segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

GENESIS: O Princípio de todas as coisas



Pr. Paulo David
Parte 2ª
Caim e Abel – 2 Princípios: O da Religião e o da Fé
Gênesis 4: 1 e 2
1 E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. 2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Sabemos que Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas:

Gênesis 5:4
“E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.”

Mas as escrituras nos falam apenas da história de Caim e Abel. Dois filhos, dois princípios. A bíblia nos revela que Caim era Lavrador da terra, mas Abel era pastor de ovelhas. Mas por que Abel pastoreava ovelhas se antes do dilúvio o homem não comia carne de animais?
Gênesis 1:29 e 30  29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

Na verdade essas ovelhas não eram para alimento, e sim para sacrifício. Você deve se lembrar que quando Deus tratou com o pecado de Adão e Eva, Ele fez para eles uma cobertura de pele, o que exigiu um sacrifício de um animal. Sabemos que isso era uma figura do verdadeiro sacrifício que um dia seria feito pelo CORDEIRO DE DEUS, o Senhor Jesus Cristo. Entendemos pela palavra de Deus que desde esse primeiro sacrifício no Éden, os filhos de Deus vêm apresentando sacrifícios ao Senhor  tendo em vista, pela fé, o sacrifício perfeito que um dia haveria de ser apresentado a Deus.
Notemos que Caim era lavrador da terra. Não há nada de errado nisso, porém Caim iria fazer algo que revelaria o engano de seu coração.

Genesis 4:3-7
3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
O que fez Caim que fez com que Deus não atentasse para ele e para sua oferta?
Caim apresentou ao Senhor um sacrifício baseado em seus próprios méritos e esforços: O fruto da terra. Abel permaneceu no princípio da FÉ, por isso Deus atentou para ele e para sua oferta, enquanto que Caim tentou agradar a Deus com suas próprias OBRAS. A auto-justiça de Caim revela um coração orgulhoso, e esta por sua vez, aparece em sua oferta.
EFESIOS 2: 8 e 9
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Caim torna-se assim o iniciador da RELIGIÃO, onde o homem em seu orgulhoso  tenta chegar até Deus com suas “BOAS OBRAS”.
Abel segue no princípio da FÉ. Ele sabe que é pecador e que não há nada nele, nem nada que possa oferecer que o torne aceitável a um Deus Santo. Assim ele apresenta em fé a Deus um sacrifício de um animal inocente, que para Deus representa o sacrifício do CORDEIRO DE DEUS que foi morto desde a fundação do mundo. Assim Abel e todos os que são da fé tornam-se aceitáveis a Deus em Cristo Jesus.

Apocalipse 13:8
“ E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”
A ira de Caim, ao perceber que suas” boas obras” não agradavam a Deus, mostra um coração soberbo. O Senhor o chama ao arrependimento, a não deixar o pecado dominá-lo pelo orgulho de seu coração, mas Caim não dá ouvido a Deus.

Genesis 4: 8- 16

8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. 9 E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. 11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. 13 Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará. 15 O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. 16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.

Aqui vemos o fruto da RELIGIÃO do homem, quando Caim, tendo inveja de seu irmão, o assassina. É isso que a religião produz. As guerras que mais ceifaram vidas, na história da humanidade, foram aquelas  motivadas pela religião. A religião é fruto do orgulho humano e a inveja,o ódio e a violência são as suas obras.
Os filhos de Caim sempre perseguirão os filhos de Deus, nunca o contrário.

 Mateus 10:17
“ Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; “

João 16:2
“Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.”

Vamos continuar seguindo o rastro de Caim depois que ele virou suas costas para Deus e como sua descendência seguiu seus passos.
Genesis 4:17-
17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; 18 E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque. 19 E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá. 20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. 21 E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.22 E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema. 23 E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. 24 Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.
 A DESCENDÊNCIA DE CAIM:
Ao lermos sobre a descendência de Caim ficamos perplexos com aquilo que eles inventam, a medida que, cada vez mais, vão se afastando de Deus.
Citaremos algumas delas;
A Cidade do Homem, lugar onde o homem é exaltado;
A Poligamia, onde os homens possuem mais de uma mulher;
O Comércio;
A música do mundo que promove a carnalidade do homem;
As armas de guerra;
A banalização da violência;

A DESCENDENCIA DE SETE:
Genesis 4: 25 a 5:32
1 ESTE é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. 2 Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. 3 E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. 5 E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu. 6 E viveu Sete cento e cinco anos, e gerou a Enos. 7 E viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos, e gerou filhos e filhas. 8 E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos, e morreu. 9 E viveu Enos noventa anos, e gerou a Cainã.10 E viveu Enos, depois que gerou a Cainã, oitocentos e quinze anos, e gerou filhos e filhas. 11 E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos, e morreu. 12 E viveu Cainã setenta anos, e gerou a Maalaleel. 13 E viveu Cainã, depois que gerou a Maalaleel, oitocentos e quarenta anos, e gerou filhos e filhas. 14 E foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos, e morreu. 15 E viveu Maalaleel sessenta e cinco anos, e gerou a Jerede. 16 E viveu Maalaleel, depois que gerou a Jerede, oitocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas. 17 E foram todos os dias de Maalaleel oitocentos e noventa e cinco anos, e morreu. 18 E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque. 19 E viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. 20 E foram todos os dias de Jerede novecentos e sessenta e dois anos, e morreu. 21 E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. 22 E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. 23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. 24 E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. 25 E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque. 26 E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas. 27 E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu. 28 E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, 29 A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou. 30 E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas. 31 E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu. 32 E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.
Adão e Eva tiveram um outro filho: SETE e este e sua descendência seguem no caminho de Abel. Se lermos sobre a descendência de Sete vamos notar que ao invés de serem inventores de males, deles é dito que VIVERAM e GERARAM. A verdadeira vida que vem de Deus se reproduz. A vida gera vida.
Nada é dito sobre o que fizeram. Nenhuma obra. Apenas viveram e geraram vida.
Dois princípios estão relacionado a vida de Deus:
Gen. 4:25 E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. 26 E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR.
Gênesis 5:24
“ E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. “
Eles invocavam o nome do Senhor e andavam com Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário