sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Verdades sobre as 7 igrejas de Apocalipse para os dias de hoje 2- Esmirna

Pr. Paulo David
2- Esmirna
Apocalipse 2: 8 a 11
8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza ( mas tu és rico ), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Antes de falarmos especificamente sobre Esmirna, precisamos voltar à Éfeso. O Senhor Jesus apresentou-se a Éfeso como sendo aquele “que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro”. Isso é muito significativo, pois o problema daquela igreja era justamente a perda do “ primeiro amor “ , e quando isso acontece, não demora muito, o homem toma para si, na igreja, a honra devida a Deus, daí o surgimento de falsos apóstolos. Mas como é possível, uma igreja com obras e trabalhando pelo nome do Senhor, não ter mais o primeiro amor? Uma luz sobre esse assunto pode ser encontrada no evangelho em Lucas 10: 38 a 42:
38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
O muito fazer não demonstra necessariamente que estamos fazendo para Deus: “Marta, porém, andava distraída em muitos serviços”. Nossa confiança está no fato de que o Senhor prometeu edificar a sua igreja “sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 6:18b. Ele tem as estrelas em suas mãos e anda no meio aos castiçais de ouro.
À Esmirna ele se apresenta como “o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu”, isso porque Esmirna representa a igreja perseguida, a igreja dos mártires, aqueles, cujo sangue derramado, viria a ser a semente do reino de Deus. Para estes a ressurreição do Senhor tinha um significado especial. O Senhor afirma conhecer as obras daquela igreja, mas há algo mais, além das obras: “Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza ( mas tu és rico )” verso 9.
Obras, tribulação e pobreza, eram o que tornara aquela igreja rica aos olhos do Senhor. Não é difícil ser animado a trabalhar na obra do Senhor num contexto de bênçãos e fartura material, mas aquela igreja tinha obras num contexto de tribulação e pobreza.
Para entendermos isso melhor precisamos ler algumas escrituras. Comecemos com Romanos 5:3 a 5:
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Esmirna havia encontrado o caminho para permanecer no “primeiro amor”: O gloriar-se nas tribulações! Não era o passar por tribulações, pois o passar por tribulações em si, não significa necessariamente crescimento espiritual, muitos encontram desanimo nas tribulações e saem delas ofendidos com Deus. Deus permite que sejamos atribulados, não por ter prazer em nos ver sofrer, mas ele quer, através da tribulação, se revelar a nós. O maior propósito das tribulações é o conhecimento de Deus, e isso sim, será motivo de glória.
Lemos em I Pedro 1:7 “ Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;” O Senhor quer se revelar a nós!
Esmirna, em meio a tribulação, era uma igreja pobre materialmente, mas o amor de Deus, aquele primeiro amor, derramado em seus corações fazia com ela fosse uma igreja rica e frutífera. Sobre a verdadeira riqueza Jesus nos ensinou:
Mateus 6:19-21:
19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mas como podemos ajuntar tesouros no céu?
Encontramos a resposta a esta pergunta em Mateus 25:14- 46:
14 Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
15 E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
16 E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
17 Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
18 Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
19 E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
20 Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
21 E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
22 E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
23 Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
24 Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
25 E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
26 Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
27 Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
28 Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
29 Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Jesus nestas duas parábolas nos ensina uma mesma verdade. Ajuntamos tesouros nos céus quando levamos as boas novas do evangelho às pessoas, quando levamos Jesus às pessoas. Pessoas salvas são o verdadeiro tesouro que podemos ajuntar nos céus. Fazendo assim estaremos multiplicando aquilo que o Senhor nos deu de mais precioso, a salvação. Esmirna em meio à pobreza e tribulação anunciava o evangelho. Essa é a verdadeira obra do Senhor. A obra de Deus está lá fora. Muitos querem cantar na igreja, falar na igreja, ter algum cargo e posição na igreja. Estes, infelizmente, nada sabem da obra, pois confundem a obra da igreja com a própria igreja. Quem edifica a igreja é o próprio Senhor Jesus. Ele nos enviou ao mundo e não a igreja. Ele não nos disse para pregar o evangelho na igreja e nem fazer discípulos na igreja. “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.” Essas pessoas estavam fora da igreja e foram alcançadas. Eventualmente Deus chamará alguns, dentre aqueles que já estão na obra do seu reino, para liderar sua igreja na obra do seu reino. Infelizmente muitos querem ser pastor dos crentes dentro do aprisco, mas poucos querem ser o pastor que busca a ovelha perdida, fora do aprisco.
A verdadeira igreja do Senhor Jesus sempre foi perseguida. A perseguição faz parte de quem está na luz e que incomoda as trevas. Veja o que Jesus ensinou sobre isso em João 15:19: “ Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”
É mais preocupante quando a igreja é aceita pelo mundo do que quando ela é perseguida! A perseguição sempre contribui para a pureza da igreja, pois ajuda a queimar toda a palha e coisas sem valor.
Paulo, falando sobre o dia do Senhor, nos adverte quanto ao tipo de obra que estamos edificando:
I Coríntios 3:10 a14
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Outra passagem onde o Senhor Jesus fala sobre perseguições é Mateus 5:10-12:
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Em Apocalipse 13, falando sobre a Besta que emergiu do mar, lemos:
Apocalipse 13:7 a 10
7 E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
9 Se alguém tem ouvidos, ouça.
10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.
Agora vamos comparar este texto de Apocalipse 13 ao de Apocalipse 2: 10a “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias.”
O Império romano foi, sem dúvida, um aspecto desta Besta que emergiu do mar (Apocalipse 17:15 “ E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.”), e foi durante este império que Esmirna, a igreja do Senhor, sofreu uma grande perseguição, “e tereis uma tribulação de dez dias” .De fato foram dez as ondas de perseguições que os Imperadores romanos promoveram contra o povo de Deus. Resumidamente foram elas: 1ª Nero (Cláudio César) 54-68 D. C.; 2ª Domiciano Tito Flávio 81-96 D. C.; 3ª Antonino Pio 138-161 D. C.;4ª Marco Aurélio. 161-180 D. C.; 5ª Setimos Severus 198-211 D. C.6ª Maximiano o Traciano Caio Júlio Vero. 235-238 D. C.; 7ª Décio. 249-251 D. C.; 8ª Galo. Caio Vibio Treboniano, 251-253 D. C.; 9ª Valeriano. Publius Licinius. 253-260 D. C.; 10ª Diocleciano. 284-305 D. C.
É fato que a igreja de Esmirna permaneceu por todas as eras e tem chegado até os nossos dias. Ela é a igreja perseguida na China Comunista, nos países onde impera o extremismo muçulmano no Oriente médio e Continente Africano, e em toda parte onde o sangue dos mártires ainda hoje é a semente do reino de Deus.
Marcos 8:35
35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
O Senhor encerra esta carta com uma promessa maravilhosa àqueles que deram suas vidas pelo Senhor e pelo evangelho:
“Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:10 e 11.
Apocalipse 20:4 a 6
4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário