segunda-feira, 29 de abril de 2019

BATISMOS NÃO NOS SALVAM, ESTES SÃO APENAS TESTEMUNHOS DE QUE, QUEM NOS SALVA É JESUS... E ESSA SALVAÇÃO FOI FEITA POR ELE NO CÉU, QUANDO SAIU DO PAI, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO!

Paulo David
Mateus 3:11 "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo."
1 João 5: 6. Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
I João 5:8 [2] "E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num."
Apocalipse 13:8 [2] "...no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."
Atos 22:16 "E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor."
Atos 2:21 "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."
Atos 2:38 "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;"

Se quisermos entender o verdadeiro significado do batismo, precisamos dar uma olhada no batismo de Jesus, que está relacionado, como nenhum outro, a estes três que dão testemunho na terra, o Espírito, a água e o sangue. O batismo de Jesus está relacionado ao Espírito, pois no batismo de Jesus, ao descer sobre ele o Espírito Santo de Deus, o Pai pode novamente, em espírito, se unir à pessoa de seu filho, fazendo habitar corporalmente em Cristo, toda a plenitude da divindade, Eles que na eternidade eram uma só pessoa, se tornaram por ocasião do batismo de Jesus, pelo Espírito, no tempo e no espaço, dois em um, pois o filho no inicio do tempo, ao ser gerado, e não criado, tornou-se a Palavra, saindo da pessoa do próprio Deus, tornando-se, pelo menos na dimensão do tempo e do espaço, um outro, uma pessoa separada do Pai, o filho de Deus, a Palavra, o Verbo Eterno, por intermédio de quem, Deus o Pai, criou todas as coisas. Este mesmo, a Palavra Eterna, na plenitude dos tempos, se fez carne, esvaziando-se definitivamente de sua própria glória e poder, tornando-se o homem Jesus. É por isso que, por ocasião do batismo de Jesus, ao descer sobre Ele o Espírito de Deus, podemos compreender o porquê da bíblia nos dizer, que Deus estava em Cristo, reconciliado consigo o mundo. Muitos ainda não compreendem o porquê de Jesus ter vindo até João para ser batizado, sendo que ele mesmo não tinha pecado, nem tinha do que se arrepender, o próprio João teve dificuldade de compreender isso também naquela ocasião, mas Jesus lhe disse algo que trouxe luz sobre o significado daquilo que estava fazendo, e da missão de João e o papel desta missão no plano da salvação. Jesus disse a João ser preciso cumprir toda a justiça. O que Jesus queria dizer com isso? A qual justiça ele estava se referindo? Jesus se referia à justiça de Deus, segundo a lei de Moisés, que exigia a morte do pecador por causa do pecado, na lei de Moisés, estava escrito que a alma que pecasse, deveria morrer, e sendo que todos os homens pecaram e destituídos foram da vida e glória de Deus, estávamos todos nós irremediavelmente condenados à morte eterna...a não ser que houvesse um homem perfeito e sem pecado, que pudesse morrer em nosso lugar, mas nenhum homem nascido de mulher, segundo a bíblia, encontrava-se nesse mundo sem pecado. Vendo que por causa do pecado, o homem estava condenado a morrer eternamente, Deus amou o mundo de tal maneira, que gerou de si mesmo um filho, e este filho se fez homem e veio ao mundo para salvar os outros homens. Por amor Deus que nos havia perdoado antes mesmo que pecássemos e antes mesmo de Jesus morrer para nos perdoar. Assim a verdadeira missão de João Batista, ao batizar os homens, não era batizar os homens, era o de batizar a Jesus, e o verdadeiro propósito do batismo de Jesus, era, por meio do batismo, tomar sobre si mesmo os nossos pecados, e consequentemente as nossas culpas, para leva-los finalmente à cruz, para que no batismo de sua morte, condenado em nosso lugar, anunciasse ao mundo que o preço havia sido pago pelo seu sangue, ou seja, com a sua vida, o preço da nossa divida eterna para com Deus, preço que nós não tínhamos como pagar. No batismo de Jesus e em sua morte, o espírito, a água e o sangue, testemunharam da expiação e remissão dos pecadores, testemunhos dos quais o apóstolo João se referiu em sua primeira epístola. Ao meditar na palavra de Deus, que nos é revelado através das Escrituras, vemos que Deus já havia nos dado o seu perdão muito antes de jesus vir a este mundo, antes mesmo da fundação do mundo, antes mesmo do pecado, e isso é algo que precisamos entender, por ser tratar de realidades espirituais e eternas. Deus não nos concedeu perdão por causa do sacrifício do homem Jesus na cruz do calvário, este sacrifício foi um testemunho na terra do verdadeiro e eterno sacrifício no céu, o homem Jesus morreu e derramou seu sangue na cruz, para que dar testemunho do verdadeiro sacrifício feito no céu, antes da fundação do mundo. João em sua primeira epístola nos diz por isso, que três são os que dão testemunho na terra, o Espírito, a água e o sangue, esses três concordam num, que é a pessoa do próprio Jesus, esse sim ao deixar o Pai, tornou-se o salvador eterno, o único e suficiente salvador. Não é o batismo seja do Espírito, seja o batismo na água, e nem mesmo o sangue derramado no batismo da morte de Jesus, que nos garante a salvação, e sim o sacrifício eterno de Deus sair de Deus e finalmente se tornar um homem, por amor de nós. É por isso que Jesus é o salvador, o único e suficiente salvador. Estes, o Espírito derramado, a água derramada e o sangue derramado, são testemunhas na terra da salvação feita no céu, na eternidade, na pessoa, na obra e na vida de Jesus, testificando que ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna, pois a nossa salvação foi feita antes da fundação do mundo, e por essa salvação eterna que a Palavra saiu do Pai, numa espécie de cruz, antes da cruz, rasgando em dois o véu do próprio ser divino, para criação, salvação e restauração de todas as coisas. A nossa salvação está totalmente na pessoa e obra do salvador, o salvador Jesus, e essa salvação eterna nos é concedida pela graça, por meio da fé, a fé no Filho de Deus. Assim, o batismo nas águas feito em nome do Senhor Jesus Cristo é apenas um dos três testemunhos públicos da fé em Jesus, dos que creem nele de todo o coração. Isso posto, entendemos que ensinar que o batismo nas águas, é algo necessário para a salvação, é um ensino totalmente contrário aos fundamentos da fé apostólica, é ensinar salvação pelas obras, é negar a salvação pela graça, somente por meio da fé em Jesus, tirando de Cristo a suficiência da salvação. A água continua sendo um dos três testemunhos de fé do cristão na terra, uma confissão pública de fé, onde invocamos o nome do Senhor e proclamamos nossa fé nele, recebendo assim o batismo porque fomos salvos e não para sermos salvos, pois cremos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário