sábado, 29 de julho de 2017

A VERDADEIRA GRAÇA NOS LIBERTA E NOS TRANFORMA DE ESCRAVOS DO PECADO PARA SERVOS DE DEUS

"e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro."
1João 2:2 ARA

Paulo David
A nossa eleição (Escolha Divina) e salvação não começa no desejo do homem de buscar a Deus, ela nasce no amor de Deus, que em Cristo veio buscar o homem para salva-lo. Deus nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo. Nossa eleição não se baseou naquilo que seríamos ou faríamos, pois todos pecaram e distribuídos foram da glória de Deus. De fato Jesus Cristo foi o único homem eleito por Deus pelos seus próprios méritos, todos os demais homens foram eleitos nele, Efésios 1:4 "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" Em Cristo a graça foi dada a todos os homens, por isso não obstante a graça ser uma iniciativa de Deus à todos, ninguém será salvo sem por livre escolha se deixar salvar. A graça salvadora é suficiente mas não irresistível, como ensinam alguns, por acreditarem que o pecado pois fim a liberdade de escolha dos homens, se assim fosse, o pecado teria destituído por completo a condição humana do homem e o homem, sem liberdade de escolha, teria deixado de ser homem. Se isso tivesse acontecido, não haveria propósito algum para Deus ter permitido que o homem caísse em pecado, ou então Deus, sendo um Deus amoroso e justo , salvaria a todos pecadores, já que estes não poderiam mais exercer sua capacidade de escolher andar em seus caminhos, irremediavelmente perdida pelo pecado, como acreditam alguns. O próprio "fruto proibido" teria de se chamar fruto da árvore do conhecimento SÓ DO MAL. Mas não é isso que as escrituras sagradas afirmam. "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.Romanos 7:19‭-‬21 ARA.
VEJA O QUE PAULO AFIRMA SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA POR CAUSA DO PECADO:
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.Romanos 7:18 ARA
Nesta passagem Paulo nos revela que o pecado separou o homem Deus impedindo este de fazer a vontade de Deus. Paulo falando sobre isso disse: "Não faço o bem que quero e sim o mal que não quero..." O querer estava nele mas não o efetua-lo. O pecado não comprometeu a livre escolha humana que é o que faz do homem, homem. É por isso que as escrituras, referindo-se à operação da graça, nos dizem que amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro, mas se o amamos, precisamos faze-lo em resposta a seu grande amor. Para mim a crença numa graça irresistível faz dos homens meros fantoches de Deus, e não homens, e faz de Deus, o Diabo, e não Deus, pois é o Diabo que manipula os sentimentos dos homens a seu bel prazer. Que verdadeiro Deus ficaria satisfeito com um louvor vindo de criaturas, que ao louva-lo, não o fazem de livre escolha, nem por verdadeiro amor, e sim sob o controle de uma suposta "graça irresistível" que os força a ama-lo e a louva-lo. Deus é soberano mas não é manipulador, quem manipula é o Diabo, se Deus fez os homens a sua imagem e semelhança, dotados, como Ele mesmo, de livre escolha, não violará essa liberdade, nem para "salva-los", isso seria uma contradição, se a graça fosse de fato irresistível.Se na obra de salvação, o homem não participa de forma nenhuma, não exercendo sua capacidade de escolher aceitar ou rejeitar a graça divina, isso não seria salvação de fato, pois a graça para ser graça verdadeira deve conquistar e não seduzir, deve libertar e não tirar-nos da escravidão do Diabo para fazer-nos escravos de Deus. A diferença entre escravos e servos é que o escravo foi comprado e não tem escolha, encontra-se obrigado a servir a seu dono, já os servos, apesar de comprados, foram libertos, mas por amor escolheram servir a seu Senhor. Nós escolhemos servir a Jesus pois fomos conquistados por se grande amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário