domingo, 11 de fevereiro de 2018

JESUS SAIU DO PAI PARA SE TORNAR HOMEM


Paulo David
Efésios 5: 31. “Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne.” 32. Este é um mistério grandioso; refiro-me, contudo, à união entre Cristo e sua Igreja.
"Deixar pai e mãe" fala de como Deusse esvaziou de seus atributos divinos, glória e poder, deixando-os na dimensão da eternidade, no Pai, entrando no mundo como homem, tornando-se assim uma só carne com sua igreja.
Filipenses 2: 5. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6. o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, 7. mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. 8. Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. 9. Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; 10. para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, 11. e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
A bíblia diz que ele se fez "pobre" por amor de nós.
2 Coríntios 8: 9. Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, tornou-se pobre por vossa causa, para que fosseis enriquecidos por sua pobreza.
Apenas tornando-se como um de nós, ele poderia dizer à igreja: " essa é osso dos meus ossos e carne da minha carne" e unir-se a ela e ser uma só carne. A encarnação foi a cruz antes da cruz. O preço pago não foi apenas o sangue derramado, mas antes disso, ele já havia deixado sua glória com o Pai. Literalmente Deus gerou um filho ao vir a este mundo. Assim todas as orações e o clamor de Jesus fazem sentido. Ele de fato tornara-se um outro totalmente e somente humano. Isso explica também muias declarações de Jesus e dos apóstolos diferenciando ele e Deus.
Vou citar alguns textos que confirmam que Deus, que na eternidade é um só, ao sair da eternidade e entrar no tempo na encarnação, se torna duas pessoas, Deus o Pai e o Filho de Deus, o homem...Reparem que em todas as citações Jesus e os apóstolos, ao falarem do filho de Deus e de Deus o Pai, distinguem claramente as duas pessoas.

João 16: 28. Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai.”
Hebreus 1: 5. Porquanto, a qual dos anjos Deus alguma vez afirmou: “Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu lhe serei Pai, e Ele me será Filho”? 6. E uma vez mais, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, declara: “Todos os anjos de Deus o adorem”.
Marcos 10: 17. E, colocando-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, indagou-lhe: “Bom Mestre! O que devo fazer para herdar a vida eterna?” 18. Replicou-lhe Jesus: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus!
Mateus 24: 36. Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai.
João 17: 3. E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
1 Coríntios 15: 28. Todavia, quando tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se submeterá àquele que todas as coisas lhe colocou aos pés, a fim de que Deus seja absolutamente tudo em todos.
Hebreus 5: 7. Durante seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em clamor e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, tendo sido ouvido por causa da sua reverente submissão. 8. Mesmo considerando o fato de ele ser o Filho de Deus, aprendeu a obediência por intermédio das aflições que padeceu; 9. e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos quantos lhe obedecem, 10. tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
João 8: 26. Eu tenho muito mais a declarar e julgar a respeito de vós. Pois Aquele que me enviou é digno de toda a confiança, assim, transmito ao mundo as palavras que dele ouvi.” 27. Os judeus, contudo, não entenderam que lhes falava acerca do Pai. 28. Então Jesus preveniu-os: “Quando tiverdes elevado o Filho do homem, então sabereis que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas transmito tudo conforme o meu Pai me ensinou. 29. E Aquele que me enviou está comigo. O Pai não me deixou só, pois Eu sempre cumpro a sua vontade como lhe agrada.”
João 7: 16. Respondeu-lhes Jesus: “A minha doutrina não é minha, e sim, daquele que me enviou. 17. Se alguém desejar fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela vem de Deus ou se Eu falo por minha própria autoridade.
João 8: 14. Respondeu Jesus, assegurando-lhes: “Ainda que Eu testifique de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, pois sei de onde vim e para onde vou. Todavia, vós não sabeis de onde venho e para onde vou. 15. Vós julgais de acordo com a carne; Eu a ninguém julgo. 16. E mesmo que Eu julgue, ol meu julgamento é verdadeiro, pois não estou só, mas Eu estou com o Pai, que me enviou. 17. Está igualmente escrito na vossa lei que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18. Eu testemunho sobre mim mesmo; e o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor.” 19. Então, eles perguntaram a Ele: “Onde está o teu pai?” Respondeu-lhes Jesus: “Vós não conheceis nem a mim nem a meu Pai. Se conhecêsseis a mim, da mesma forma conheceríeis a meu Pai.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário