domingo, 20 de agosto de 2017

PATERNIDADE: POR QUE CHAMAMOS DEUS DE PAI?...E...POR QUE A BÍBLIA CHAMA JESUS DE PAI DA ETERNIDADE?



Paulo David
A bíblia no livro de Isaias 9:6 chama Jesus de Deus forte e de Pai da Eternidade. Mas afinal de contas ele é o Pai ou o Filho? Entendemos pelas escrituras sagradas que o Senhor Jesus Cristo é de fato Deus, mas a mesma escritura afirma também que ele é o Filho de Deus, o próprio Jesus dizia ser Deus o seu Pai. Essa aparente contradição levou grande parte do cristianismo a conceber a ideia de que Deus seria formado por mais de uma pessoa, ainda que que as escrituras afirmam que Deus é um só...Para entendermos sobre esse assunto precisamos antes entender sobre a PATERNIDADE de Deus. Uma leitura do Novo Testamento, especialmente uma leitura com pleta do Evangelho de João e de Filipenses 2: 5-11, podem nos trazer luz sobre esse assunto. Lendo essas e outras escrituras, entenderemos que não existe nenhuma contradição em Jesus ser O PAI e também O FILHO. Sendo Deus, Jesus é O PAI DA ETERNIDADE. Ele, por ocasião da criação, saiu da eternidade para no tempo criando todas as coisas pela sua PALAVRA (verbo), e, conforme seu plano, por amor de nós, para a nossa salvação, saiu de si mesmo, separando-se de sua pessoa divina e tornando-se uma pessoa humana. "o Verbo se fez carne" João 1:14...Mas isso é muito mais que um ensino teológico, ou uma doutrina apregoada por alguns, isso é a própria essência de Deus, aquilo que Deus é: O Pai que se fez filho para nos buscar e nos reconciliar consigo mesmo, nós que havíamos nos distanciado dele de tal forma, que perdidos, não tínhamos mais como voltar.
Essa aproximação da humanidade, ao tornar-se humano, filho como nós, é mais, ele se fez também nosso irmão e amigo, ainda que continuasse ser O Pai na eternidade. Essa é a essência da PATERNIDADE de Deus e a essência de toda a PATERNIDADE.
Ser pai não é ser um distante senhor de nossos filhos, muito menos dono ou chefe deles, pois isso não seria paternidade e sim patriarcalismo, e o patriarcalismo destruiu o significado de FAMÍLIA, afastando Pais de filhos, filhos de pais, as pessoas delas mesmas e todos de Deus. Ser pai é simplesmente ser como Jesus foi e é. É descer, servir e se aproximar. É caminhar junto, lado a lado, sendo um pai amigo, sendo um pai irmão. É ensinar a nossos filhos aquilo que aprendemos, sendo filho de nosso Pai celestial, é ensina-los a obedecer a Deus, sendo nós mesmos, pais obedientes ao Pai dos pais, é ensina-los a amar, amando, a perdoar, perdoando... É ensina-los a reconhecerem quando erram, a pedir perdão, pedindo nós mesmos perdão quando erramos, especialmente quando erramos com eles... e como erramos!...Fazendo assim ajudaremos nossos filhos a confiar somente em Cristo para perdão, paz e salvação na caminhada da vida, em um mundo distanciado de Deus. Ao entendermos e vivermos a verdadeira PATERNIDADE, como Jesus viveu, conquistaremos autoridade de vida, bem como o respeito e o amor de nossos filhos, mas, mais importante do que aquilo que conquistarmos de nossos filhos, é que fazendo assim, eles além de conhecerem o verdadeiro significado de chamarmos Deus de Pai e de sermos chamados de filhos de Deus, terão direção clara para seguir no caminho da vida que é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário