segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Gênesis: O Princípio de todas as coisas. Parte 1 Final.



Pr. Paulo David
Tiago 1: 13 e 14
13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Aqui temos o passo a passo da queda:
Ao tirarmos nossos olhos do Senhor, somos atraídos pela concupiscência, depois somos engodados, ou seja, enganados, aí concebemos o pecado em nosso coração, finalmente chegamos as vias de fato, consumando o pecado e morrendo espiritualmente.

Como podemos observar ninguém cai de repente. A queda é um processo, e durante todo esse processo, o Espírito de Deus chama a nossa atenção, mas se nos encontramos mornos espiritualmente, como lhe daremos ouvido?
Adão e Eva foram os primeiros a trilhar esse caminho, e de lá para cá, todos os seus descendentes vem seguindo os seus passos.

Romanos 3:10-12 e 23;
10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só...
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

O que se segue à desobediência de Adão e Eva é o completo domínio do mundo sobre seus corações.

Genesis 3: 7 “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”

“Então foram abertos seus olhos”- Domínio da concupiscência dos olhos;
“e conheceram que estavam nus”- Domínio da concupiscência da carne, manifestada pela impureza do coração;
“e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”- Domínio da soberba da vida manifestada pela autojustiça.

Genesis 3: 8
“E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.”

Agora Adão e Eva não buscam mais a presença do Senhor, ao contrário, dela se escondem. Essa é a triste condição de todos os pecadores que, ao ouvir a voz de Deus, querem dele se esconder.

Mas Deus é misericordioso e salvador. Ele se compadece do pecador, e mesmo que o homem por causa do pecado se esconde da sua presença, Ele o busca.
Genesis 3: 9 “E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?”

Isso é o Evangelho. O Evangelho não é o homem buscando a Deus, isso é religião. O Evangelho é Deus buscando o homem.

Genesis 3: 10-13:  10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. 11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? 12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. 13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.


Essa passagem nos revela a ação de Deus com o pecador para levá-lo ao arrependimento.
Adão tenta se explicar culpa as circunstancias. ”Eu estava nu”. Ele não admite ter pecado. Então Deus confronta Adão. “Quem lhe fez saber que estava nu?”, “Comeste da árvore que te ordenei não comer?”. Adão continua se justificando. Culpa a mulher e indiretamente a Deus, afinal de contas, fora Deus que lhe dera Eva por mulher. Deus então volta sua atenção para Eva, esta mais que depressa repassa a culpa para a Serpente. Ninguém quer assumir a culpa.
Deus  anuncia Juízo sobre o pecado e sobre Satanás:
Genesis 3: 14 “Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Aqui Deus traz juízo sobre a Serpente, limitando a ação de Satanás a este mundo. “Sobre o teu ventre andarás” e ao declarar que “Pó comerás”, o alimento da Serpente passaria a ser a carnalidade humana, pois do pó o homem fora feito e ao pó tornaria.
Romanos 7:5
“Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.”
 Romanos 8:8
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”

 Deus anuncia Salvação:
Genesis 3: 15; “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Isaías 53:5
“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

Deus veio ao mundo como homem, a semente da mulher: Jesus, que foi ferido pelos nossos pecados. Na cruz ele tomou sobre si todos os nossos pecados, e com isso, venceu a Satanás. É Deus vencendo o Diabo não como Deus e sim como homem.
Hoje Ele, em Espírito habita em nós fazendo-nos participante da sua vitória.
Romanos 16:20A
“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.”
Genesis: 3: 20-21: 20 E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. 21 E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Essa passagem nos revela que Adão e Eva foram redimidos. A cobertura de folhas de figueira da autojustiça deu lugar às túnicas de peles. Para cobrir o pecado do homem um animal inocente teve que morrer para Adão e Eva voltarem à vida. Jesus é o cordeiro de Deus que foi morto para nos dar vida e cobrir nossos pecados. Adão não acusa mais sua mulher, não a culpa por sua morte espiritual, ele volta a vida e agora a chama de mãe da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário