segunda-feira, 29 de abril de 2019

AUTORIDADE DE DEUS X GOVERNO DO HOMEM...

Paulo David
Mateus 20:25. Então Jesus os chamou e explicou: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que são as pessoas importantes que exercem poder sobre as nações. 26. Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais. 27. E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso escravo. 28. Assim como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos”.
Gálatas 1:15-24
Paulo ao ser chamado por Deus para pregar aos gentios, não subiu para Jerusalém (Igreja), para consultar carne e sangue, mas saiu pelo mundo pregando o evangelho;
Muitos que se dizem chamados a pregar, o querem fazer à igreja, querem pregar uns para os outros, cantar uns para os outros, profetizar uns para os outros, assim se fecham dentro das paredes da religião e transformam o culto a Deus em reuniões onde os crentes se exibirem uns para os outros. Jesus nos enviou ao mundo para buscar o perdido e não para organizar um clube de salvos, reunindo várias vezes na semana em atividades voltadas ao próprio grupo.
Muitos ficam esperando serem chamados, reconhecidos e sustentados pela igreja e não por Deus, muitos escolhem o serviço que pensam ser mais elevado na igreja. Muitos querem ser pastor, bispo, apóstolo e quem sabe até Vice-Deus. Paulo, no entanto, ao ser chamado, obedeceu e saiu pelo mundo, nunca deixou de trabalhar para poder pregar. Trabalhava em sua profissão para seu próprio sustento e até de seus companheiros no ministério. Recebia ajuda, mas não dependia dela. Ele dependia só de Deus que o havia chamado.
Paulo só subiu a Jerusalém muito tempo depois, não para buscar aprovação dos homens, mas no sentido de procurar caminhar junto com seus irmãos. Apresentando serviço é não teorias.
Naquele tempo, como hoje, falsos irmãos haviam se introduzido no meio da igreja, Vindos do judaísmo, estes queriam, através da lei, dominar e escravizar o povo de Deus. Ainda hoje vemos esse mau agindo e dividindo a cristandade. Muitos homens querem submeter o povo de Deus à sua própria autoridade, criando regras e hierarquizando verticalmente a igreja, de acordo com a obediência à seus ensinos. Assim nasceu o catolicismo e denominacionalismo protestante.
Vimos que Jesus é a única autoridade absoluta na igreja. Toda autoridade que possa se manifestar em nós vem dele, e isso quando manifestamos em nós a sua palavra. Não existe no Novo Testamento nenhum tipo de governo instituído sobre a igreja. Nem Papa, nem bispo, nem padre, nem pastor, ninguém pode tomar para si a autoridade que só pertence a Cristo. Jesus é o único Pastor da igreja de Deus. No Novo Testamento a autoridade vem da vida e do serviço a Deus e é nessa base que devemos nos submeter uns aos outros. Liderança na igreja, é liderança no serviço, baseada no exemplo é na dedicação ao serviço. Líderes são aqueles que inspiram outros a seguir a Cristo. Essa é a única autoridade espiritual reconhecida por Deus em sua igreja. Isso que vemos no mundo, em meio a milhares de instituições e oligarquias religiosas é autoritarismo humano e não autoridade de Deus.
Gálatas 2: 1-15
Paulo ao subir a Jerusalém procurou aqueles que, como ele, trabalhavam incansavelmente na pregação do evangelho, no sentido de caminharem juntos. Paulo nunca se sujeitou a nenhum tipo de controle de homem.
A verdadeira autoridade não vêm de se colocar debaixo de domínio humano, nem tão pouco é exercido submetendo outros a seu domínio, vimos assim que a AUTORIDADE VEM TAMBÉM DO APRENDER A CAMINHAR JUNTO. Quanto mais me submeto a Cristo e vivo uma vida de obediência a ele, mais tenho autoridade, não para governar os outros, mas para governar a mim mesmo e inspirar outros a andar no mesmo caminho. Quanto mais a vida de Cristo se manifesta na minha vida, mais sou um com o povo de Deus que caminha com Deus. Isso vale para a família e para a igreja. No Novo Testamento não há homem ou mulher, senhor ou escravo, judeu ou gentio, todos somos um em Cristo.
Vimos nesse capítulo também, que nenhum homem, mesmo um líder, e principalmente estes são irrepreensíveis, não importa o serviço que exerçam na igreja. Paulo repreendeu a Pedro, considerado grande entre os apóstolos e o povo. A partir do momento que agimos em determinado assunto na carne, perdemos naquele momento e naquele assunto, toda a autoridade e somos passíveis de repreensão. Lideranças que não são transparentes e que não permitem serem questionadas, não possuem a verdadeira autoridade de Deus e operam sob outro princípio. Controle sobre as pessoas não faz parte do Espírito de Cristo. Quem quer dominar, controlar e sujeitar os homens ao seu poder é Satanás e não Jesus!
Lembrando que em Jerusalém Paulo ouviu dos demais apóstolos aquilo que ele mesmo também praticava:
Gálatas 2:10. E nos recomendaram apenas que não nos esquecêssemos dos pobres, o que também tenho me esforçado por fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário