sexta-feira, 7 de julho de 2023

A LIBERDADE HUMANA E O PROBLEMA DO MAL

Paulo David
Vou tentar resumidamente propor outro paradoxo, o paradoxo da liberdade humana e da ética de Deus ao lidar com essa liberdade.
Ao criar o homem à sua imagem e semelhança, portanto um ser livre, Deus cria com isso a possibilidade do surgimento e existência do mal, pois a existência de uma verdadeira liberdade implica na possibilidade da negação do bem e do surgimento do mal, já que o mal não é outra coisa a não ser a negação do bem. Se Deus impedisse o homem de ser mal, não haveria de fato uma verdadeira liberdade humana.
A meu ver, Epicuro equivocou-se ao propor um paradoxo entre a existência do mal e a capacidade ou não de Deus em impedir a sua existência. O verdadeiro paradoxo relaciona-se à liberdade humana e suas consequências.
A questão é, Deus ao criar o homem livre, permitiria o exercício dessa liberdade ou impediria o mal cerceando a liberdade?
João nos diz que Deus é amor e a ética do amor faz com que Deus não se permita impedir o homem de fazer suas escolhas. Assim Deus não impediu nem o surgimento, nem a existência do mal, pois para isso teria que violar a liberdade humana, mas o amor de Deus também não poderia entregar o homem às consequências de suas más escolhas, é por isso que em Cristo, Deus resolve o problema do mal tomando sobre si as consequências do mal no mundo, salvando o homem na cruz, algo que a sabedoria humana sozinha nunca poderá entender.
1 Coríntios 1: 21. Pois, visto que na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 22. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 23. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 24. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. 25. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens


Nenhum comentário:

Postar um comentário