quarta-feira, 13 de maio de 2015

O QUE ENTENDEMOS E CREMOS SOBRE O ESPÍRITO SANTO




Pr. Paulo David
Gálatas 4:6 “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.”
Mateus 18:20 “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
João 14:18-23
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas ( não o Iscariotes ): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Apocalipse 3:20
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”

O que as escrituras ensinam sobre o Espírito Santo?
Para compreendermos o que a bíblia ensina sobre o Espírito Santo, precisamos estar bem fundamentados no conhecimento bíblico sobre Deus. Esse conhecimento deve partir do princípio de que o Deus da bíblia é um único Senhor.
Deuteronômio 6:4 “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.”

Ora se cremos que Deus é um Só e que o Espírito Santo é Deus, ele só pode ser o único Deus.  Jesus ao falar sobre Deus, o Pai, disse ser ele, Espírito.
João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
I Coríntios 2:11 “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

Assim como o espírito de um homem não é uma pessoa distinta dele mesmo, o Espírito de Deus não pode ser uma pessoa distinta do próprio Deus. Só esse pensamento deveria ser suficiente para entendermos que não podemos ver o Espírito Santo como outra pessoa da divindade, e sim, como o próprio Espírito do único Deus, pelo qual Deus está presenta na criação. Em Gênesis encontramos a primeira menção do Espírito:

Gênesis 1:1 e 2
1 NO princípio criou Deus os céus e a terra.
2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Uma das primeiras menções do Espírito de Deus no novo testamento, chamando-o de Espírito Santo está relacionada ao nascimento de Jesus em Mateus1. Nesta passagem o Espírito Santo nos é apresentado como aquele que gerou o filho de Deus.

Mateus 1:18 “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.”
Mateus 1:20 “E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;”

Se o Espírito Santo é uma pessoa distinta de Deus, o Pai, Jesus teve dois pais, Deus, aquele que Jesus chama de Pai e o Espírito Santo que o gerou. Porém se entendemos pelas escrituras que Jesus é a encarnação do próprio Deus, pois saiu do Pai, por isso é chamado filho de Deus, e se Mateus 1 confirma que o Pai de Jesus é o Espírito Santo, concluímos que o Espírito Santo e o Pai são a mesma pessoa. Assim, tendo Jesus sido gerado pelo Espírito Santo através da transubstanciação da natureza divina em natureza humana no ventre de Maria, podemos também afirmar com certeza que o próprio Jesus é a encarnação do Espírito Santo. Logo o Espírito Santo que recebemos ao receber a Jesus como o nosso Senhor e Salvador, é na verdade, o próprio Senhor Jesus, aquele que morreu, ressuscitou e foi glorificado, podendo assim nos dar do seu Espírito.
Mas como Espírito Santo pode ser o Espírito de Cristo, se Cristo está assentado à destra de Deus?
Para respondermos a isso precisamos primeiramente lembrar que o próprio Senhor Jesus é a encarnação do Espírito Santo de Deus. Vejamos o que diz Lucas 1:35: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” DESCERÁ SOBRE TÍ O ESPÍRITO SANTO! Foi assim que Deus assumiu a natureza humana, o Espírito Santo desceu sobre Maria e se fez homem. Jesus foi gerado a partir da substância divina do Espírito Santo. Jesus é o Espírito Santo encarnado.
Cristo no Grego quer dizer UNGIDO. Jesus é o Cristo porque sua humanidade vem da unção do Espírito Santo.
No evangelho de João encontramos o testemunho de João Batista com respeito a Jesus e como ele o reconheceu como o CRISTO.

João 1:32 “E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.”
João 1:33 “E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.”

Foi o Espírito Santo de Deus que João Batista viu descer sobre Jesus. Ele viu o Espírito descer e REPOUSAR sobre ele, não apenas pousar, mas, repousar. É o testemunho do Espírito Santo de que Jesus era a sua morada. A humanidade de Jesus era o Tabernáculo do Espírito Santo de Deus.
Por isso Jesus é aquele que batiza com o Espírito Santo. Jesus e o Espírito Santo são UM SÓ.
Em JESUS, o próprio Deus e Pai, através do seu Espírito, tornou-se uma pessoa humana, pois era necessário que um homem se oferecesse como sacrifício por todos os homens, e não havia nenhum homem nascido de Adão, nem Anjo que pudesse ser aceito em lugar de todos nós. Por isso Jesus é chamado de segundo Adão, o ESPÍRITO VIVIFICANTE. I Coríntios 15:45 “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.”

Romanos 3:10 e 23
10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Nem os anjos no céu poderiam cumprir o propósito de Deus:
Apocalipse 5: 1-14
1 E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
7 E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
11 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
13 E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
14 E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.
Reparem que o cordeiro sai do meio do trono de Deus, do meio dos quatro seres viventes e do meio dos vinte e quatro anciãos. Ele saiu de Deus. Essa é a origem do homem Jesus, ele saiu do Pai, por isso é chamado de Filho de Deus.

Para cumprir seu eterno propósito, o próprio Deus tornou-se um de nós para unir-se a sua igreja. Encontramos uma menção deste propósito em Efésios 5:31-32:

31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Nessa passagem Paulo fala sobre o mistério de Cristo e a Igreja. Na encarnação, Jesus deixou a casa do Pai, isso fala de sua natureza e atributos como Deus.
Em Filipenses 2:5-11 encontramos como Jesus “deixou a casa do Pai”:
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.


Tornar-se homem e vir assim a este mundo fazia parte do eterno propósito de Deus, pois só assim ele poderia se oferecer como propiciação pelos nossos pecados e nos fazer legalmente justos diante de Deus, o Pai. Mas seu propósito eterno não se restringia a tornar-se um UM HOMEM, é por isso que Jesus depois da ressurreição subiu ao céu e foi GLORIFICADO, ou seja, o homem Jesus foi revestido da glória de Deus, podendo assim nos dar o seu Espírito, o Espírito Santo, e assim, viver para sempre DENTRO DE NÓS.
Veja o que Jesus falou em João 16:7:
“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.”
Por que Jesus afirmou ser necessário que ele fosse para o Pai para que viesse o Consolador, o Espírito Santo?
Deixemos a bíblia responder:

João 7:39 “E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”

Assim como na encarnação o Espírito Santo tornou-se o homem Jesus, habitando tão somente nele, ao ser glorificado Jesus pode repartir seu próprio Espírito a todos aqueles que nele cressem, pois na glorificação o homem Jesus recebeu de volta, do Pai, a Glória da natureza divina. Ele foi, como homem, revestido da glória de Deus.

João 17:5 “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.”

É por isso que ele pode nos dar do seu Espírito, pois este sai dele mesmo como um sopro, um vento impetuoso.

João 20:21-22
 21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Atos 2: 1-4
1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, onforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Romanos 8:29
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Romanos 8:9 “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”





O Espírito Santo é a terceira dimensão do ÚNICO DEUS, sendo a primeira dimensão, Deus como Deus, o Pai, o Eterno, JESUS O SENHOR, a segunda dimensão, Deus como homem, o salvador JESUS, o Emanuel, o Deus conosco, e a terceira dimensão, o Espírito Santo, o Espírito de CRISTO em nós, a esperança da GLÓRIA.
Em nós Cristo pode nos transformar à sua imagem e semelhança e assim cumprir em nós o eterno propósito de Deus.


Gênesis 1:26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
Assim podemos entender as palavras do Apóstolo Paulo em Gálatas 4:19
“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;”
Como homem, na cruz do calvário, Jesus pagou nossa dívida diante do Pai, nos justificando pela fé, Em nós, quando tomamos nossa cruz, o Espírito de CRISTO, que está em nós, nos santifica, moldando-nos à sua imagem.
Assim podemos crer e afirmar que Jesus é o único Deus e o único Salvador.

Atos 4:12 "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."
Atos 15:11 "Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também."
Romanos 5:9 "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira."
Romanos 5:10 "Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida."


Nenhum comentário:

Postar um comentário