e do julgo do controle e da sujeição humana. Não, de modo nenhum, eu me refiro sim, àqueles que, ensimesmados, não conseguem andar lado a lado com seus irmãos, não conseguem se sentir como igual no meio dos seus iguais, pois ainda não entenderam que igreja, além de relacionamento com Deus, é relacionamento uns com os outros, os outros que estão dentro, os outros que ainda estão fora, pois a igreja de Jesus sempre foi e será inclusiva, inclusiva e acolhedora, pois a todos quer alcançar, por isso, ser igreja é não querer caminhar sozinho, é compartilhar a vida, a vida de Deus, é querer ajudar, mas também aceitar ser ajudado, é ouvir o outro, é se dispor a ver com o olhar do outro, afinal de contas, alguém já disse que onde todos pensam do mesmo jeito, ninguém está realmente pensando. Censurar, proibindo o outro de ser o outro, sempre foi característica do sistema religioso, lembre-se que a religião rejeitou e crucificou a vida. É próprio da religião exigir e impor uniformidade de ideias e comportamentos, mas isso não é da natureza da igreja de Jesus, pois a verdadeira unidade de fé só se alcança onde chegou primeiro a unidade do Espírito, e isso significa aprender que aquilo que nos une, Jesus, é maior que aquilo que nos separa. Não é fácil, eu sei, pois exige humildade, quebrantamento e principalmente amor. Implica em negar-se a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus em direção do calvário. É por isso que é mais fácil para os crentes carnais seguir numa denominação religiosa convencional, pois nesta os papéis são claramente definidos e estabelecidos. Ali já se sabe quem manda e quem obedece, quem segue e quem é seguido. Nessa hierarquização das relações, onde os grandes mandam, enquanto os pequenos obedecem, e estes ultimos assim o fazem na esperança de que possam eventualmente vir a mandar também. Nesse sistema não é necessário aprender a submissão de uns para com os outros, nem a ser servo de todos. Esse anarquismo, onde só Jesus é o Senhor, caracteriza a verdadeira Igreja de Deus.
Para terminar quero citar a parábola do filho pródigo, não especificamente me referindo ao filho pródigo, mas a seu irmão. Esse irmão do filho pródigo, que nem nome chegou a ter, é um perfeito exemplo do verdadeiro desigrejado. Nunca deixou a casa do pai, mas também nunca realmente esteve nela.
Vamos aprender a caminhar juntos a caminhada com Deus.
QUE DEUS POSSA NOS IGREJAR UNS AOS OUTROS!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário