domingo, 11 de fevereiro de 2018

O DÍZIMO, O SACERDÓCIO E O TEMPLO NA NOVA ALIANÇA


Paulo David
Quando estudamos as Sagradas Escrituras tendo Jesus como a chave hermenêutica, entendemos, que se existe "dízimo" na Nova Aliança, este deve ser destinado aos pobres e necessitados, já que não vivemos mais mais debaixo das Leis e ordenanças do Velho Pacto, nem do sacerdócio Levítico e nem do serviço do Templo. Jesus é hoje o nosso sumo-sacerdote, e não segundo a ordem Levítica, mas segundo a ordem de Melquesedeque, ao qual Abraão deu o DÍZIMO. Jesus nos ensinou que tudo que fizermos aos pobres e necessitados, a ele estamos fazendo. Sabemos também, pelo Novo Testamento, que as pessoas, e não um edifícil feito de tijolos e pedras, são o verdadeiro Templo e morada de Deus em Espírito. Hoje a verdsdeira igreja segue o exemplo de Abrão, dando os "dízimos" aos pobres e necessitados ou às obras humanitárias, como missões integrais que trabalham com pessoas em lugares esquecidos.
Deus está restaurando a Verdade do Evangelho no meio de seu povo.

Hebreus 7: 12. "Pois, mudando o sacerdócio, obrigatoriamente, ocorre também mudança de lei. 13. Porque aquele sobre quem se fazem estas afirmações pertencia a outra tribo, da qual ninguém jamais havia servido diante do altar; 14. porquanto, é bem sabido que o nosso Senhor descende de Judá, tribo da qual Moisés nada fala quanto a sacerdócio. 15. E este fato torna-se ainda mais claro com o surgimento de outro sacerdote à semelhança de Melquisedeque, 16. não constituído segundo o decreto de um mandamento humano relativo à linhagem, mas de acordo com o poder de uma vida inextinguível. 17. Porque sobre Ele está escrito: “Tu és sacerdote para sempre, conforme a ordem de Melquisedeque”. 18. Assim, o mandamento anterior é anulado por causa de sua fragilidade e inutilidade, 19. pois a Lei jamais conseguiu aperfeiçoar nada, sendo, portanto, estabelecida uma esperança muito superior, por meio da qual temos pleno acesso a Deus. 20. E não foi sem juramento que esse fato se deu! Outros se fizeram sacerdotes sem qualquer juramento, 21. no entanto, Ele se tornou sacerdote com juramento, no momento em que Deus declarou: “O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre’”. 22. Jesus transformou-se, por essa razão, na garantia de uma aliança superior."
1 Pedro 2: 5. vós também, como pedras vivas, sois edificados como Casa espiritual, com o propósito de serdes sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
Mateus 25: 35. Pois tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e vós me acolhestes. 36. Quando necessitei de roupas, vós me vestistes; estive enfermo, e vós me cuidastes; estive preso, e fostes visitar-me’. 37. Então, os justos desejarão saber: ‘Mas, Senhor! Quando foi que te encontramos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te saciamos? 38. E quando te recebemos como estrangeiro e te hospedamos? Ou necessitado de roupas e te vestimos? 39. Ou ainda, quando estiveste doente ou encarcerado e fomos ver-te?’. 40. Então o Rei, esclarecendo-lhes responderá: ‘Com toda a certeza vos asseguro que, sempre que o fizestes para algum destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, a mim o fizestes’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário